TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definições De Marketing

Trabalho Escolar: Definições De Marketing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2013  •  395 Palavras (2 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 2

Definições de marketing e suas atualizações

As últimas publicações sobre as definições de Marketing, nitidamente fazem alusão ao foco no consumidor ou aos clientes – AMA 2008 com as definições de 2004 e 2007, KOTLER 2000, KOTLER 1999 e KOTLER e ARMSTRONG 1998. Essa tendência coloca a devida ênfase no grupo que possui o verdadeiro poder na equação vendas – aqueles que compram os produtos, e não os que vendem.

A satisfação do consumidor tem sido alvo das empresas através de ações de Marketing de Relacionamento e, desde então, vários autores clássicos, como Philip Kotler tem se dedicado ao assunto.

No quadro abaixo, podemos visualizar as atualizações de Marketing, a partir do ano de 1985, pela AMA - American Marketing Association.

AUTOR ANO DEFINIÇÃO DE MARKETING

AMA - American Marketing Association 1985 “É o processo de planejar e executar a concepção, preço, promoção e distribuição de ideias, bens e serviços para criar trocas que satisfaçam objetivos individuais e da organização”.

Philip Kotler e Gary Armstrong 1998 “Marketing é a entrega de satisfação para o cliente em forma de benefício”.

Philip Kotler 1999 “Marketing é a ciência e a arte de conquistar e manter clientes e desenvolver relacionamentos lucrativos com eles”.

Philip Kotler 2000 “Marketing é o processo por meio do qual, pessoas e grupos de pessoas, obtêm aquilo de que necessitam e que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros”.

AMA - American Marketing Association 2004 “Marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos para criar, comunicar e distribuir valor aos clientes e para administrar o relacionamento com clientes de forma que beneficie a organização e os seus Stakeholders”.

AMA - American Marketing Association 2007 “Marketing é a atividade, conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, distribuir e efetuar a troca de ofertas que tenham valor para consumidores, clientes, parceiros e a sociedade como um todo”.

Podemos perceber que as mais antigas definições, apresentam características do “Marketing Neandertal”, traduzindo das seguintes formas:

 Equiparar marketing a vendas;

 Enfatizar a conquista de clientes, e não a manutenção dos mesmos;

 Planejar cada ferramenta de comunicação separadamente em vez de integrá-las;

 Vender o produto em vez de tentar compreender e atender às reais necessidades dos clientes.

Com todos esses dados, percebemos que o resultado é que o novo marketing se transforma de acordo com o processo de aprendizado contínuo. Sendo assim, a empresa ganha conhecimento ao interagir com os clientes e o mercado, e dessa maneira consegue se adaptar e competir à altura no mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com