TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIAGNOSTICO

Casos: DIAGNOSTICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2015  •  1.471 Palavras (6 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 6

SUMARIO

1 APRESENTAÇÃO DA EMPRESA 7

1.1 Razão Social 8

1.2.Endereço 9

1.3 Natureza do Negócio 10

1.4 Missão 10

1.5 Visão 11

1.6 Valores/Princípios/Crenças 11

1.6.1 Valores 11

1.6.2 Princípios 12

1.6.3 Crenças 13

1.7 Políticas Organizacionais 14

1.8 Objetivos e Metas 15

1.8.1 Objetivos 15

1.8.2 Metas 15

APRESENTAÇÃO

Segundo Oliveira (2006), “o diagnóstico é definido como um processo interativo de um agente que não está dentro da organização”. Desse modo, o diagnóstico é realizado por um profissional que não participa das atividades da organização, que é contratado para auxiliar os executivos e os profissionais da mesma, a tomarem decisões dos processos, não sendo ele o responsável para tomada de decisões.

O diagnóstico, portanto, tem como objetivo analisar o clima organizacional, identificando as necessidades da organização.

1 APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

A empresa nasceu como comércio varejista, com intuito de oferecer mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios com qualidade. Sua vantagem competitiva é a ausência de concorrência em suas proximidades, possuindo uma localização privilegiada. Assim a empresa atua de forma a oferecer o melhor, com qualidade nos materiais e mão de obra.

1.2

1.3 Natureza do Negócio

Comercial e serviços: Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios, mercadorias e armazéns.

1.4 Missão

Na definição de Oliveira (2011, p.109), “missão é a razão de ser da empresa. Neste ponto, procura-se determinar quais os negócios da empresa, por que ela existe, ou ainda, em que tipos de atividades a empresa deverá concentra-se no futuro”. Aqui, procura-se responder as perguntas básicas. Permitindo assim, que as organizações atuem de maneira estratégica.

Contudo, entende-se que missão é o motivo da existência de uma organização, é genérico, duradouro, que pode vigorar por bastante tempo, mesmo com o passar dos anos. É a parte essencial do pensamento estratégico, dando direção aos seus objetivos organizacionais. Pois através dela leva-se em conta a visão do cliente, atendendo suas necessidades com satisfação.

Verificou-se que a empresa Mercadinho Paris não possui missão. Portanto, sugere-se que a empresa adote como missão: “Um esquema motivacional entre seus colaboradores, fazendo assim que os mesmos possam agir tendo como foco os objetivos da organização, que é proporcionar a satisfação dos seus clientes, oferecendo os melhores preços, um ambiente saudável, com qualidade nos produtos e no atendimento. Tornando-se uma empresa de excelência no ramo em que esta atuando”.

1.5 Visão

Segundo Oliveira “visão pode ser considerada como os limites que os principais responsáveis pela empresa conseguem enxergar dentro de um período de tempo mais longo e uma abordagem mais ampla”. (2002, p.69)

Conclui-se que visão, venha ser o que a empresa sonha em se tornar no âmbito organizacional. A maneira como deseja ser vista pelos seus clientes e fornecedores. Visão é também o posicionamento para o futuro da empresa.

Constatou-se que a empresa Mercadinho Paris não possui uma visão. Desse modo, recomenda-se que a empresa tenha como visão: “Ser reconhecida como a melhor solução no comércio varejista, sendo referência na rede de supermercados da cidade, permanecendo em um processo contínuo de expansão, priorizando sempre a qualidade, variedade e excelência no atendimento aos clientes”.

1.6 Valores/Princípios/Crenças

1.6.1 Valores

Segundo Costa, (2007, p. 424):

“como seu próprio nome diz, os valores são características, virtudes, qualidades da organização que podem ser objeto de avaliação, como se estivessem em uma escala, com gradação entre avaliações extremas. São atributos realmente importantes para a organização, virtudes que se pretende preservadas e incentivadas e às quais deve ser dado mérito”.

É como se os princípios fossem os fundamentos de um edifício, ao passo que os valores seriam as cores e os acabamentos das paredes externas ou internas do prédio: ambos são importantes, mas em natureza e graus diferentes.

Contudo, entende-se que valores é fazer dos princípios, as atitudes que motivam e qualificam a organização e fornecem coerência as determinações que devem ser respeitadas e vistas com seriedade.

Certificou-se que a empresa Mercadinho Paris não possui seus valores. Portanto, sugere-se que a mesma adote como valores:

• Respeito ao consumidor;

• Ética no ambiente de trabalho;

• Ótimo relacionamento interpessoal;

• Qualidade total no atendimento ao cliente;

• Transparência no atendimento;

1.6.2 Princípios

Tavares (2010, p. 112) “acredita que os princípios podem ser entendidos como regras ou códigos de conduta segundo os quais as pessoas governam suas ações, em sua vida social e profissional”. Os princípios podem ser considerados como estruturas ou pilares sobre os quais se constroem alguma coisa significativa.

Contudo, entende-se que princípios é seguir, mesmo com muitas adversidades aquilo no que se acredita, são regulamentos organizacionais, que não podem ser modificados ou violados. Orientam e conduzem a conduta a ser adotada por todos na organização.

Constatou-se que a empresa Mercadinho Paris não possui seus princípios. Sendo assim, sugere-se que a empresa adote como princípios:

• Motivação;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com