TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEXTO: DIAGNÓSTICO DA ESCOLA "PAULO FREIRE"

Casos: TEXTO: DIAGNÓSTICO DA ESCOLA "PAULO FREIRE". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  807 Palavras (4 Páginas)  •  2.097 Visualizações

Página 1 de 4

PERGUNTAS E RESPOSTAS

1 – A escola Paulo Freire trabalha com alunos de inclusão, sendo que os professores colocaram que existe uma grande dificuldade em trabalhar com esse público. Sabemos que a dificuldade existe e todos que trabalham com crianças em processo de inclusão são cotidianamente confrontados com questões relacionadas ao seu desenvolvimento. O próprio Estatuto da Criança e do Adolescente os reconhecem como sujeitos de pleno direito postula sua “condição peculiar” de “pessoas em desenvolvimento” (CIRINO, 2001, p.15). Assumir a diversidade no currículo escolar implica compreender que o processo de formação humana se realiza em um contexto histórico, social, cultural e político, e os alunos que apresentam necessidades educacionais requerem atenção individualizada, para que a inclusão se efetive no espaço escolar. Nesse sentido, trabalhe as medidas necessárias para que o processo de inclusão se efetive na escola Paulo Freire.

R= Através do texto vemos que há necessidade primeiramente de adaptação do ambiente escolar conforme as necessidade de cada aluno da inclusão, percebemos também que é preciso um curso de capacitação dos professores pois como foi dito no texto eles possuem dificuldade se trabalhar com essas crianças e não menos importante vemos a necessidade de se ter mais professores de apoio pois essas crianças precisam de uma atenção diferenciada, após tudo isso feito acredito que a inclusão na Escola Paulo Freire dará certo.

2 - Foi solicitado à equipe gestora da escola “Paulo Freire”, que a partir desse semestre também seja ofertada à população a Educação de Jovens e Adultos. Em termos pedagógicos a escola apresenta muitos problemas. Dentre eles destacamos que muitos alunos da Educação Básica, estão chegando ao final do ano nos níveis pré-sílabico e silábico de escrita. Os alunos do quarto e do quinto ano desconhecem mapas, muitos não conseguem formular um texto com o mínimo de coerência e coesão textual. Os professores em geral trabalham de forma tradicional, com aulas expositivas, sem muitas atividades que possibilitem aos alunos um processo de reflexão e construção de seu próprio conhecimento. Seguindo esse contexto, qual deve ser a postura do professor que irá assumir a turma de Educação de Jovens e Adultos, no que se refere à legislação que trata sobre EJA, identidade do aluno da EJA, Experiência do aluno da EJA, Metodologia em sala de aula?

R= Em minha opinião e diante da realidade do texto acredito que a primeira posição do professor é conhecer a vida de seus alunos e o conhecimento que eles já trazem com eles, tanto de mundo quanto escolar, pois cada um tem um motivo e objetivo para estar ali, em seguida ele planejara suas aulas em cima dos conhecimentos de seus alunos e analisara qual será a melhor metodologia para se aplicar e para que se tenha sucesso é preciso que ele traga sempre aulas diferenciadas e sempre leve a sala a discutir os temas propostos para que eles se sintam participativos.

3 – No diagnóstico da escola “Paulo Freire” foram apresentados vários problemas no âmbito do ensino aprendizagem, inclusão, infraestrutura, dentre outros. Sabemos da necessidade do envolvimento dos agentes do processo educativo: família, comunidade, escola,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com