TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Deficientes Fisicos

Dissertações: Deficientes Fisicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  1.404 Palavras (6 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 6

O contexto atual do Brasil nos faz refletir sobre o passado desta nação, que foi marcado por processos econômicos, muitas vezes desfavoráveis para a população mais humilde. Por outro lado, crescimento da exclusão social sofreu uma profunda modificação, para o período de 1980 e 2000 e manifestando, nos dias atuais, a combinação de baixa expansão das atividades econômicas com o avanço do regime político democrático. Sendo esta política demacrática responsável por uma maioria das desigualdades.

No Brasil, a explosão da violência urbana revelou de maneira combinada com a desigualdade, o desemprego e a escassez de perspectiva, mobilidade social que tende a subir, as condições de produção e reprodução da nova exclusão social. Levando isto em consideração, Brasil precisa de uma reforma social que seja capaz de possibilitar a distribuição justa da renda nacional. A ausência dessa justa distribuiçao impõe uma maior desigualdade de renda e uma pressão em meio ao mercado de trabalho. Aí surge a insuficiência de renda, fazendo com que a população jovem do país desloque-se precocemente do sistema escolar para o mundo do trabalho. A exclusão social foi marcada por novos processos intensos e históricos, mesmo com a redemocratização, a aprovação da Constituição de 1988 e a expansão das políticas sociais. Por isso, os baixos níveis de renda se mantém e o desemprego vem rompendo com vínculos sociais. Existe um aumento do anseio por padrões de consumo e a violência desponta como fator de dessocialização. Nossa sociedade vivencia um processo de expansão dos ricos que conforma um circuito restrito de ampliação da riqueza que não gera empregos mas, vive da permanente inconsciência das classes da produção e do trabalho. :

O Brasil apresenta uma péssima distribuição de renda. Segundo o IDS (indicador de exclusão social), nosso país possui taxas de homicídio superiores a países em guerra civil. Confirmando o fortíssimo índice de violência gerada, principalmente, a partir da desigualdade social e das diversidades encontradas numa mesma sociedade.

É válido ressaltar que a violência em nossa sociedade se dá, também, pela falta de emprego, o uso de drogas, a desocupação, o alcoolismo e a gravidez precoce. Mas, certos tipos de violência acontecem por causa de algumas culturas que apoiam atitudes violentas. Sendo essas pessoas escravas de práticas desumanas próprias de sua vivência.

A realidade dessa sociedade atual é a forte exposição à violência. Levando as pessoas a adotarem medidas de autoproteção que as distanciam ainda mais umas das outras e as relações são permeadas pela falta de consideração com o outro e que cada um zela pelo seu próprio bem-estar.

Analisando criticamente esse contexto histórico de violência no Brasil, podemos ver nossa sociedade numa situação de extremo atraso nos processos democráticos que tenham efeito imediato para toda população.

Seguindo a linha de vários tipos de discriminação podemos destacar a questão das pessoas com deficiência.

Existem diferentes formas de ver a deficiência. As explicações e crenças compartilhadas sobre o que seja, além de contribuir para o desenvolvimento de ações que tanto podem favorecer quanto interditar a inserção social e o trabalho das pessoas com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com