TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA MEDIANDO A INTERAÇÃO INCLUSIVA

Trabalho Escolar: DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA MEDIANDO A INTERAÇÃO INCLUSIVA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2014  •  4.711 Palavras (19 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 19

DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA MEDIANDO A INTERAÇÃO INCLUSIVA

Resumo:

Neste trabalho, analisarei o papel e a construção da docência na EAD, tendo como foco a mediação pedagógica e inclusiva. É o resultado de um estudo pautado nas discussões e atividades realizadas ao longo da disciplina de Metodologia do Ensino Superior. Ao criar condições de acesso ao conhecimento e aprofundamento nos estudos, para uma parcela cada vez maior da população, a EAD exige novas estratégias didáticas. Assim, repensar a docência na EAD aliando a teoria e a prática foi o caminho esboçado para a construção de uma aprendizagem significativa para a formação e atuação docente. A legislação brasileira estabelece o direito de todos ao ensino regular, público e gratuito. Por isso o educador deve estar apto a receber com respeito e profissionalismo todo tipo de demanda educativa, avaliando o seu processo de aprendizagem de modo dinâmico e continuo. Embora tendo a mesma dignidade, as pessoas de um ponto de vista físico, social e cultural, não são iguais. Há muitas diferenças entre os seres humanos, ao mesmo tempo em que todos têm o mesmo direito de serem tratados com igualdade.

PALAVRAS - CHAVES: Docência na educação a distância - Inclusão - Mediação – Socialização

1. INTRODUÇÃO:

O propósito deste estudo é refletir sobre a docência na EAD, a partir da atividade de construção de uma proposta pedagógica para a modalidade a distância, enfatizando o papel da docência e a interação e mediação pedagógica no processo de ensino-aprendizagem junto a inclusão. O processo de construção desta atividade se deu a partir de algumas leituras e discussões realizadas durante as aulas da disciplina de metodologia do ensino superior. As situações vivenciadas pelos docentes em uma sala de aula, virtual ou não, são únicas, o que requer uma reflexão sobre a preparação docente para lidar com as diferentes situações.

Por isso é essencial uma formação integral e consistente desse profissional. Neste sentido, discorrerei ao longo deste trabalho sobre o tema na perspectiva da construção e atuação do/a professor/a que nem sempre se encontra fisicamente com o estudante, mas podem estar conectados, interligados por tecnologias, principalmente as telemáticas, como a Internet, ou também o correio, o rádio, a televisão, o vídeo, o Cd Rom, o telefone, o fax, o celular, o Ipod, o notebook, entre outras tecnologias semelhantes.

A prática da educação a distância (EAD) tem sido concretamente uma prática educativa, isto é, de interação pedagógica, cujos objetivos, conteúdos e resultados obtidos se identificam com aqueles que constituem, nos diversos tempos e espaços, a educação como projeto e processo humanos, histórica e politicamente definidos na cultura das diferentes sociedades.

Porém, nas décadas de 1970 e 1980, passou-se a conceituar a EaD pelo que ela é, ou seja, a partir das características que determinam os seus elementos constitutivos. Nessa perspectiva, o conceito mais objetivo de Educação a Distância é o de uma modalidade de ensino que funciona através de um processo educativo sistemático e organizado que tem como característica fundamental a separação físico-espacial entre professores e alunos, que interagem de lugares distintos, através de meios tecnológicos diversos, que possibilitam uma interação bidirecional, ou seja, uma interação de dupla via.

Embora a educação implique comunicação de informações e conhecimentos, estímulo ao desenvolvimento de habilidades e atitudes, que constituem o que denominamos ensino, implica também e necessariamente a apropriação, por parte dos sujeitos, das informações e conhecimentos comunicados, das habilidades e atitudes estimuladas, apropriação denominada aprendizagem.

Além disto, a educação implica processos pessoais e sociais de relação entre o ensinado e aprendido e a realidade vivida, no contexto cultural situado, produzindo – pessoal e coletivamente – a existência social e individual. Mesmo quando se fala da educação institucionalizada, a prática tem demonstrado a impossibilidade de êxito de abordagens limitadas fora do contexto da prática social, da educação como puro processo de transmissão e ensino, da educação como aprendizagem de conteúdos sem relação com a apropriação transformadora da realidade.

São estas visões reducionistas que levam a concepções também distorcidas da educação a distância, aceitando que projetos limitados à veiculação de informações por diferentes e mais ou menos sofisticados meios de comunicação sejam denominados como de ensino/educação a distância. A educação à distância só se realiza quando um processo de utilização garante uma verdadeira comunicação bilateral nitidamente educativa. Uma proposta de ensino/educação à distância necessariamente ultrapassa o simples colocar materiais instrucionais a disposição do aluno distante.

2. TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS

2.1. TENDENCIAS

A mundialização das relações econômicas e políticas fará com que sejam delineados cenários que acompanhem todas as transformações e mudanças ocorridas. Neste processo, a interdependência será intensificada, fazendo com que os países promovam os agentes necessários em direção a um desenvolvimento que vise diminuir as desigualdades sociais e econômicas entre os povos. Essas transformações determinarão mudanças na estrutura produtiva, como o surgimento e o desaparecimento de ocupações que exigirão cada vez mais a participação de profissionais qualificados para atender às mudanças do mercado de trabalho.

Para atender à demanda dessa sociedade, caracterizada pelos avanços científicos e tecnológicos e centrada no bem estar do indivíduo, a educação tem um importante papel nessas discussões, que colocarão em evidência as novas necessidades do homem, preparando-o para viver numa sociedade em contínua mudança.

Nesse processo, a abordagem da educação, mesmo como variável independente, deve buscar estratégias para desenvolver uma mudança continuada, mediante o reforço de conteúdos já existentes ou novos, em consonância com os surgimentos dos avanços da ciência e da tecnologia. Os estudos sobre a questão registram que o saber nessa sociedade estará centrado no indivíduo e que sua dimensão será dada em função do tempo, do espaço e das situações de vida. O rápido desenvolvimento da sociedade moderna concorreu para que os equipamentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.9 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com