TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESCRIÇÃO DO TESTE

Ensaio: DESCRIÇÃO DO TESTE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2014  •  Ensaio  •  272 Palavras (2 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 2

3 – DESCRIÇÃO DO ENSAIO

Para o ensaio de permeabilidade, foram realizados dois tipos de ensaios: Com o permeâmetro de carga constante e o com o permeâmetro de carga variável.

Primeiramente, foi calculado o peso específico do solo e dos sólidos com base nos dados coletados do corpo de prova (que já estava dentro do permeâmetro).

3.1 – Permeâmetro de carga constante

Com o permeâmetro já preparado, foi adicionando-se água para que a carga, de 108 cm, permanecesse sempre constante, conforme a água fosse descendo para o corpo de prova. Com o cronômetro disparado, colocou-se a proveta na “torneira” do permeâmetro para coletar 25 cm³ de água escoada do corpo de prova. O cronômetro foi paralisado em 90 segundos, onde se obteve 13,2cm³ de água. Depois, foi medida a temperatura dessa água, que foi adotada 27 graus. O ensaio foi repetido e os dados obtidos foram 42 cm³ de água em 270 segundos e temperatura de 26 graus.

Esquema de ensaio com permeâmetro de carga constante

3.2 – Permeâmetro de carga variável

Após os cálculos do coeficiente de permeabilidade para o permeâmetro de carga constante, foi realizado o teste para o permeâmetro de carga variável. Para isso, foi utilizada uma bureta graduada para medir a variação da carga de água para o volume de água percolado de 15 e 30 cm³. No primeiro teste, com o volume de 15 cm³ obteve-se um h0 de 124 cm e h1 de 115,5 cm. Com o volume de 30 cm³, o h0 permaneceu 124 cm e o h1 foi igual a 105,5 cm. Então, calculou-se o coeficiente de permeabilidade para esse ensaio.

Esquema de ensaio com permeâmetro de carga variável

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com