TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO PROFISSIONAL

Por:   •  24/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.409 Palavras (10 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Curso de Tecnologia em Gestão de R.H.

POLO: Sorocaba

ACADÊMICO: Tatiane de Aquino Silva – RA: 2660915806

TUTOR A DISTÂNCIA: Gislayne R.S. Silva

DESAFIO PROFISSIONAL

Sorocaba – São Paulo

 11/2017

ACADÊMICO: Tatiane de Aquino Silva – RA: 2660915806

TUTOR A DISTÂNCIA: Gislayne R. S Silva

DESAFIO PROFISSIONAL

Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em Gestão de R.H do Centro de Educação a Distancia - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina de Tecnologia de Gestão, Direito Empresarial, Responsabilidade social e Meio Ambiente, Matemática e Processos Gerenciais.

Sorocaba – São Paulo

11/2017

Resumo

A escola Aprendiz é uma escola de ensino fundamental, localizada na cidade de Curitiba. Sendo reconhecida em sua área de atuação pelo bom desempenho, Ana, uma professora da escola que agora é a diretora quer implantar algumas ações para a melhoria da mesma. Partindo da ideia de uma gestão colaborativa, onde pais, alunos e professores participem das ações da escola, o primeiro passo dado foi elencar algumas questões onde será preciso agilizar  os procedimentos . Como toda empresa, além da diminuição dos custos e da organização dos procedimentos internos, a sustentabilidade passou a ser um fator importante para a nova gestão. Com ações simples, como a troca das lâmpadas usadas na escola, gerando além de economia na conta de energia ações menos agressiva ao meio ambiente, Ana tem buscado aliar seus conhecimento de gestora sustentável com organização e agilidade nos procedimentos internos, facilitando assim a vida dos seus colaboradores tanto na área pedagógica quanto na área administrativa. Com a ajuda de um software de gestão educacional e também de medidas voltadas para a conscientização sobre praticas sustentáveis, a escola esta conseguindo mudar a forma de atuar de uma maneira muito positiva.

Palavras-Chaves: sustentabilidade. Gestão. Educação.

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        PASSO 1        

3        PASSO 2        5

4        PASSO 3        6

5        PASSO 4        7

6        CONSIDERAÇÕES FINAIS        10

REFERENCIAS        11


INTRODUÇÃO

Aprendiz é uma escola de Ensino Fundamental reconhecida em sua área de atuação e que tem na figura de sua nova diretora, Ana, a personificação de sustentabilidade. Ana era professora na escola, onde sempre teve bom relacionamento com todos e decidiu se candidatar a diretoria da mesma.

Sendo bem sucedida nesse intuito, uma das primeiras atitudes foi colocar em prática uma gestão colaborativa, aproveitando algumas sugestões para melhorias no colégio. Buscando maneiras sustentáveis de modernizar e melhorar a maneira de trabalhar e ensinar, foram tomadas algumas medidas de imediato sendo a primeira em relação à troca das lâmpadas da escola por outras mais econômicas e sustentáveis, gerando assim economia e sendo ecologicamente correta. A segunda buscando ajuda tecnológica para modernizar e agilizar os procedimentos administrativos e principalmente para uniformizar a sequência metodológica de ensino da escola, sem ônus caso algum professor deixe de fazer parte do quadro de colaboradores.

Além dessas medidas iniciais, Ana busca desenvolver pensamentos e ações sustentáveis na escola, ensinando na prática a sustentabilidade como filosofia de vida aos alunos da Aprendiz.

Buscando ser uma gestora eficaz e eficiente, ouvindo a todos e motivando as pessoas ao seu redor a abraçar a ideia de sustentabilidade, Ana esta procurando desenvolver várias ações na escola e na comunidade  para melhorar o convívio entre alunos, pais , professores e comunidade visando uma melhor integração no meio em que a escola esta inserida.

Promovendo a abertura da escola para a comunidade, através do incentivo dos alunos ao consumo consciente, ao voluntaria lismo e a educação ambiental.

Com as características necessárias para uma boa gestão, buscando sempre melhor Ana tem contribuído para que seu desenvolvimento profissional e o crescimento sustentável da Aprendiz seja formado em pilares sólidos e ecologicamente corretos.

 2.   Passo 1

Uma das ações sugeridas e que foram implantadas de imediato por Ana foi a troca das 200 lâmpadas fluorescentes da escola por lâmpadas de Led, mais econômicas e sustentáveis. Com a troca foi possível economizar R$259,20 por mês. Gerando ao final de 12 meses R$ 3110,40 de economia para a escola.

1 - Consumo das lâmpadas antigas

F(x) =1620*0,36 + 1000

F(x) = 583,20 + 1000

F(x) = 1583,20

2 – Consumo das lâmpadas novas

F(x) = 900*0,36 + 1000

F(x) = 324 + 1000

F(x) = 1324,00

3 – Diferença entre os dois valores encontrados nos cálculos 1 e 2.

Economia  = 1583,20 – 1324,00

Economia = 259,20

3 – Passo 2

No recebimento das lâmpadas foi verificado que algumas estavam quebradas ou trincadas. Foi notificado e pedido  a troca para o fornecedor, que se negou a fazer a troca dos itens danificados. Como consumidora,  Ana tem o direito de ter essa troca efetuada, já que não foi questão de mal uso da mesma. Esse direito é garantido pelo código de defesa do Consumidor.  O fornecedor tem que  prezar pela entrega dos itens na íntegra .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)   pdf (161.8 Kb)   docx (24.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com