TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTANCIA DA LEITURA NAS SERIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  31/8/2015  •  Artigo  •  1.590 Palavras (7 Páginas)  •  944 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

UNIDERP-CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

A IMPORTANCIA DA LEITURA NAS SERIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Adriana Yumi Nakatsu-295397

Carla Alves de Oliveira-295408

Elisângela da Silva-295465

JosicléiaPardini de Paula-299590

PIACATU

2014

[pic 2]

UNIDERP-CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

A IMPORTANCIA DA LEITURA NAS SERIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Adriana Yumi Nakatsu-295397

Carla Alves de Oliveira-295408

Elisângela da Silva-295465

Josicléia Pardini de Paula-299590

Atividades práticas supervisionadas da disciplina Trabalho de Conclusão de Curso II do curso de Pedagogia, da Uniderp Interativa – Polo Piacatu - SP orientação da professora tutora presencial Flávia Dalbon Spinardi.

PIACATU

2014

DEDICATORIA

Dedicamos esse trabalho a Deus, por nos proporcionar a conclusão de mais uma etapa de nossas vidas, que se se consumam aqui, aos nossos familiares que sempre nos apoiou as nossas decisões incentivando a nunca desistir de vencer e a nós mesmas pela escolha da nossa formação, por ser a área mais importante do mundo.

AGRADECIMENTOS

Agradecemos primeiramente a Deus, nossa força maior, por nos dar a oportunidade de ter conseguido realizar este trabalho, transmitindo-nos força e sabedoria.

À nossa família, a nossa professora, aos nossos colegas, pela força e grande apoio que nos deu durante este três anos e meio, os nossos sinceros agradecimentos.

RESUMO

O presente trabalho pretende demonstrar a importância da leitura desde as series iniciais, pois ler corresponde a um processo de interação com a realidade nos dias atuais, a escola se torna então o fator fundamental na formação do leitor. Para que o mesmo adquira o habito da leitura, faz necessário que a escola privilegie a “leitura de mundo”, pois a criança já se faz e traz para a escola. O professor deve ser o mediador no processo da leitura; portanto são de extrema importância que se realizem os projetos de formação para a prática de leitura para o professor, para que o mesmo possa assim motivar o aluno a ter interesse a aprendizagem da  leitura, e se tornem bons leitores. Os objetivos deste estudo consistem em formar leitor autônomo; estimular o gosto pela leitura e contribuindo assim para a construção de cidadãos letrados e comprometidos com a cidadania plena.

Para tanto o presente estudo desenvolve através  da pesquisa em obras de diversos autores, descreve conceitos, ideias e atividades voltadas diretamente para alunos e professores das series iniciais do ensino fundamental

Palavras Chaves: Práticas de Leitura, Formação de Leitores, Series Iniciais do Ensino Fundamental.

ABSTRACT

The present work aims to demonstrate the importance of reading from an early series since reading corresponds to a process of interaction with reality these days , the school then becomes the key factor in the formation of the reader . For it to get into the habit of reading is necessary that the school favors the " reading of the world " because the child already does and brings to school . The teacher should be the mediator in the process of reading ; are therefore of utmost importance that there will be training projects to practice reading for the teacher , so it may well motivate students to take an interest in learning to read , and become good readers . The objectives of this study are to form standalone player; develop a taste for reading and contributing to the construction of literate and engaged citizens with full citizenship .

For both the present study develops through research into works of several authors , describes concepts , ideas and activities geared directly to students and teachers of the initial series of elementary school

Practice Reading , Readers Training , Series of primary school : Keys words.

INTRODUÇÃO

A escolha do tema, a importância da leitura nas series iniciais do ensino fundamental deve-se ao fato de que ser um assunto que interessa a quem se dedica a ser professor, leitor, aluno, e, portanto, deve sem duvida interessar a nós acadêmicos do curso de pedagogia, como futuros profissionais da área da educação.

A leitura é sem duvida, um instrumento fundamental para o ingresso e participação numa sociedade letrada. É através da leitura que o ser humano torna-se um cidadão inserido na sociedade; se formar um leitor autônomo, tendo criatividade e criticidade e com gosto pela leitura, possibilitando a interação da criança com os mais diversos textos em situações significativas e diferenciadas, proporcionar acesso de alunos das series iniciais ás novas tecnologias, desmitificando seu uso e viabilizando-o como nova possibilidade de linguagem. Para tanto, este estudo pretende desenvolver atividades voltadas diretamente para alunos e professores das series iniciais do ensino fundamental.

Desenvolvimento

1.1- O que é leitura?

Leitura é um processo complexo, já se se associa tantos à forma de ver o mundo, quanto à de experimentá-lo. Pode se dizer que a leitura é um meio de conhecimento. Para Freire (2005), há duas formas básicas de conhecer, a leitura de mundo e a leitura de palavras: “A leitura da palavra é sempre procedida da leitura do mundo”.

Portanto se acontece primeiramente a “leitura de mundo” seguida da “leitura da palavra”, o ato de ler, ou seja, a leitura propriamente dita pode ser vista como uma forma natural e comum a todos os seres.

Na verdade, ao pensar de forma ampla a questão da leitura, o individuo estabelece uma relação racional com o mundo ao seu redor, pois o leitor.

“Participa e gera produção, lê o mundo através das palavras inserindo-se cada vez mais a sua realidade, compreendendo-a, porque as palavras se tornam compreensíveis conforme o sentido atribuído. Em outras palavras, é uma leitura localizada nos espaços da mediação entre a realidade, busca romper o para sempre determinado, é significativa e emancipatória”.(Ferreira, 2001 p.16).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (129.1 Kb)   docx (104.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com