TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filme Daens

Artigo: Filme Daens. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2014  •  557 Palavras (3 Páginas)  •  450 Visualizações

Página 1 de 3

Síntese do filme Daens

• O filme Daens passa na Bélgica, no final do século XIX, onde muitos trabalhadores na era Industrial começaram a buscar por melhores condições de trabalho, pois naquela época não existiam leis trabalhistas. O que dificultava mais ainda, era o fato de não ter um idioma belga, os trabalhadores falavam um idioma diferente da classe privilegiada. Com a chegada do padre Daens a história daquela cidade começa a mudar, ele se sensibiliza com a miséria e o trabalho explorador e então começa a incentivar o povo a lutar por seus direitos através de um jornal. Se candidata a deputado ao Partido Social Cristão para que permitisse a soberania do povo para usar o poder do voto e é aonde se inicia a passagem do Estado Liberal para o Estado Social.

• A escravização dos trabalhadores e das crianças, entrega ao alcoolismo pelo desespero que a miséria começou a causar, não ter o direito de falar por si ou pela melhoria da sociedade, a exploração das mulheres que tinham que sustentar a família quando os homens já não eram mais aceitos nas indústrias, a Igreja influenciada pela burguesia.

• A política daquele tempo não permitia que os trabalhadores preenchessem algum espaço no parlamento, não tinham direitos e nem leis trabalhistas. O filme relata bem a política, de como os trabalhadores não tinham direito algum e os burgueses e a Igreja estavam sob comando de tudo.

• A igreja temia que o seu poder acabasse pelas reivindicações e as lutas pelo direito dos trabalhadores que o padre Daens buscava e então ela trava toda a ação do padre Daens por medo da entrada do Socialismo.

• No momento em que uma fábrica recebe a visita de franceses e umas das mulheres que trabalhavam ali tenta mostrar para um deles que haviam crianças escondidas que também eram escravizadas a trabalharem ali, pedi ajuda, mas se depara com a interrogação do francês sem entender nada do que ela estava dizendo e com um dos seus patrões ouvindo a mulher pedir ajuda.

• Nas industrias as mulheres trabalhavam dobrado em máquinas que precisava de mais pessoas para manusear enquanto trabalhavam somente uma ou duas mulheres. As crianças corriam um grande risco de se machucarem em baixo das máquinas ou de até morrer. Como um caso que mostra o filme, uma das crianças se abaixou para pegar um objeto debaixo da máquina e acaba morrendo.

• Enquanto os trabalhadores estavam em uma situação precária, a igreja e o governo organizavam uma defesa militar para proteger as empresas e o poderio.

• A condição de trabalho e a relação entre capital e o trabalho era tratada pelo Rerum Novarum pelo Papa Leão XIII, essa encíclica era contra o socialismo mas reforça a harmonia entre as classes sociais e é a favor da propriedade privada.

• A utilização do jornal católico para incentivar o povo na busca de seus direitos, também utiliza a igreja para seus discursos instruindo o povo a utilizar seu direito ao voto.

• A desigualdade não é natural, ela acontece desde muito tempo, porém isso não á torna natural. O homem criou essa divisão, mas muitos não veem o quão isso é desumano, se somos todos iguais por que há divisões de classes? O filme relata perfeitamente isso, essa divisão, a exploração do povo. Cada um de nós deveria colocar pra fora o “padre Daens” que existe dentro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com