TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filme de Daens, grito de justiça

Tese: Filme de Daens, grito de justiça. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/8/2014  •  Tese  •  217 Palavras (1 Páginas)  •  742 Visualizações

filme Daens, um grito de justica

qual posicao da igreja em relacao ao filme?

Nas cenas podemos perceber a missa sendo realizada em latim onde o padre se encontrara de costas aos fieis, e a divisão de classes dentro da igreja, isso demonstra o domínio da igreja conservadora com poder dominante, fazia com que os trabalhadores mantivessem a “ordem sócia”l, e aceitassem viver na pobreza e miséria, segundo a vontade de Deus.

A Igreja Católica condenava a doutrina socialista. Sendo assim, outros membros da Igreja aliados com os donos das indústrias denunciaram Daens ao Papa. O Padre vai ao encontro do Papa Leão XIII, porém o Papa recusa-se a recebê-lo e envia apenas uma carta a ele.

Deans volta a Aalst e incentiva o povo a continuar as lutas. O Bispo como figura da Igreja, pede o afastamento do Padre Deans de suas funções na Igreja Católica. Isso mostra claramente o poder que a Igreja possuía na época, tendo como aliados a burguesia e os empresários das indústrias.

No que tange a influencia da Igreja Católica, podemos perceber que esta rejeitava o socialismo e as suas propostas de transformação social. A Igreja defendia o direito à propriedade privada, acreditando que as soluções iriam surgir das ações combinadas da Igreja, do Estado, dos empregadores e dos empregados.

...