TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A indisciplina como desafio à carreira docente

Por:   •  4/7/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.193 Palavras (9 Páginas)  •  497 Visualizações

Página 1 de 9

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ CAMPUS SOBRAL

EIXO TECNOLÓGICO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA, EXATAS E DA TERRA

CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA

IZAC EVANGELISTA SANTANA

PROJETO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

A INDISCIPLINA COMO DESAFIO À CARREIRA DOCENTE

SOBRAL

2015

SUMÁRIO

1.

INTRODUÇÃO        

1.1 Apresentação do Tema.........................................................................................................3.

1.2 Justificativa        

1.3 Objetivos:        4

1.3.1 Geral        4

1.3.2 Específicos        4

2. METODOLOGIA        5

2.1 Local do estágio ...................................................................................................................5

2.2 Procedimentos ......................................................................................................................5

3. REFERENCIAL TEÓRICO        6

4. CRONOGRAMA        9

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        11


1. INTRODUÇÃO

1.1 Apresentação do tema

Muitos são os problemas que afetam negativamente o sistema educacional brasileiro, tais como a falta de apoio dos governos, o desinteresse dos alunos, a falta de comunicação entre a escola com a família dos discentes, a desvalorização da profissão docente, entre outros. No entanto, a indisciplina surge como um dos fatores mais preocupantes. Porque a mesma compromete a harmonia escolar, conforme questiona (VASCONCELLOS,1994 apud DOZENA, 2008, p. 113) “O que seria de uma orquestra, se cada músico tocasse o que quisesse? Se não houvesse disciplina? Ela é necessária. E deve ser analisada como um meio e não um fim. ” O que é perfeitamente aplicável ao contexto escolar, onde, se cada aluno norteasse suas ações mediante as suas vontades, ter-se-ia uma desordem generalizada, pois hora ou outra as vontades se chocariam, causando assim conflitos, prejudicando não só a exposição dos conteúdos, como também o rendimento dos discentes. Logo entende-se que a disciplina é um fator decisivo no processo ensino-aprendizagem.

Pretende-se com este trabalho analisar as práticas comportamentais dos alunos, que perturbam o equilíbrio escolar, e também as ações que o docente efetua para manter a disciplina na sala de aula. E sabe-se que este é um dos maiores desafios enfrentados na carreira docente, já que é imposto ao professor a responsabilidade absoluta de educar e disciplinar os discentes, quando na verdade essa tarefa não deveria se restringir ao professor, e sim iniciada pela família com o apoio da sociedade, e continuada pelos docentes. Se a família não esperasse pela escola para educar e disciplinar seus filhos, ter-se-ia uma educação otimizada.

1.2 Justificativa

A indisciplina em sala de aula é um dos fatores que mais afetam o rendimento dos alunos, logo conhecer os causadores da mesma é essencial para minimizar os seus efeitos, pois uma vez descoberto os motivos que levam à indisciplina, torna-se mais fácil combatê-la. Além do mais, este é um tema bem presente, infelizmente, nas escolas brasileiras, o que desmotiva professores, pois a cada dia torna-se mais difícil para os mesmos terem o domínio de sala, o que dificulta a eficácia do processo ensino-aprendizagem.

1.3 Objetivos:

1.3.1 Geral

  • Analisar os fatores que promovem a indisciplina na sala de aula.

1.3.2 Específicos

  • Observar o comportamento dos discentes de uma turma de nono ano do ensino fundamental;
  • Analisar a didática dos professores.

2. METODOLOGIA

2.1 Local do Estágio

A EEF Raul Monte, está localizada no Bairro Alto da Brasília, Rua Maceió, próxima a Universidade Estadual Vale do Acaraú, atualmente atende aos alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, apresentando uma boa estrutura física, no entanto deixa a desejar no quesito acessibilidade.

2.2 Procedimentos

Serão feitas visitas periódicas à referida escola, com o intuito de colher dados que possam vir a mostrar como a disciplina em sala de aula é tratada, se ela é presente ou não. Incialmente pretende-se conhecer a estrutura física da escola, para ver se a mesma fornece um ambiente agradável que propicie um bom rendimento dos alunos, de modo a deixá-los mais participativos em sala de aula. Paralelamente a isso, serão observadas as aulas de ciências, observando os comportamentos dos alunos, e como o professor lida com os mesmos, analisando como é o relacionamento professor-aluno, e também entre alunos, procurando fatores que indiquem o porquê de certos comportamentos. Para corroborar os resultados, a mesma turma será observada não só na aula de ciências, mais também nas aulas de português, matemática e história e/ou geografia, a fim de determinar se há alguma relação entre o comportamento dos mesmos e a aula em questão. Após as observações, serão propostos aos alunos questionários, a fim de comprovar as hipóteses levantadas na observação. Com isso pretende-se encontrar os fatores, caso existam, que ocasionam a indisciplina nas aulas de ciências.

3. REFERENCIAL TEÓRICO

O presente trabalho baseia-se nos trabalhos de Dozena (2008): Uma breve análise sobre a postura dos alunos em sala de aula: Pontos de vista sobre a indisciplina, de Baptista (2011): Concepções dos alunos e de um docente em relação às atitudes em sala de aula, e também nos trabalhos de Celso Vasconcelos, um expoente no âmbito educacional.

A partir destes trabalhos, será analisada a indisciplina, como problemática presente nas escolas, podendo interferir negativamente no processo ensino-aprendizagem. A pesquisa almeja dissertar acerca da indisciplina na sala de aula tentando elencar as possíveis causas e buscando estratégias que possam minimizar os danos que a mesma trás. Este é o grande desafio do docente, conforme explicita Dozena:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)   pdf (151.7 Kb)   docx (21.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com