TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTRODUÇÃO A ESCOLA DE PAULO FREIRE

Por:   •  14/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  951 Palavras (4 Páginas)  •  474 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO A ESCOLA DE PAULO FREIRE

                       Este trabalho relata a Escola de Paulo Freire antes de tudo é um educador do qual nos deixou um imenso legado, e que seus exemplos serão seguidos por novas gerações. A produção a ser realizada pelos alunos do 8º semestre em Pedagogia tem a nos conceder a oportunidade de aprender sobre a Escola de Paulo Freire.

                       O texto da à reflexão que nos permiti toda a reflexão sobre a leitura, e refletir sobre a situação e tendo por base a situação apresentada e pela solução, adquirindo como base o planejamento do problema da escola vivido. Lembrando que é válido todo aprendizado ganho por parte do docente em formação continuada seja ela por palestras, cursos.


  1. DESENVOLVIMENTO

2.1 Medidas necessárias para que o processo de inclusão se efetive na escola Paulo Freire.

É possível haver aprendizagem com significado efetivo para todos os alunos, desde que haja e que tenham participação de todos nas atividades, que devem ser garantida pelo docente.

A diversidade exige um trabalho pedagógico especifico com estratégias diferenciadas voltadas para a formação de pequenos grupos heterogêneos, divisão em duplas, dispondo de diferentes formas para que  tenha facilidade no trabalho coletivo.O mais importante para a educação inclusiva é que a escola não deve categorizar os alunos de modo a separá-los. A educação inclusiva garante o direito à diferença e proclama a convivência na diversidade entre os alunos respectivos.

2.2 Posturas do professor sobre a Educação de Jovens e Adultos na escola Paulo Freire.

                       

                       No caso da Educação de Jovens e Adultos, os trabalhadores vão à escola após uma jornada cansativa de trabalho, eles sempre buscam refúgio de um desgastante de seu trabalho, levando-os a buscar na escola abrigo para tais dificuldades, cabe ao professor em algumas das vezes o papel de defensor.

                       O professor não apenas transmite uma informação ou faz perguntas, ele contempla todas as indagações dos alunos, não tomando uma postura conservadora e tradicional. O aluno também expõe suas opiniões que são de vital importância para o professor, mostrando assim como cada aluno está reagindo às atuações em sala de aula.

2.3 Propostas ao Projeto Político Pedagógico para a superação dos problemas na escola Paulo Freire.

                       O Projeto Político Pedagógico estabelece os rumos a serem seguidos pela comunidade escolar, de quais maneiras as atividades devem ser realizadas e com os quais recursos serão utilizados para isto. Todos da escola devem permanecer envolvidos no processo de elaboração do PPP, sendo assim todos os colaboradores da unidade escolar devem estar cientes de suas metas e trabalhando de maneira integrada na busca dos objetivos propostos e na melhoria do ensino oferecido para os alunos.

                       O PPP deve refletir as necessidades da escola, das famílias, dos professores e dos alunos. Mas estas necessidades mudam a todo instante, para isto é preciso conhecer a realidade na qual estará inserido, e havendo um diálogo de participação efetiva de todos os envolvidos no projeto.

2.4 Formação continuada como elemento para a melhoria do processo de ensino aprendizagem na escola Paulo Freire.

        

A profissão de um professor é muito árdua, mas para quem realmente quer fazer a diferença, deve buscar sempre novas possibilidades de incluir em suas práticas novas metodologias para um ensinamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (72.8 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com