TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIVERSIFICAÇÃO CORPORATIVA

Trabalho Universitário: DIVERSIFICAÇÃO CORPORATIVA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2013  •  711 Palavras (3 Páginas)  •  5.516 Visualizações

Página 1 de 3

DIVERSIFICAÇÃO CORPORATIVA

O que é estratégia corporativa? E quais aspectos ajudam na sua formulação?

A estratégia corporativa engloba decisões sobre o escopo organizacional (de que negócios a corporação deve participar), sobre relacionamentos entre unidades de negócios (determina se e em que extensão o nível corporativo procurará agregar valor às unidades de negócios) e sobre diversificação (o grau e a forma de diversificação da corporação).

Aspectos: Teste de atratividade: o setor deve ser estruturalmente atraente, ou, pelo menos, potencialmente atraente, o que implica, normalmente, na existência de altas barreiras de entrada. Teste de custo de entrada: os custos de entrada no negócio não podem pôr em risco sua rentabilidade futura; "...quanto mais atraente for o novo setor, mais alto será o custo de entrada (Porter, 1997, p. 93). Teste de melhoria da situação: a nova empresa precisa obter uma vantagem competitiva quando integrar uma nova corporação, a qual deverá se beneficiar com a nova unidade de negócio.

Existem três tipos de diversificação corporativa, cite e explique resumidamente cada uma delas.

R: Diversificação corporativa limitada - Ocorre quando toda ou maior parte das atividades de negócio da empresa se enquadram num único setor ou mercado geográfico, e os recursos e capacidades não são utilizadas para além de um único produto ou mercado, classifica-se em “negócio único”, sendo assim as empresas de negócio único, possuem apenas um produto, como exemplo a Souza Cruz, possue como responsável por 95% da receita a produção e comercialização de cigarros.

Diversificação corporativa relacionada - Essa relação ocorre, basicamente, sob duas formas: quando todos os negócios compartilham um número significativo de vínculos (insumos, fornecedores, clientes, tecnologia da informação, por exemplo), a estratégia de diversificação corporativa é chamada de relacionada restrita; e se o conjunto de negócios está relativamente pouco vinculado e/ou possuem diferentes tipos de vínculos entre si, a estratégia de diversificação corporativa é chamada de relacionada vinculada. Como exemplo a Pepsico foca seus diversos negócios na oferta de produtos aperitivos, possibilitando o uso de uma única capacidade geral da fábrica para ganhar vantagem competitiva em seus negócios.

Diversificação corporativa não relacionada - ocorre quando uma empresa possui múltiplos negócios, mas sem nenhum deles apresentar domínio (não representam mais de 70% da receita da organização) e com pouco ou nenhum vínculo, um exemplo é a Royal Philips Eletronics, líder global em cuidados com saúde, iluminação e produtos de consumo e estilo de vida, que possui múltiplos negócios não relacionados, como produtos de consumo (TV, barbeadores elétricos, áudio e vídeo), produtos voltados à área da saúde (equipamentos médicos e hospitalares) e produtos de iluminação (lâmpadas, reatores).

- Quando ocorre a diversificação corporativa relacionada?

Diversificação Relacionada ocorre quando a empresa acrescenta ou amplia a sua linha de produção existente ou mercado. Nestes casos, a empresa inicia a produção de um novo produto ou entra num novo mercado relacionado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com