TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO

Pesquisas Acadêmicas: DESAFIO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  389 Palavras (2 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 2

A indústria da construção civil, embora possa não ser percebida em um primeiro momento, é responsável por grandes impactos ambientais. É uma indústria muito abrangente e com necessidades específicas em casa obra, porém os conceitos de minimização de impactos são únicos. Apesar de ter certas dificuldades em abraçar novas tecnologias e novos procedimentos, conseguimos ótimos resultados com ações simples, visando a diminuição dos impactos ao meio ambiente.

Baseado nestes princípios, este trabalho tem o objetivo de ser um norteador para a empresa L&Construção, tendo em vista à necessidade da mesma na adequação à nova ordem mundial acerca da sustentabilidade. Para isso, subsiste a necessidade do conhecimento dos impactos causados ao meio ambiente, tendo em vista as práticas altamente degradantes aplicadas pelas empresas do ramo da construção civil. Não obstante, prima-se o entendimento de que a sustentabilidade empresarial pode ser uma oportunidade para novos negócios, bem como valorização da marca empresarial, aumento da margem de lucros, potencialização da competitividade, bem como ainda, maior credibilidade.

1- OS IMPACTOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL PARA O MEIO AMBIENTE

A indústria de construção civil tem uma participação de aproximadamente 40% na economia mundial, isso mostra o tamanho dessa indústria e quanto ela influencia não só na economia, mas também no meio ambiente e na sociedade como um todo. Porém ela é uma indústria muito abrangente e diversificada, onde tem-se um grande desafio na introdução de melhorias e quebras de paradigmas. Mas devido a esta abrangência, qualquer modificação introduzida traz resultados muito significativos.

A construção civil, mesmo que não seja tão perceptível em um primeiro momento, é uma atividade extremamente poluente e com um produto final que consome muitos recursos naturais.

Alguns impactos da construção civil ao meio ambiente são:

• A operação dos edifícios consome mais de 40% de toda energia produzida no mundo;

• Consome 50% da energia elétrica e 20% do total de energia produzida no Brasil;

• Gera de 35% a 40% de todo resíduo produzido na atividade humana;

• Na construção e reforma dos edifícios se produzem anualmente perto de 400 Kg de entulho por habitante, volume quase igual ao do lixo urbano. Quando os resíduos são dispostos em áreas não apropriadas para a disposição podem gerar grandes conseqüências para o meio ambiente e altos custos ambientais, por exemplo, o fato de que montes de entulhos agregam lixo e se tornam abrigo de vetores transmissores de doenças (baratas e ratos) e animais peçonhentos (escorpiões).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com