TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DISCIPLINAS NORTEADORAS: Estrutura e Organização da Educação Brasileira e Educação e Diversidade

Por:   •  3/5/2015  •  Artigo  •  1.137 Palavras (5 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

FACULDADE ANHANGUERA UNIDERP

PEDAGOGIA – 1° SEMESTRE

DISCIPLINAS NORTEADORAS: Estrutura e Organização da Educação Brasileira e Educação e Diversidade

Orientadora: Professora Ione Maria Florenzano Gimenez

                             Autora: Lucia do Espírito Santo Alexandre

R.A 1709131917

                                       Alessandra Rosa Moreira

R.A 2854186159

                                           Ana         Camargo

R.A 2854175066

              Andrea Aparecida de Oliveira Reis

R.A 2845254159

ARAÇOIABA DA SERRA

30/03/2015

DIVERSIDADE E OMULTICULTURALISMO NAS ESCOLAS:

Este trabalho tem como principal objetivo descrever a diversidade das culturas, das relações e dos comportamentos da sociedade contemporânea, enfim do multiculturalismo o reconhecimento das diferenças, da individualidade de cada um este discurso é pela igualdade de direitos. Diante disso novos desafios  vem legitimando  os direitos e deveres  dos cidadãos:

Segundo as Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9.394/96) a educação deve cumprir um triplo papel: econômico, científico e cultural; a educação deve ser estruturada em quatro alicerces:

-aprender a conhecer;

- aprender a fazer

- aprender a viver;

-aprender a ser.    

Trata-se de aprender a viver juntos, respeitando desenvolvendo o conhecimento do outro e a percepção das interdependências, de modo a permitir a realização de projetos comuns ou da gestão inteligente dos conflitos inevitáveis. O Art. 26 da (LDB) diz que os currículos do ensino fundamental e médio devem ter uma base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela.

 Ainda sobre os amparos das leis, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico- Raciais e para o Ensino de História, Cultura Afro- Brasileira e Africana garantem direitos amparados por leis que os legitimam:

Os temas transversais dos Parâmetros Curriculares incluem ética, Meio ambiente, Saúde, Pluralidade  cultural e  Orientação sexual. Eles expressam conceitos e  valores fundamentais à democracia e à cidadania e correspondem a questões importantes e urgentes para a sociedade, presentes sobre várias formas na vida cotidiana.

Quando estudamos a história do Brasil, logo aprendemos que a cultura africana faz parte das nossas vidas, enfim da história do Brasil, a presença das músicas, danças, jogos, comidas e iguarias contemplam a cultura afro-brasileira.

As escolas tiveram que reconhecer à realidade dos negros e considerar as diferenças, em 2003, a reivindicação dos movimentos sociais negros, pautada desde os anos setenta se materializou com aprovação da Lei 10.639/03, alterando LDBEN 9394/96, acrescentando o Art. 26-A, que tornou obrigatório o ensino da História e a Cultura Africana.

O conteúdo nas áreas de Educação Artística, Literatura e Histórias Brasileiras. Foi publicado na Resolução Nº 1/2004, da educação das relações etnicorraciais que tinha a finalidade de estruturar, organizar as políticas sobre a educação das relações etnicorraciais, no intuitode cotemplementara lei em todos os níveis de ensino, também a formação continuada do professor, conforme o Parecer 3/2004 das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino da Educação das Relações Etnicorraciais e para o Ensino de História e Cultura Afrobrasileira e Africana que fundamenta sociológica e pedagogicamente a educação das relações etnicorraciais:

“Para cuidar é preciso antes de tudo estar comprometido com o outro, com sua singularidade, ser solidário com suas necessidades, confiando em suas capacidades. Disso depende a construção de um vínculo entre quem cuida e quem é cuidado. Além da dimensão afetiva e relacional do cuidado, é preciso que o professor possa ajudar a criança a identificar suas necessidades e priorizá-las, assim como atendê-las de forma adequada. Assim, cuidar da criança, sobretudo dar atenção a ela como pessoa que está num contínuo crescimento e desenvolvimento, compreendendo sua singularidade, identificando e respondendo às suas necessidades. Isto inclui interessar-se sobre o que a criança sente, pensa o que ela sabe sobre si e sobre o mundo, visando à ampliação deste conhecimento e de suas habilidades, que aos poucos tornarão independente e mais autônoma”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (136.6 Kb)   docx (23.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com