TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

POEMA “ESCOLA É” DE PAULO FREIRE

Por:   •  14/8/2016  •  Relatório de pesquisa  •  451 Palavras (2 Páginas)  •  13.962 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADE FINAL

POEMA “ESCOLA É” DE PAULO FREIRE

O poema “Escola é” de Paulo Freire, fala sobre a vivência escolar, nos mostra a importância de conviver bem com o próximo na escola, a valorização do ser humano no ambiente escolar.

A escola pode ser cada vez melhor se todos educadores, professores, funcionários, alunos, família, sociedade lutarem e pensar o que é necessário que cada um faça para que a escola se torne melhor, se todas as pessoas unirem e criarem laços de amizade respeitando o próximo, convivendo sempre bem, todos ajudando uns aos outros, a escola será cada vez melhor.

A partir da frase “Escola é conviver, é se amarrar nela", podemos dizer que todos devem se apegar, amarrar, apaixonar, conviver bem, pois na escola se faz muitas amizades, escola não é só estudo, é também amizade/afetividade, ou melhor, um lugar com ambiente alegre para se aprender, fazer amigos e se educar.

Para o grande educador brasileiro Paulo Freire o importante na escola não é só estudar, o importante é a convivência, companheirismo, ou seja, escola não é só um lugar para aprender, mas para se encontrar, conversar, confrontar-se com o outro, ter uma amizade de verdade.

Tenho a visão que é muito importante a união de todos profissionais da escola em prol do sucesso escolar do aluno, trabalhar juntamente para superar os obstáculos do estudante e da escola, transformando o ambiente escolar um ambiente agradável.

No verso “nada de ser como o tijolo que forma a parede, indiferente, frio, só.” Paulo Freire quis nos expressar o quanto é importante à amizade, pois para ele todos devem fazer amizades, não se deve ficar isolado, pois na escola muitas vezes presenciamos pessoas separado do resto dos amigos, e isso não é legal! Na escola todos devem conviver e descobrir que ali são todos amigos e que um precisa do outro, não ser indiferente, frio, só;

A escola pode ser um espaço de começar a melhorar o mundo, pois ali inicia a vida de muitas crianças que serão o futuro de nossa sociedade, como diz Paulo Freire em sua frase “Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo'. (Paulo Freire), A escola oferece ao aluno muitos projetos, palestras, aulas que estimulam a participação e mudança do aluno em relação ao mundo, se todos educadores, professores e funcionários trabalharem juntos, ajudando a todos, ouvindo os alunos, orientando e motivando, sempre passando vibrações positivas para o aluno superar as barreiras da vida, com certeza terá um cidadão melhor, tornando assim uma sociedade com pessoas melhores, que tornara um mundo melhor. A escola deve ser um espaço real de construção de conhecimento, levar o aluno a ter uma boa intenção do mundo, fazendo o diferencial no mundo de hoje.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (68.3 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com