TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENVOLVIMENTO DO SERVIÇO SOCIAL

Projeto de pesquisa: DESENVOLVIMENTO DO SERVIÇO SOCIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.585 Palavras (7 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 7

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO SUPERIOR SERVIÇO SOCIAL

O SURGIMENTO DO SERVIÇO SOCIAL

2009

O SURGIMENTO DO SERVIÇO SOCIAL

Trabalho apresentado ao Curso Superior Serviço Social, (mod.1-Noturno) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a obtenção de média bimestral na disciplina de Fundamentos Históricos, teóricos e metodológicos I.

2009

O SURGIMENTO DO SERVIÇO SOCIAL

Observando o homem que se desenvolve inserido em questões políticas, econômicas, culturais e sociais, podemos acompanhar um pouco dessa transição.

O desenvolvimento do período absolutista de que só uma pessoa mandava e o restante trabalhava, cumprindo ordens subumanas, foi criando na sociedade a revolta e a necessidade de lutarem para mudar aquela situação e assim conquistarem uma vida melhor.

Através dessas revoltas conseguiram que os Feudos entrassem nos palácios criando a divisão de poderes com diferentes cargos, vendendo posições, tentando resolver as questões financeiras, dadas ao endividamento, nascendo os Burgueses. o homem ainda continuou sendo hostilizado pelos poderosos.

O povo Trabalhava na fabricação de tecidos manufaturados e ficavam apenas com um pouco dos lucros e muitas horas de serviço. Com as revoluções, entre elas a industrial a produção manufaturada passou-se então para as maquinas. Diante do acumulo de bens produzidos e o grande número de empregados nas fabricas, varias ocorrências aconteceram, precisavam despachar a produção, novos cargos foram surgindo. Diante desse desenvolvimento viu-se a necessidade de desenvolverem também a ciência. Precisavam achar uma solução, o ser humano começou a buscar uma identidade, criando assim a sociologia.

Com o desenvolvimento surge o capitalismo, as conseqüências aumentaram, o homem encheu a cidade formando também nos seus arredores os aglomerados, nascendo aí o homem urbano, junto com o desenvolvimento da sociedade vem também os problemas cada vez maiores. Desigualdades sociais, econômicas, fome, doenças etc... A igreja católica começou a desempenhar o papel social através da caridade. Mas as necessidades cresciam cada vez mais,

com o grande avanço industrial surgiram fatores fundamentais para o surgimento

do profissional do Serviço Social.

O homem virou um ser concreto definido pelo desenvolvimento tecnológico, resultando em “ter e não ser”, vivendo mediado pelo social, excluído, reprimido, escondido atrás do disfarce de sobrevivente, inseridos num mundo sem reservas.

O capitalismo a tecnologia se desenvolve em passos acelerados a cada segundo mudando o novo rumo da história, crescendo junto as mais variáveis formas de sobrevivência, deixando o ser humano a mercê de tantas dificuldades, tantas diferenças sociais, econômicas, políticas, homens vivendo em condições péssimas de moradia, sem higiene, sem saúde, em becos, sem esgoto, água potável, dividindo espaços com ratos, baratas, escorpiões. O homem buscando sobrevivência. Os problemas crescem e junto a necessidade de inserir o homem na sociedade e a sociedade servir o homem.

O Mundo contemporâneo não é diferente, se o individuo não estuda, não acha vaga de emprego porque não tem qualificação, se estuda não consegue emprego com salário digno para a sobrevivência e quando acha o emprego, as dificuldades são muitas, pois, os patrões não pagam horas extras, vãos para o banco de horas. Banco de horas pra que? Ele não pode tirar essa folga nem para ir ao médico, pois convênio médico é regalias para poucos e se faltam de serviço estão correndo o risco de perderem o emprego, pois a fila de espera por um é enorme. Os filhos são criados quase sempre sem a presença dos

Pais, isso é constante.

A globalização é um fato histórico. A rapidez como as novidades chegam ao conhecimento do mundo é muito, a propaganda elitizada é incentivadora ao consumismo exagerado e desnecessário. O individuo sem garantias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com