TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIAGNOSTICO ESCOLA PAULO FREIRE

Exames: DIAGNOSTICO ESCOLA PAULO FREIRE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  554 Palavras (3 Páginas)  •  611 Visualizações

Página 1 de 3

1. A inclusão social é o processo pelo qual a sociedade é o portador de deficiência procuram adaptar-se mutualmente tendo em vista a equiparação de oportunidades e consequentemente, uma sociedade para todos. A inclusão(na sociedade, no trabalho, no lazer, nos serviços de saúde, etc.) significa que a sociedade deve adaptar-se às necessidades da pessoa com deficiência para que esta possa desenvolver-se em todos os aspectos de sua vida. No momento em que a escola comum assume uma educação inclusiva e integradora, precisa antes de tudo, adequar seu currículo, programas, conteúdos e em especial, estruturar uma proposta político-pedagógica que vinha a atender as reais necessidades de cada individuo. Incluir, então, significa integrar um aluno ou um grupo na educação regular, o que lhe é direito, num espaço que possibilite exercer a cidadania e ter acesso aos diferentes saberes. A inclusão não se limita a ajudar somente aos alunos que apresentam dificuldades na escola, mas apoia toda a comunidade escolar, pois a Educação inclusiva só terá seus objetivos alcançados se todos os envolvidos neste processo vivenciarem atitudes e valores, tendo um olhar educativo coletivo e criativo.

2. Este profissional da educação deve conter valores como humildades, bom senso, tolerância, alegria, esperança, comprometimento para que dessa forma possa fazer uma intervenção no mundo dessas crianças e ter paixão pela sua profissão.

A Constituição Federal de 1988 coloca a educação como sendo obrigatória e como responsáveis pelo acesso a educação o Estado e a família; o Estado como provedor e a família como auxiliar no sentido de promover o acesso a educação.

Nosso aluno da Eja é aquele cidadão que trabalhou cedo, esse é apenas um dos motivos para afastar-se das salas de aula, formou família, criou os filhos dando aquela educação que não teve e não pode ter, e só agora se volta às sua necessidades. Ele precisa saber a dimensão real de sua importância nesse papel; a teoria e a prática devem estar paralelas no ensino aprendizagem buscando novas metodologias aplicáveis em sala de aula aos aluno da EJA.

É importante que este PPP esteja voltado para a solução dos problemas desta escola, para que isso aconteça é necessário a participação de todo o corpo escolar para que identifique os problemas da mesma, logo, seu processo de elaboração requer que a comunidade escolar saíba que processos de intervenção se façam necessário no cotidiano desta escola.A sua efetivação, avaliação e reformulação deve estar de acordo com o contexto social, educacional e político da escola, apresentando objetivos, propostas, cronogramas, metas claras, sempre de modo a permitir o acompanhamento e a avaliação ao longo do ano letivo e não somente no final dele.

A formação continuada pode contribuir pela atualização, pela visão prática e pelas mudanças que possam proporcionar melhores desempenhos. Eu vejo que o conhecimento é um bem cultural e cada dia que passa surge coisas novas. Surgem formas novas de vincular a informação. Portanto, eu vejo como uma necessidade de atualização, uma necessidade de acompanhar o curso da historia e também é uma questão de competitividade. Porque para se manter num determinado trabalho, numa determinada escola, isso pressupõe que você esteja atualizado, que você esteja acompanhando essas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com