TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS DIFICULDADES DE ALFABETIZAÇÃO NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Artigo: AS DIFICULDADES DE ALFABETIZAÇÃO NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  4.485 Palavras (18 Páginas)  •  864 Visualizações

Página 1 de 18

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo apresentar e discutir alguns aspectos do processo de alfabetização, além de procurar argumentos que expliquem as dificuldades de alfabetização e o papel da escola no contexto da alfabetização que visa à preparação do aluno para a cidadania. A coleta de dados foi feita com auxílio da pesquisa bibliográfica. Questões como alfabetização e letramento, aprendizagem da leitura e escrita são as principais dificuldades encontradas no processo de alfabetização, e são assuntos abordados neste estudo, que se justifica pela necessidade de discutir e refletir sobre o papel da escola e do professor quanto à prática pedagógica e o desenvolvimento integral da criança. Portanto, observando e analisando a literatura de pesquisadores conhecidos por suas experiências com a alfabetização e também com a formação de professores desta área tão importante, compreendemos melhor o processo de alfabetizar. Eles verificaram na prática como a criança age na sociedade quando ela é alfabetizada com a utilização de tudo o que ela já conhece, e como isso se reflete na vida familiar e social na qual ela convive. A leitura amplia nossas referências de mundo e nos coloca em contato com a linguagem escrita, que é diferente da falada, além de ampliar e melhorar o vocabulário. E tudo isso ajuda na hora de escrever. Não adianta garantir somente o acesso aos livros. Para ler bem, o aluno precisa ser capaz de estabelecer relações entre elementos do próprio texto e entre este e a realidade social a que a obra faz referência.

Palavras chave: alfabetização – ensino – dificuldades – educação – leitura - escola

ABSTRACT

This paper aims to present and discuss some aspects of the literacy process, and seek arguments to explain the difficulties of literacy and the role of the school in the context of literacy that aims to prepare the student for citizenship . Data collection was performed with the aid of literature . Issues such as literacy and literacy learning of reading and writing are the main difficulties encountered in the literacy process , and are matters addressed in this study , which is justified by the need to discuss and reflect on the role of the school and the teacher regarding pedagogical practice and development of children . Therefore , observing and analyzing the literature of researchers known for their experiences with literacy and with the training of teachers in this important area , we understand better the process of alphabetizing . They found in practice how the child acts in society when she is literate with the use of what she already knows , and how this is reflected in family and social life in which she lives . Reading broadens our references on the world and puts us in touch with the written language, which is different from spoken and expand and improve vocabulary . And it all helps when writing .No use only ensure access to books . To read well , the student must be able to establish relationships between elements of the text itself and between it and the social reality to which the work refers.

Keywords : literacy - teaching - difficulties - education - reading - school

INTRODUÇÃO

O processo de alfabetização tem sido um grande desafio a ser enfrentado pelo professor-alfabetizador e pela sociedade que almeja uma educação de qualidade em nossas escolas. Uma grande quantidade de nossos alunos tem demonstrado muita deficiência na leitura, interpretação e redação de textos.

Apesar da importância dos movimentos de renovação da educação, as avaliações nacionais e regionais noticiadas para todos nós evidenciam um quadro não muito diferente do que já existia nas décadas passadas. Se antes a grande preocupação era a evasão escolar, hoje são as imensas dificuldades de leitura e o baixo índice de competências nas séries iniciais e até mesmo no ensino fundamental e médio.

As crianças necessitam do professor-alfabetizador experiente e competente, que venha contribuir para a prática de um ensino interativo, contextualizado e muito bem planejado. Assim, de posse dos conhecimentos e conteúdos necessários, ele incentiva a compreensão e produção de novos conhecimentos, contribuindo na formação de seres humanos capazes de gerar a construção dos saberes, a partir de suas reflexões e ações e da realidade que os cerca.

Diante dos problemas que se enfrenta no processo educacional, especialmente na alfabetização das séries iniciais, depara-se com a urgência de soluções que contribuam na construção do saber. Competir e estar aberto a todas as possibilidades que fazem parte do aprendizado para a vida é um direito de todos e dever dos educadores na escola e na sociedade, pois uma criança aprende por meio das relações que estabelece com seu ambiente. Assim acontece no processo de alfabetização e aquisição de novos conhecimentos.

É tarefa primordial do professor como mediador do conhecimento refletir sobre a metodologia ideal que leva as crianças a compreenderem o funcionamento da língua e saber utilizá-la cada vez melhor. Para quem pretende assumir os riscos dessa permanente revisão sobre o processo de alfabetização, é fundamental que não deixe de ser sensível, e também criativo e crítico, pois há muitos aspectos específicos a considerar e não se deve supor que todas as informações necessárias à prática docente já estejam catalogadas e analisadas. É essencial que se continue a pesquisar e experimentar novos caminhos.

O interesse despertado pelo tema da alfabetização vem produzindo um aumento significativo de pesquisas, seminários, livros, artigos e teses. Isso mostra que é preciso renunciar à idéia de que já sabemos tudo e podemos fazer tudo, ou não sabemos nada e nada podemos fazer. De acordo com as valiosas experiências de educadores que fizeram diferença em nossa sociedade, entende-se que se faz necessário aceitar a frustração e deve-se perder o medo do fracasso e do desconhecido.

Conhecendo de perto os métodos de alfabetização e suas respectivas características, comparando e avaliando o desempenho dos alunos alfabetizados com métodos diferentes, e também analisando a maneira que se processa a alfabetização nas séries iniciais, pode-se definir com mais clareza porque acontece a defasagem na leitura, na escrita e na interpretação textual que estão presentes em muitos alunos.

1. PROBLEMA

É

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.6 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com