TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

De Quem E A Decisao Final Sobre A Escolha De Um Candidato

Dissertações: De Quem E A Decisao Final Sobre A Escolha De Um Candidato. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2013  •  3.624 Palavras (15 Páginas)  •  673 Visualizações

Página 1 de 15

Índice

Introdução 2

Agradecimento 3

Estudo de recrutamento, selecção e colocação. 4

Selecção e recrutamento 4

RECRUTAMENTO DE PESSOAS 6

RECRUTAMENTO INTERNO 6

RECRUTAMENTO EXTERNO 6

RECRUTAMENTO MISTO 7

SELEÇÃO DE PESSOAL 7

COMPETÊNCIAS 8

PERFIL ORGANIZACIONAL E RECRUMENTO E SELEÇÃO 9

RESPONSAVEIS PELA SELECAO DE PESSOAL 10

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS 12

Aspectos fundamentais da moderna Gestão de Pessoas 13

OBJETIVOS DA GESTÃO DE PESSOAS 14

A interacção entre especialistas de RH e gerentes de linha 16

Conclusão 18

Bibliografia 19

Introdução

O objectivo do trabalho é analisar e avaliar as formas de recrutar e seleccionar pessoas, visto que os recursos humanos são factores importantíssimos para o funcionamento de uma organização.

As empresas tentam de todas as formas conquistar vantagens competitivas através de um diferencial em sua administração, por exemplo, o que na actualidade só é possível através de pessoas. São as pessoas que podem propiciar um diferencial nos produtos e serviços oferecidos às empresas e é através dos recursos humanos que as empresas serão capazes de colocar no mercado produtos e serviços suficientemente competitivos. Com a observação desse fato, surge a necessidade de estudos mais detalhados sobre recursos humanos; por ser uma área muito abrangente, o enfoque neste trabalho está no recrutamento e selecção, pois, através desses processos que os candidatos ingressam nas empresas e se tornam funcionários. Faz se necessário avaliar as formas de recrutar e seleccionar pessoas, visto que os recursos humanos são factores importantíssimos para o funcionamento de qualquer organização. Sua importância pode variar de acordo com o grau de automatização dos processos. É importante observar também os impactos de um recrutamento e selecção feito de forma errada, analisar os custos e a perda de tempo na substituição de um empregado ou até mesmo os prejuízos causados pelo mesmo, que pode não realizar suas tarefas de forma produtiva e também a insatisfação do funcionário trabalhando em um local onde o mesmo não está apto.

Agradecimento

É importante também frisar os nossos estimados agradecimentos ao professor por proporcionar um tema de género.

Que com certeza ajudara na melhor percepção e compreensão do tema abordado de diferente maneiras, na escola tanto como fora dela.

Estudo de recrutamento, selecção e colocação.

Selecção e recrutamento

Gestão de recursos humanos, gestão de pessoas ou ainda administração de recursos humanos, conhecida pela sigla 'RH'. É uma associação de habilidades e métodos, políticas, técnicas e práticas definidas com objectivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano. Tem por finalidade seleccionar, gerir e nortear os colaboradores na direcção dos objectivos e metas da empresa.

“Recrutamento” é um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização. É basicamente um sistema de formação, através do qual a organização divulga e oferece ao mercado de recursos humanos, oportunidades de emprego que pretende preencher. O Recrutamento é feito a partir das necessidades presentes e futuras dos Recursos Humanos da organização. Esse recrutamento requer um cuidadoso panejamento.

O processo de selecção é um processo de “duas mãos”, ou seja, a empresa escolhe e é escolhida.

Uma área de Recrutamento e Selecção actuando de forma mais estratégica pode, a partir do entendimento do plano estratégico da empresa e do acompanhamento dos indicadores de gestão, planejar, antecipadamente, as demandas em relação ao preenchimento de vagas.

No mercado de trabalho hoje se busca um profissional que alie competências técnicas às comportamentais. Mas por quê? Em um ambiente onde o tempo é determinante, muitas empresas optam por buscar profissionais já capacitados, pois estes darão um retorno mais rápido às organizações. No entanto, num ambiente em constantes transformações onde a vantagem competitiva das empresas está na actuação sinérgica dos seus colaboradores, competências como comunicação, relacionamento interpessoal, cooperação, habilidade em lidar com mudanças, solução de problemas e conflitos, visão sistémica e empreendedora tem sido o diferencial na escolha dos candidatos. Para níveis de gestão não podemos esquecer das competências voltadas a gestão de pessoas

Hoje em dia, aumentou-se a procura por pessoas eficazes e dinâmicas, capazes de aumentar a perspectiva de vida das empresas e, consequentemente, alcançar o sucesso. O processo para fazer com que essas pessoas trabalhem é de extrema importância para a empresa que, quer chegar ao sucesso.

Os objectivos organizacionais podem ser atingidos somente com, e através de pessoas, por isso a importância do cuidado com a condução do processo de selecção.

O objectivo maior da selecção é contratar os melhores dentre os candidatos, um processo pelo qual se faz a escolha dos candidatos que possuam o perfil necessário para ocupar o cargo.

Quando feita adequadamente garante a entrada de pessoas de alto potencial e qualidade na organização, que é o objectivo de qualquer empresa, pois o lado humano da empresa deve apresentar coerência em termos de políticas e práticas de recrutamento e selecção.

O alinhamento dos recursos humanos à estratégia da empresa é muito importante, visto que o panejamento estratégico é uma poderosa ferramenta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com