TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Declaração de abertura

Por:   •  28/6/2019  •  Resenha  •  1.317 Palavras (6 Páginas)  •  1.475 Visualizações

Página 1 de 6

Trabalho 1: DECLARAÇÃO DE ABERTURA.

QUESTÃO 1

R: A importância da declaração de abertura é apresentar às partes ao processo de mediação, explicando‑lhes como ele se desenvolve, quais as regras que deverão ser seguidas, sempre no intuito de deixá‑las confortáveis com o processo em si, como também de evitar futuros questionamentos quanto a seu desenvolvimento. Cabe ressaltar que sessão de abertura não deve se prolongar demasiadamente – para mediações judiciais recomenda‑se uma declaração de abertura de aproximadamente quatro minutos. É fundamental que o Mediador utilize-se de uma lista de verificação para fazer a declaração de abertura, no entanto, caso o Mediador escolha por não utilizá la poderá sofrer consequências tais como: o esquecimento de algum desses pontos da lista pode colocar o mediador em uma situação delicada; como ter de explicar regras da mediação após uma das partes ter incorrido em prática danosa e prejudicial. Memorizar uma lista na declaração de abertura fará com que esta soe artificial bem como acrescenta uma tensão desnecessária ao mediador em suas experiências autocompositivas e além disso, qualquer esquecimento de algum ponto, por parte do Mediador, transmite às partes desorganização na condução da mediação.

QUESTÃO 2

R: Porque o advogado exerce um importante papel que é o de apresentar soluções criativas para que se atendam aos interesses das partes bem como o de esclarecer quais os direitos de seus representados.

Recepcionando advogados antes da mediação:

“Gostaria de agradecer a presença dos ilustres advogados que representam as partes, suas participações nessa mediação serão de grande valia. A presença de bons advogados são muito importantes para mediações na medida em que apresentam soluções criativas para as questões que nos trouxeram aqui e ao mesmo tempo asseguram que ninguém abrirá mão de quaisquer direito sem estar plenamente consciente desta renúncia e dos ganhos dela decorrentes. Além disso, gostaria de deixar claro, principalmente para as partes que, como este é um processo que envolve não apenas direitos, mas também outros interesses mais amplos, na maior parte da mediação os advogados não se manifestam e isso significa que eles estão desempenhando adequadamente seus papéis, eles desejam que as partes se expressem livremente para que possam se entender diretamente. É importante ressaltar a importância do advogado na mediação, através da contribuição com a solução do litígio e a economia de tempo gerada por esse trabalho, com isso utilizo do momento para perguntar se, por acaso, já foram estipulados entre as partes e seus advogados os honorários conciliatórios. Caso não tenham estabelecidos, aproveitem para debater sobre a questão antes de iniciarmos a conversa…….”

Declaração de abertura (CHECK-LIST)

Boa tarde.

Meu nome é João Paulo.

Vocês podem me chamar João.

Inicialmente, gostaria de dar as boas-vindas à todos!

Além da minha presença, também estarão presentes nesta sala os seguintes observadores Carlos e Solange, os quais estão aqui, apenas, para supervisionar e analisar o meu trabalho e não farão qualquer tipo julgamento ou interrupção na sessão de mediação.

Eu gostaria de estar confirmando seus nomes: a senhora se chama Maria Roberta de Souza e o Senhor Juliano Fagundes, correto? Como gostariam de ser chamados? “Pode me chamar pelo segundo nome, Roberta”. E você? “Pode me chamar de Juliano”.

Eu gostaria de estar confirmando os nomes dos advogados que acompanham a senhora Roberta e o senhor Juliano: o senhor se chama? “Carlos Eduardo da Silva, mas pode me chamar de Carlos”, E o senhor? “Henrique Gomes, mas pode me chamar de Henrique”.

Eu gostaria da documentação e também que todos, por gentileza, desliguem os aparelhos celulares para que não tenhamos interrupções durante a sessão.

É muito importante ressaltar que quando uma pessoa esteja falando, ela não seja interrompida, caso haja algum tipo de observação a ser realizada, utilizem o papel e a caneta que fornecemos para que esta seja anotada e deixe para o momento oportuno para expor sua preocupação.

Algum de vocês já participou de uma mediação?

Caso alguém de vocês já tenha participado de uma mediação antes, gostaríamos de explicar a minha maneira de trabalho, pois mediadores adotam métodos de trabalho um pouco distintos um do outro.

Irei passar alguns minutos para explicar o processo de mediação e os papéis de todos os envolvidos, mas primeiramente gostaria de expor que toda sessão de mediação é regida pelos princípios da confidencialidade, imparcialidade, voluntariedade e autonomia das partes, isto é, tudo que será dito aqui, nesta sessão, não sairá daqui, estamos todos aqui de forma voluntária e espontânea. E ainda, eu não sou Juiz e não estou aqui para julgar qualquer uma das partes, a minha participação é de forma neutra e imparcial, não tenho poder decisório e não imponho uma decisão a ninguém e por fim, é importante destacar que vocês, as partes, estão mediante acordo de vontades, capazes de estipular livremente, como melhor lhes convier.

Eu

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (119.6 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com