TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENVOLVIMENTO INFANTIL DE ACORDO COM PIAGET

Por:   •  17/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  541 Palavras (3 Páginas)  •  605 Visualizações

Página 1 de 3

DESENVOLVIMENTO INFATIL DE ACORDO COM PIAGET

        Desenvolvimento infantil significa o pleno desenvolvimento da criança de 0 a 6 anos, em todos os seus aspectos: físico, cognitivo, social e emocional. Mas para que isso aconteça é necessário que a criança cresça em um ambiente favorável e acolhedor.

        De acordo com Piaget, a criança constrói o próprio conhecimento de acordo com o meio em que está inserida, sendo assim, a aprendizagem está relacionada ao social e ao ambiente escolar.

        Defende que o conhecimento não se desenvolve através da experiência única dos objetos nem de uma programação inata pré-formada no sujeito, mas de construções sucessivas com elaborações constantes de estruturas novas. Nesse momento surge o processo de desenvolvimento defendido por Piaget: Assimilação e Acomodação.

        Assimilação: A criança aprende a língua e assimila tudo o que ouve, construindo um novo conhecimento para si. Ela aprende e guarda.

        Acomodação: a criança que ouve, começa a balbuciar em resposta a conversa ao redor. Aos poucos acomoda o som e começa a falar de forma compreensiva. A criança aprende, guarda e reproduz.

        Esta construção do pensamento, Piaget chamou de estágios:

        Sensório motor (0 a 2 anos): A partir de reflexos neurológicos básicos, o bebê começa a construir esquemas de ação para assimilar mentalmente o meio. A inteligência é prática. As noções de espaço e tempo são construídas pela ação. O contato com o meio é direto e imediato, sem representação ou pensamento.

        Pré – operatório (2 a 7 anos): Também chamado de estágio da Inteligência Simbólica . Caracteriza-se, principalmente, pela interiorização de esquemas de ação construídos no estágio anterior (sensório-motor). 
A criança deste estágio:

  • É egocêntrica, centrada em si mesma, e não consegue se colocar, abstratamente, no lugar do outro.
  • Não aceita a idéia do acaso e tudo deve ter uma explicação (é fase dos "por quês").
  • Já pode agir por simulação, "como se". 
  • Possui percepção global sem discriminar detalhes.
  • Deixa se levar pela aparência sem relacionar fatos.

        Operatório – Concreto (7 a 11 anos): A criança desenvolve noções de tempo, espaço, velocidade, ordem, casualidade, ..., já sendo capaz de relacionar diferentes aspectos e abstrair dados da realidade. Não se limita a uma representação imediata, mas ainda depende do mundo concreto para chegar à abstração. Desenvolve a capacidade de representar uma ação no sentido inverso de uma anterior, anulando a transformação observada (reversibilidade).

        Operatório – formal (12 anos em diante): A representação agora permite a abstração total. A criança não se limita mais a representação imediata nem somente às relações previamente existentes, mas é capaz de pensar em todas as relações possíveis logicamente buscando soluções a partir de hipóteses e não apenas pela observação da realidade.
Em outras palavras, as estruturas cognitivas da criança alcançam seu nível mais elevado de desenvolvimento e tornam-se aptas a aplicar o raciocínio lógico a todas as classes de problemas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (60.8 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com