TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Crítica Do Filme: "Daens, Um Grito De Justiça"

Artigos Científicos: Análise Crítica Do Filme: "Daens, Um Grito De Justiça". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2013  •  560 Palavras (3 Páginas)  •  6.964 Visualizações

Página 1 de 3

Análise Crítica do Filme: “Daens, um grito de justiça”

Primeiramente gostaria de destacar a relevância do filme “Daens: um grito de justiça” no sentido de contribuir para que nós, discentes do 6º período de administração, pudéssemos fazer uma analogia entre os assuntos vistos em sala de aula e o conteúdo do filme, levando sempre em consideração a questão dos direitos trabalhistas, abordados ao decorrer de toda a disciplina.

O filme se passa no século XIX, no contexto da Revolução Industrial e aborda as péssimas condições de trabalho em uma indústria têxtil de Aalst, na Bélgica, onde trabalhavam desumanamente homens, mulheres e crianças. Esses trabalhadores viviam em críticas condições de miséria e eram totalmente subservientes à burguesia, que detinha o poder político, econômico e religioso da época. As mulheres e crianças, por exemplo, cumpriam uma carga horária de trabalho elevadíssima, cerca de 15 (quinze) horas diárias e em troca recebiam um misero salário de seu empregador.

Além disso, quando aconteciam acidentes de trabalho, que, inclusive, eram muito comuns, os colaboradores não recebiam nenhum tipo de assistência, seja ela médica ou financeira, chegando o trabalhador, muita das vezes, a ficar com alguma deficiência física ou até morrer. Ou seja, não existia nenhum tipo de lei que garantisse os direitos trabalhistas.

Um ponto que nos chama bastante atenção no contexto histórico do filme foi quanto à questão do voto. O padre Daens, enviado para exercer o sacerdócio naquela cidade, vê a realidade da sociedade e começa a incentivá-la a utilizar o poder do voto para escolher seus representantes. Ou seja, ele empenha-se em mostrar para a população que eles não eram obrigados a aceitar o candidato proposto pela burguesia, mas que eles tinham a faculdade, pois eram maioria, de colocar no poder alguém que realmente tivesse o interesse de defender os direitos da população. A partir daí podemos observar que o movimento socialista começa a incitar o povo às mudanças e à luta das classes pelos seus direitos, através do jornal informativo, por exemplo, que passava a abordar assuntos de interesse dos trabalhadores da época. Esse jornal incentivava o povo a lutar por seus direitos contra as injustiças a que estavam sendo submetidos. Nesse contexto, podemos visualizar ainda mais um avanço significativo por parte dos trabalhadores. Isso porque eles passaram a perceber que precisavam reivindicar seus direitos, e que estes deveriam ser respeitados, e que a luta por uma vida mais digna e igualitária, por salários e condições de trabalho melhores e por uma sociedade mais justa era possível, apesar de demandar muito esforço.

O filme nos permite ainda perceber que o Direito do trabalho, ou seja, o conjunto de normas jurídicas que regem as relações entre empregados e empregadores evoluiu significativamente ao decorrer dos anos. Como podemos observar na época em que se passa o filme (século XIX) os trabalhadores não dispunham de leis ou benefícios que os auxiliasse; eles eram explorados desumanamente pelos burgueses, que só queriam retirar deles toda força de trabalho possível, sem se importar com sua qualidade de visa, ou mesmo sua saúde. Hoje o direito do trabalho é visto como um conjunto de princípios e normas que regulam não só as relações laborais subordinadas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com