TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO PROFISSIONAL DISCIPLINAS NORTEADORAS: ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA E EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE

Por:   •  20/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.324 Palavras (6 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

DESAFIO PROFISSIONAL

DISCIPLINAS NORTEADORAS:

     ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO

                BRASILEIRA E EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE    

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “ Estruturas e Organização da Educação Brasileira e Educação e Diversidade” 7º semestre.

                               INTRODUÇÃO

Ao realizar este desafio teremos a oportunidade de desenvolver habilidades e competências, que encontraremos nas Diretrizes Curriculares Nacionais.

           A oportunidade de diagnosticar a legislação que ampara o respeito às diversidades culturais e avaliar suas práticas do multiculturalismo.

          Também iremos nos deparar com algumas, formas diferentes de se trabalhar com os alunos com o tema adversidade, teremos a oportunidade de observar o trabalho dos docentes com alunos com necessidades especiais cada qual com suas diferenças sociais.

          Vamos conhecer algumas diferenças sociais percebida em vários aspectos, pelo comportamento dos alunos, através de valores, de ordem ética, religiosa, sexual, etc.          

         DOCUMENTO:

Principais aspectos abordados nos documentos relacionados ao respeito às diversidades Oe ao multiculturalismo.

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9.394/96)

A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.

O ensino deverá ser ministrado com igualdade de     condições para o acesso e permanência na escola; com liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber, a valorização do pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas, respeito á liberdade, a vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.

Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)

Os parâmetros curriculares nacionais são referencias que indicam como objetivo para que os alunos do ensino fundamentais e médios em âmbito nacional, com objetivo de atender a todos, independente da situação socioeconômica. Visa padronizar o ensino em todo país, prezando aos alunos, o direito de adquirir conhecimentos necessários para o exercício da cidadania. Valorizando o pluralismo social, e reconhecer a existência de diversas culturas, tendo como ideal garantir que sejam respeitadas as diferenças culturais étnicas, religiosas e políticas. A pluralidade cultural foi incluída como tema transversal aos parâmetros e com isso houve um avanço importante em prol da proposta curricular multiculturalista, pois na medida em que se houve reconhecimento do valor da pluralidade e diversidade cultural, também se reconheceu a necessidade de formação das cidadanias com base nos respeito ás diferenças.

Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro Brasileira e Africana.

O processo da nação brasileira fundou na diversidade de povos, com diferentes costumes que resultou na formação de uma sociedade de cultura que caracterizam a formação da população brasileira.

Esta lei estabelece o ensino da história da África e cultura afra brasileira nos sistema de ensino, idealizando combater o preconceito, o racismo, á discriminação e a redução das desigualdades. Tem por objetivo, assegurar a construção de uma sociedade menos preconceituosa e mais inclusiva com relação ao negro. Será ministrado no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de educação artística e de literatura brasileira.

 Referencial Curricular Nacional para Educação. Volume 1.

O documento constitui-se em um conjunto de referência e orientações pedagógicas que visam a contribuir com a implantação de práticas educativas de qualidade que ampliam as condições necessárias para a cidadania das crianças brasileiras. Os princípios que podem contribuir para cidadania o respeito á dignidade e aos direito das crianças, consideradas nas suas diferenças individuais, sociais, econômicas culturais, étnicas, religiosas. O direito das crianças brincarem, de se expressar seu pensamento, interação e comunicação infantil e aos cuidados essenciais associados á sobrevivência ao desenvolvimento de sua identidade.

   

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (167.1 Kb)   docx (166 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com