TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIRETRIZES CURRICULARES

Trabalho Universitário: DIRETRIZES CURRICULARES. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  1.030 Palavras (5 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 5

DIRETRIZES CURRICULARES E SUAS IMPLICAÇÕES

Adriana Aparecida de Souza Vargas, Denise, Diana Mendes, Franciele Buratto e Geane Cipriano

Professor-Silviane Silvano Goulart

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Curso (PED 0568) – Prática do Módulo V

09/06/14

RESUMO

As Diretrizes Curriculares Nacionais ou DCNs são normas obrigatórias para a Educação, as mesmas orientam o planejamento curricular das escolas e são fornecidas pelo conselho nacional de educação (CNE). As Diretrizes Curriculares procuram promover e assegurar a aprendizagem do aluno, garantindo que os conteúdos básicos sejam ensinados a todos os alunos, porém sempre levando em consideração o meio social no qual o aluno está inserido.

Palavras-chave: Diretrizes Curriculares. Implicações. Educação Infantil

1 INTRODUÇÃO

As Diretrizes Curriculares é a Bíblia da educação, é através da mesma que as escolas se orientam, se organizam para desenvolver e avaliar a sua proposta pedagógica. As escolas e os professores, possuem a liberdade para construir o seu currículo de acordo com a sua formação, porém orientado pelas Diretrizes e não fugindo da realidade do aluno. As Diretrizes deixam bem claro, o que os alunos precisam aprender em cada disciplina, na qual a mesma tem a função de orientar o professor, na forma de trabalhar, materiais adequados para serem utilizados e as expectativas com relação a aprendizagem.

2 DESENVOLVIMENTO

A educação infantil passou a ser um direito da criança e um dever do estado a partir da constituição de 1998. Essa conquista se deu através da luta da comunidade, dos trabalhadores e também do movimento dos professores. A partir desta conquista a educação infantil passou a ser mais cuidada e valorizada e deixou de ser um depósito de crianças para ser um local de aprendizagens, de desenvolvimento e de valorização a criança.

As Diretrizes e a constituição de 1988 atribuem ao estado o dever e a obrigação de ofertar de forma gratuita e com qualidade e sem requisitos de seleção uma boa educação na área infantil. A criança é um ser humano com direitos e deveres.

De acordo com as diretrizes a primeira etapa da educação básica e a educação infantil. Em seguida vem a criança e sua valorização, onde o professor ensina mais também aprende, porque a criança traz consigo suas histórias, suas vivências.

E por ultimo e não menos importante o currículo que busca juntar as experiências e os saberes da criança com os conhecimentos que fazem parte do mundo que é o tecnológico, o cultura, o artístico, o ambiental e então promover o desenvolvimento integral das crianças de 0 á 05 anos.

De acordo com as Diretrizes Curriculares a educação infantil precisa ser compreendida e executada. É estabelecida pela DCN que é obrigatória a matrícula na educação infantil de crianças que completam 04 ou 05 anos até o dia 31 de março do ano em que for feita a matrícula.

As crianças que completam 06 anos após o di 31 de março devem ser matriculadas na primeira série ou ensino fundamental. As vagas em creches e pré-escolas devem ser oferecidas próximas das casas das crianças. A jornada na educação infantil de 04 horas é considerada parcial e de 07 horas ou mais é considerada integral, este seria o tempo em que a criança permanece na escola ou instituição.

Os princípios da proposta pedagógica da educação infantil devem ser respeitados, sendo eles: éticos, políticos e estéticos. Éticos: respeitar as pessoas como elas são, respeitar o meio onde vive e as diferenças culturais. Políticos referem-se, aos direitos da cidadania. E os estéticos que é o respeito ás diferenças culturais, a criatividade e a liberdade de expressão da criança.

Tanto a criança quanto sua

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com