TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO PROFISSIONAL 2

Por:   •  2/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.262 Palavras (10 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

POLO: UNIAN – SANTO ANDRÉ 3

DESAFIO PROFISSIONAL

2ª SÉRIE

TUTOR A DISTANCIA: ANTÔNIO JOÃO FERREIRA JÚNIOR

SÃO PAULO/SP

2016

        

DESAFIO PROFISSIONAL

2ª SÉRIE

Desafio profissional do Curso Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Uniderp, como requisito parcial à obtenção de notas das disciplinas de matemática, processos gerenciais, direito empresarial, tecnologias de gestão e responsabilidade social e meio ambiente.

Orientador : Tutor a distância Antônio João Ferreira Júnior.

SANTO ANDRÉ/ SP

2016


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

DESENVOLVIMENTO        4

PASSO 1 - PESQUISA SOBRE RELAÇÕES HUMANAS        5

PASSO 2 - ANÁLISE DA PRODUÇÃO        6

PASSO 3 - CONTRATAÇÃO E FORMALIZAÇÃO DE SERVIÇOS TERCEIRIZADOS        7

PASSO 5 - LEGISLAÇÃO SOBRE A DESTINAÇÃO DE RESÍDUOS        8

CONSIDERAÇÕES FINAIS        9

REFERÊNCIAS        10


INTRODUÇÃO

Esse trabalho propõe a remodelação administrativa da Empresa Energy Baterias Automotivas, que até então é administrada pelo seu fundador, que conta com a colaboração de seus filhos que assumirão a administração da empresa.


         A remodelação prevê democratizar e humanizar a organização, por entender que os trabalhadores trabalham em virtude do reconhecimento dos seus conhecimentos, estabilidade e satisfação pessoal.

Um dos objetivos da remodelação é formalizar os contratos de prestadores de Serviços. No Brasil, 65% dos processos de terceirização de serviços são mal gerenciados. Faz-se necessária cautela na escolha da empresa prestadora de serviços, a fim de constatar que a mesma é cumpridora de seus deveres trabalhistas junto aos seus funcionários. A não observância dessa premissa pode acarretar em ações trabalhistas contra a contratante, por ser co-responsável.

Os administradores têm em seu favor a tecnologia, podem contar com um software ERP, que é um sistema de gestão empresarial que gerencia as informações desde os processos operacionais, administrativos e gerenciais, centralizando informações, integrando setores, facilitando o controle da empresa e a tomada de decisões. Os sistemas ERP são fundamentais para a gestão das empresas modernas.

     Outra preocupação da empresa é com a destinação correta de rejeitos e resíduos resultantes da produção de baterias automotivas. As baterias componentes que são nocivos ao meio ambiente. No Brasil, Segundo a Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente, todos os estabelecimentos que produzem e comercializam baterias automotivas são obrigadas a aceitar a devolução de baterias usadas de qualquer marca, e a providenciar seu destino correto. Até 99% de uma bateria automotiva pode ser reciclada. Para a empresa, a alternativa mais viável, neste momento é a terceirização deste serviço, devido aos requisitos necessários para a obtenção da licença ambiental para esta atividade.

Os novos administradores têm um grande trabalho a frente, agindo dedicação e acordo com a legislação poderão obter muito sucesso.

DESENVOLVIMENTO

PASSO 1 - PESQUISA SOBRE RELAÇÕES HUMANAS

A Teoria Clássica, seguida pelam empresa Energy Baterias, que teve como difusor Fayol se caracterizava pela ênfase na estrutura que a organização deveria possuir para ser eficiente. Partia-se do todo organizacional e da sua estrutura para garantir eficiência a todas as partes envolvidas, fossem ela órgãos (como seções, departamentos etc.) ou pessoas (como ocupante de cargos e executores de tarefas). O trabalhador era tratado de uma forma mecânica.

Agora a empresa deseja implantar a Teoria das Relações Humanas, uma concepção proposta por Elton Mayo que tinha como fundamento humanizar e democratizar a administração, libertando-a dos conceitos rígidos e mecanicistas. Com essa teoria, as tomadas de decisões dentro das empresas levam em consideração os funcionários e suas necessidades para com o trabalho. São compreendidos os aspectos da efetividade humana e o controle burocrático exercido pelas organizações.

Segundo Elton Mayo, o método de trabalho não é tão relevante para o desempenho das pessoas, mas sim os fatores emocionais ou comportamentais.

Houve um aprimoramento da Teoria das relações humanas, surgindo à teoria da administração de recursos humanos que enxerga o ser humano como detentor de necessidades físicas e psicologias, e não motivado apenas estímulos como previsto na teoria das Relações Humanas. O autor que se destaca é Chester Barnard, criador da teoria da Cooperação. Barnard retratou as tensões entre trabalhador e organizações, concluindo que os sistemas vigentes não eram suficientes para garantir que o individuo colaborasse com a empresa.

Segundo Barnard, a organização é considerada como um sistema de atividades conscientemente coordenadas de duas ou mais pessoas. Se não houver cooperação entre elas, a organização não sobreviverá. Isto requer certas qualidades no executivo entre as quais Barnard cita, a lealdade à organização e aos seus objetivos, a flexibilidade, a capacidade de adaptação, o tato, a coragem etc. e evidentemente à capacidade de liderança, definida por Barnard como o poder que os indivíduos têm de inspirar a cooperação através da crença na compreensão comum, na possibilidade de sucesso e na satisfação dos indivíduos.  

PASSO 2 - ANÁLISE DA PRODUÇÃO

A-) CUSTO TOTAL E UNITÁRIO DA PRODUÇÃO ATUAL

CUSTO TOTAL

CUSTO UNITÁRIO

Cx= x2 +8x+100
C(200) = (200)
2 +8(200)+100

C(200) = 40.000 +1600 +100
C(200) = 41.700

Cx = (x2 + 8x+100) : 200

C(200) = ( 2002 * 8.200 +100) :200

C(200) = (40.000 +1600 +100) : 200
C(200) = 208,50

B-) CUSTO TOTAL E UNITÁRIO A PARTIR DA IMPLANTAÇÃO DAS NOVAS MÁQUINAS

CUSTO TOTAL

CUSTO UNITÁRIO

Cx= 2(x2 + 5x + 80)
C(200) = 2.(200)
2 +5(200)+80

C(200) = 2. 41080

C(200) = 82.160

Cx = 2.(x2  + 5x + 80) :400

C(200) = 2.( 2002 + 5(200) + 80 : 400

C(200) =  (2 * 41080) : 400

C(200) = 205,40

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)   pdf (156.6 Kb)   docx (34.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com