TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL TERAPÊUTICA OU ESTÉTICA: EXISTE DIFERENÇA

Por:   •  12/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  544 Palavras (3 Páginas)  •  751 Visualizações

Página 1 de 3

ANEXO 1 – CHECKLIST DE DRENAGEM LINFÁTICA FACIAL

  1. Evacuação dos linfonodos supraclaviculares, cervicais, submentual, submandibulares, paratídeos, mastoideos e occipitais. Número de repetições de 3 a 5 movimentos de evacuação (compressão e descompressão) em todos os linfonodos citados anteriormente.
  2. Captação da linfa com movimento em espiral (de nadar) em cima do músculo esterno cleido occipto mastoideo.
  3. Captação da linfa com movimento em espiral (de nadar ) em cima do mm. Mentual em direção ao linfonodo submentual .
  4. Captação da linfa com movimento em espiral (de nadar com os dedos) no músculo depressor do labio inferior da boca (ao redor do mm. Mentual) em direção ao linfonodo submandibular.
  5. Captação da linfa com movimento em espiral (de nadar com os dedos) na rima bucal (canto da boca) em direção ao linfonodo submandibular
  6. Captação da linfa com movimento em espiral (de nadar com os dedos) no mm. orbicular da boca superior, passa pelo sulco nasogeniano em direção ao linfonodo submandibular.
  7. Captação da linfa com movimento em espiral (de nadar com os dedos) no mm. elevador da asa do nariz em direção ao linfonodo submandibular.
  8. Captação da linfa com movimento em espiral (de nadar com os dedos) na região nasal, dividindo em 3 porções (ponta, meio e ápice do nariz) deixando a linfa ao lado do osso nasal.
  9. Captação da linfa com movimento em espiral (de nadar com os dedos) da região lacrimal, descendo pelo sulco nasogeniano em direção ao linfonodo submandibular.
  10. Captação da linfa com movimento em espiral (de nadar com os dedos) da região  do osso zigomático até o linfonodo  parotídeo.
  11. Captação da linfa com movimento em espiral (de nadar com os dedos) da região  do orbicular do olho inferior até o  linfonodo  parotídeo.
  12. Captação da linfa com movimento de “onda” para lateral (com todos os dedos, exceto polegar) da região do orbicular do olho (globo ocular / em cima do olho) até o canto do olho.
  13. Captação da linfa com movimento em espiral (de nadar com os dedos) da região do canto do olho até o  linfonodo  parotídeo.
  14. Captação da linfa com movimento em pinça (dedos indicadores e polegares) da região da sobrancelha até o final da mesma ou até o  linfonodo  parotídeo.
  15. Captação da linfa com movimento em espiral (de nadar com osdedos) da região frontal (dividir a testa em duas ou três faixas) até o linfonodo  parotídeo.
  16. Captação da linfa com movimento em espiral (de nadar com os dedos) da inserção do cabelo (testa) até o linfonodo parotídeo.
  17. Captação da linfa com movimento em espiral (de nadar com os dedos) logo atrás da inserção do cabelo (dois dedos após a inserção do cabelo) até o linfonodo parotídeo.

OBS: Virar a cabeça do cliente para uma das laterais e na sequência realizar a captação primeiro de um lado e depois o outro:  

  1.  Captação da linfa com movimento em bombeamento (punho, mão, dedo e volta) da região parietal até o linfonodo mastoideo.
  2. Captação da linfa com movimento em bombeamento (punho, mão, dedo e volta) da região occipital até o linfonodo occipital (na mesma posição).

OBS: Finalizar a técnica com evacuação dos linfonodos de trás para frente (occipitais, mastoideos e parotideos, submandibulares, submentual, cervicais, supraclaviculares).

OBS: Sequência Adaptada pela profa. Vanessa Lacerda

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (46.2 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com