TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO PROFISSIONAL 1º BIMESTRE

Por:   •  20/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.428 Palavras (6 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

INTRODUÇÃO        

Neste Desafio Profissional, foram levantados temas absolutamente importantes à educação escolar no contexto das transformações da sociedade no decorrer dos anos.

 Foram abordados os seguintes temas: políticas educacionais, as diretrizes curriculares, o multiculturalismo e a estrutura e organização de ensino que serão abordadas.

O foco principal deste desafio profissional é considerar a escola e sua organização como ponto de convergência entre o sistema de ensino e as práticas pedagógicas na sala de aula. Desta forma, compreender a escola em sua complexidade em sua dinâmica, na interseção de seus aspectos multiculturais externos e internos.

O multiculturalismo pode significar tudo e, ao mesmo tempo, nada. Daí a necessidade, ao se enfocá-lo, neste Desafio Profissional, de se especificar o sentido do que se está pretendendo dizer. Quer usado como meta, conceito, estratégia ou valor. 

Este trabalho tem a intenção de refletir sobre a problemática da diversidade cultural nas escolas, as consequências dessa interação de culturas bem como os desafios que se colocam aos professores e quais as estratégias que estes podem ou estão a utilizar em relação às suas práticas educativas, também nos leva objetivar a compreender a relação família-escola e suas possíveis implicações no desempenho escolar dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental, por meio de um estudo de caso em uma escola. Como resultados, a análise dos dados confirma a tese de que, embora a família exerça um papel fundamental no desenvolvimento das crianças, ela não pode ser considerada como a única responsável pelo seu sucesso ou pelo seu fracasso escolar tem que existir sempre uma interação em conjunto com a escola e a família.

PASSO 1

Documento:

Principais aspectos abordados nos documentos relacionados ao respeito às diversidades e ao multiculturalismo.

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9.394/96)

O LDBEN, em seus 92 artigos representa um grande passo no ensino nacional; nestes artigos vemos muitos dos desafios e esperanças que movem o trabalho de tantos educadores numa nação de realidades tão diversas. Estas leis proporciona liberdade para as escolas, fixando normas no sistema de ensino, acredito que cada escola cria seu sistema, podendo diferenciar a escola pública e a particular.

Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) 

São conjuntos de volumes que disponibilizam orientações para o trabalho com as áreas de ensino tradicionais (Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais, Geografia e História) e também com áreas como Arte, Educação Física e Língua Estrangeira (esta de 5ª a 8ª). Também serve como referência para o trabalho das escolas de ensino fundamental da rede pública brasileira. Mesmo não tendo um caráter obrigatório, eles vêm sendo adotados também na rede privada de ensino.

Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana 

Rege e estabelece obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na Educação Básica. Apontam para a necessidade de diretrizes que valorizem a história e cultura dos afro-brasileiros e africanos, e no comprometimento da educação de relações étnico raciais.

Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, Volume 1. 

O Referencial foi criado para servir como um guia de reflexão para a educação sobre objetivos, conteúdos e orientações didáticas para os profissionais que atuam diretamente com crianças de zero a seis anos, respeitando seus estilos pedagógicos e a diversidade cultural brasileira.

PASSO 2

Titulo: “ Escola acaba com o dia das Mães e instituem o Dia de quem cuida de mim”

Disponível em: http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/escolas-de-sp-acabam-com-o-dia-das-maes-e-institui-o-dia-dos-cuidadores-viva-o-fim-da-familia-prefeito-fernando-haddad/

Acesso em: 26/03/2015

Analise crítica:

Tratar sobre diversidade cultural é sempre uma questão polêmica, pois todo sistema educacional brasileiro foi pensado a partir de uma cultura eurocêntrica, assim outros eu fogem a isso são excluídos. São dois os pontos cruciais que afetam o ensino aprendizagem a pluralidade cultural e a sexualidade, assuntos esses cheios de tabus e carregados de moralidade.

A criança negra a criança indígena as crianças adotadas por pais com outras orientações sexuais acabam por perde-se em sua identidade devido ao trabalho perverso de exclusão e preconceito. Cabe a todos nós educadores garantia aos educandos o direito a dignidade humana independente de suas escolhas sociais.

É necessário que as relações de opressão se transformem em relação de respeito pelo próximo e construção coletiva, porem para que isso se aconteça à escola precisa reconhecer que ela também precisa aprender, buscando parcerias que garantam o direito de todos senão não haverá mudanças.

A comunidade precisa tomar para si a causa, surge à necessidade de ampliar as discussões sobre a função social da escola, todos buscar o mesmo objetivo, a escola que queremos sendo ela democrática, inclusiva, competente, solidaria, politica e criativa.

“Se quisemos a mudança precisamos ser a mudança que queremos”

PASSO 03

DESENHO VISUALIZADO POR VOCÊ

ASPECTOS QUE PODEM SER TRABALHADOS COM O OBJETIVO DE VALORIZAR A DIVERSIDADE E O MULTICULTURALISMO

Desenho representando um homem de óculos segurando uma bengala. 

Deve-se trabalhar com as questões envolvendo a acessibilidade e mobilidade de pessoas com cegueira ou baixa visão. Deixar claro que esta condição não afeta as capacidades cognitivas e motoras e que estes indivíduos são capazes de trabalhar, educar os filhos, ler, escrever, navegar na internet e desenvolver várias atividades com o auxílio de recursos tecnológicos.

Desenho representando mulher segurando uma bíblia. 

Deve-se trabalhar com as questões envolvendo a espiritualidade e religiosidade. Abordando a liberdade que temos para fazer nossas próprias escolhas em relação à religião. Respeitando sempre todos os credos existentes em nosso meio.

Desenho representando um casal de idosos.

Deve-se trabalhar com as questões envolvendo o assunto “amor”. Para que os alunos possam aprender que o amor e respeito que temos que ter com nossos "velhinhos”. Enfatizar que para se amar e se respeitar não necessita ser jovem, mesmo com idade avançada é possível amar.

Desenho representando dois homens de mãos dadas.

Deve-se trabalhar com as questões sobre preconceito. Enfatizando que somos livres para fazermos nossas próprias escolhas. Independentemente qual seja essa escolha, temos que respeitar e aceitar em nosso cotidiano. Nem sempre concordamos com as escolhas das outras pessoas, mas devemos acima de tudo respeitar.

Desenho representando uma mulher careca.

Deve-se trabalhar com as questões envolvendo também sobre o preconceito. Abordar que devemos ser solidários e respeitosos com mulheres carecas. Mostrando que às vezes é opção de estilo da mulher ser careca, mas em outras vezes é alguma doença. Enfatizando ainda a importância de sermos pessoas prontas a ajudar e não criticar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (105.1 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com