TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA UTILIZAÇÃO NA ESCOLA INTERDICIPLINÁRIA

Projeto de pesquisa: DESENALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA UTILIZAÇÃO NA ESCOLA INTERDICIPLINÁRIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  484 Palavras (2 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 2

PROJETO DE PESQUISA

“A DESVALORIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA UTILIZAÇÃO NA INTERDICIPLINARIDADE ESCOLAR”.

Projeto de Pesquisa Científica apresentado ao Curso de Graduação de Licenciatura em Educação Física, da Faculdade Capixaba de Nova Venécia, para a disciplina TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA I.

Orientador: Prof. ROBERT EVER FERREIRA LOUREIRO

Nova Venécia

2011

INTRODUÇÃO

Durante muito tempo a aula de Educação Física na escola foi vista como hora de lazer ou momento de trabalhar o corpo, desenvolvendo suas funções físicas, reforçando uma concepção de divisão entre corpo e mente.

O trabalho interdisciplinar permite à Educação Física uma interação na construção do conhecimento na escola, fazendo uso de conteúdos inerentes à sua formação e articulando-os com as demais disciplinas curriculares.

Nosso trabalho irá verificar se a Educação Física está sendo trabalhada de forma interdisciplinar, e ainda irá perceber como os alunos estão tratando a disciplina nas escolas, se estão vendo-a como disciplina ou como atividade de descontração.

Nossa pesquisa abordará as temáticas trabalhadas na matéria Educação Física, focando a interdisciplinaridade e como a matéria está sendo visualizada no âmbito escolar.

JUSTIFICATIVA

Nossa pesquisa visa mostrar de forma clara e sucinta se a educação física está trabalhando de forma interdisciplinar no âmbito escolar.

Abordaremos ainda se a Educação Física está sendo tratada por parte dos alunos como disciplina fundamental, ou se está sendo visualizada como uma mera aula de descontração para os alunos.

Para muitos autores como MARIZ de OLIVEIRA (1991), BARROS (1992), NISTA-PICCOLO (1995), PAIANO (1998) e POSSEBON e CAUDURO (2001), entre outros, “a desvalorização da Educação Física ocorre pela falta de identidade da disciplina dentro do âmbito escolar. Para esses autores a Educação Física não apresenta um corpo de conhecimento teórico próprio, fazendo com que os conteúdos das aulas não apresentem significado e nem importância para os alunos”.

Diante de tal afirmação, nossa pesquisa irá verificar se os alunos de escolas municipais de Nova Venécia vêem desmerecimento na matéria Educação Física, ou se vêem-na como disciplina importante para o currículo.

HIPÓTESES

Na percepção de 51% dos entrevistados (maioria), a Educação Física escolar vem se relacionando interdisciplinarmente com outras disciplinas do currículo escolar.

Mais de 70% dos entrevistados vêem a aula de Educação Física como uma aula apenas para a prática de atividades físicas, e não como uma disciplina como as outras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com