TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIDÁTICA E FILOSOFIA

Pesquisas Acadêmicas: DIDÁTICA E FILOSOFIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  816 Palavras (4 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 4

1- Educação e ensino

A palavra educação tem sido utilizado, ao longo do tempo, com dois sentidos, social e individual.

Do ponto de vista social é a ação que as gerações adultas exerceram sobre as gerações jovens, orientados sua conduta, por meio de transmissão do conjunto de conhecimento, normas, valores, e crenças. Em resumo, a educação, como fato social possibilita que os grupos sociais transmitem os conteúdos as novas gerações.

Do ponto de vista individual, a educação refere-se ao desenvolvimento das aptidões e potencialidade de cada indivíduo.

Segundo o Walter Garcia afirma que “é necessário verificar em que medida um sistema ensino coletivo pode, mantendo sua orientação marcadamente social, conservar, em seu interior, elementos que permitam a solução individual.”

2- conceito da didática

A pedagogia é o sistemático da educação e a reflexão sobre a doutrinas e os sistemas da educação. A didática refere-se aos processos próprios para a construção do conhecimento e a pedagogia pode ser conceituada como a ciência e a arte de ensino.

Segundo Mauro Laeng diz que “a pesquisa didática deve adaptar os métodos e as técnicas de maneira a obter o máximo resultados com o mínimo de esforço.” Ensinar é aprender são duas de uma mesma moeda. Mas no século passado, a Psicologia começar a estruturar-se e passou a reivindicar status de ciência. No século XIX a Didática era apenas em aspectos filosóficos passou a buscar fundamentos, em especial na biologia e na Psicologia, através das pesquisas experimentais.

3- Evolução históricas da didática

Da antiguidade até o início do século XIX, predominou na prática escolar aprendizagem, a passivo e receptivo. Neste tipo de aprendizagem, a compreensão desempenhava um papel muito reduzido. Na Grécia Antiga, Aristóteles já professava essa teoria, foi retomada ao longo dos séculos. Ensinava a ler e a escrever da mesma forma que se ensinava num manual ou a tocar instrumento musical.

Apresentemos alguns filósofos e educadores do conhecimento e elaboraram teorias que repercutiram no âmbito da Pedagogia.

Sócrates (século V a C) - Para Sócrates o saber não é algo que alguém (o mestre) transmite à pessoa que aprende(discípulo). Sócrates afirmava que o mestre devem ter paciência com os erros e as dúvidas de seus alunos, pois é a concorrências do erro que os leva a progredir na aprendizagem.

João Amós Comenius (1592- 1670) - Segundo Comenius, desde as obras erradas por Deus, o ser humana é a mais perfeita, dada a formação cristã, Comenius acreditava que o fim ultimo do homem a atingir e a felicidade eterna. Ele escreveu o primeiro livro didático ilustrados para criança, ilustrados, criou também um método para o ensino de línguas de acordo com suas ideias educacional, considerado um revolucionário para sua época.

Heinrich Pestalozzi (1946-1827) - Defendendo a doutrina da naturalista, em especial e de Rousseau. Pestalozzi acreditava que o ser humano nascia bom e que o caráter de um homem era formado pelo ambiente que o rodeia. Para ele a transformação da sociedade se faria através da educação, que tinha a fidelidade o desenvolvimento natural,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com