TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO DA MICROSOFT

Projeto de pesquisa: DESAFIO DA MICROSOFT. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.843 Palavras (8 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

4 CONCLUSÃO 10

REFERÊNCIAS 11

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho foi desenvolvido para demonstrar o desafio que a Microsoft está enfrentando pra se manter líder no mercado de tecnologia da computação. Algumas decisões que a empresa deveria de tomado para evitar prejuízos na perca para outras empresas do mesmo segmento comercial. A importância deste estudo de caso, é que ele mostra a capacidade de entender como devemos fazer uma pesquisa de mercado, a importância do marketing e Negociação para as empresas não perderem seus clientes e conseguir lançar produtos no mercado extremamente concorrido.

2 DESENVOLVIMENTO

PESQUISA DE MERCADO

Professora Gisleine

1- Veja esta parte do texto: "Para avançar, a Microsoft terá que superar essa cultura de manter um pé no mundo antigo e outro no novo. O mercado exige um compromisso maior com o que é novo", diz Staten, da Forrester. Entretanto, como mais da metade da receita da empresa vem de clientes corporativos, em maioria resistentes a mudanças radicais, a Microsoft deve enfrentar dificuldades para convencer clientes e parceiros a embarcar no processo de transição.

Após os conceitos que você aprendeu em aula e na webaula sobre Pesquisa de Mercado, o que a Microsoft poderia fazer a respeito desse problema levantado nesse trecho do texto?

Resposta:

A empresa Microsoft deveria ter se preocupado com a inovação, há mais tempo. Como o maior lucro da empresa são os clientes coorporativos, a empresa deveria de alguma maneira incentivar ou convencer esses clientes, para que a mudança não fosse surpresa. Um investimento na realização de pesquisas quantitativa e qualitativa utilizando a própria internet, por exemplo, a Microsoft não teria a preocupação com a perca desses clientes mais resistentes às mudanças.

Como “o mercado exige mais compromisso com o novo”, a mudança deve ser imediata, para que a empresa continue como líder no mercado de computadores e assuma a liderança na venda do sistema operacional para tabletes e smartphones.

2- Na sua opinião, porque a Microsoft ficou tão para trás de seus concorrentes? O que faltou para a empresa?

A Microsoft perdeu mercado para seus concorrentes, devido à falta de visão quanto as mudanças que vem ocorrendo em toda esfera da sociedade, as pessoas procuram mais comodidade, menos perca de tempo, ou seja, praticidade. Como a própria empresa foi uma das primeiras a levar o acesso a e-mails para celular, ela não deveria ter parado por aí e sim continuado o investimento nos aparelhos móveis, assim o sistema android não teria se popularizado tão rapidamente.

MARKETING

Marcos Marques/Henry Nonaka

1- Veja esta parte do texto: "Em sentido oposto, os dispositivos móveis não param de crescer. Segundo a consultoria IDC, a venda de smartphones superou a marca de 1 bilhão de unidades ao longo de 2013, um crescimento de 38,4% em relação ao ano anterior. No caso dos tablets, a alta foi superior a 50%. Contudo, a Microsoft, uma das primeiras a levar o acesso a e-mails para o celular, ficou para trás em decorrência da demora em reagir à chegada do iPhone e do sistema operacional Android." Um dos conceitos de marketing estudados, de Kotler, fala exatamente sobre isso: estar atento aos concorrentes. Qual é esse conceito?

Diferenciação de Produto e Serviços. Uma linha de Produto com módulos básicos acrescidos possibilita a satisfação dos mais variados clientes, que neste caso os clientes tradicionais (mais resistentes às mudanças), seria diferenciado dos clientes que busca inovação.

2- Ainda que haja muita prestação de serviços, um computador é um produto, com características muito peculiares. Qual a definição de produto, segundo nossas aulas?

Resposta:

Produto é algo oferecido um mercado para satisfação de uma necessidade ou desejo, é muita mais que uma oferta tangível (que se consegue tocar), pode ser um serviço, ou até mesmo um simples evento.

Ao falar de um produto ou criar novos produtos, leva-se em consideração aspectos fundamentais para que possa ser disponibilizado variedade do produto no mercado com possibilidade de sucesso, por exemplo: variedade do produto, qualidade, design, características, nome da marca, embalagem, tamanhos, Serviços agregados, garantias e devoluções.

3- "Seja qual for a estratégia adotada, a empresa ainda tem um longo caminho pela frente para continuar entre as maiores empresas de tecnologia do mundo no futuro. "As oportunidades para a Microsoft são maiores do que nunca. Eu vou dedicar cerca de 30% do meu tempo em encontros com as equipes e será divertido ajudar a definir os próximos produtos", disse Bill Gates, cofundador da Microsoft, em um vídeo de boas-vindas ao novo CEO." Suponhamos que a estratégia escolhida para ser adotada seja de comunicação. Fale sobre quais são os componentes do mix de comunicação e defina cada um deles.

Resposta:

Os componentes do mix de comunicação são: Propaganda, Promoção de vendas, Eventos, Venda pessoal, Relações públicas e Marketing direto.

Propaganda: segundo a Tele Aula “propaganda é qualquer forma remunerada

de apresentação não‐pessoal e promocional de ideias, bens ou serviços por um patrocinador identificado.” Ainda segundo a enciclopédia livre Wikipédia, propaganda é um modo específico de apresentar informação sobre um produto, marca, empresa ou política que visa influenciar a atitude de uma audiência para uma causa, posição ou atuação. Objetivos da propaganda é informar, persuadir ou lembrar.

Promoção de vendas são os estímulos em curto prazo para encorajar a experimentação ou aquisição de um produto ou serviço.

Modalidades de promoção: Concursos, jogos, sorteio, incentivos, embalagem, amostras, degustação, cupons, shows, patrocínios, prêmios, brindes.

Segundo a Wikipedia refere-se ao conjunto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com