TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definições De Ética E Cidadania

Trabalho Universitário: Definições De Ética E Cidadania. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  1.770 Palavras (8 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 8

Definições de Ética e Cidadania

Definições de Ética e Cidadania

Ethos – ética em grego – designa a moradia humana. O ser humano separa uma parte do mundo para moldando-a ao seu jeito, construir um abrigo protetor e permanente.

A ética como morada humana não é algo pronto e construído de uma só vez.

O ser humano está sempre tornando habitável a casa que construí para si.

Ético significa, portanto, tudo aquilo que ajuda a tornar melhor o ambiente para que seja uma moradia saudável materialmente sustentável, psicologicamente integrada e espiritualmente fecundada.

Leonardo Boff, A Águia e a Galinha.

O que é Ética?

A ética não se confunde com moral. A moral é a regulação dos valores e comportamentos legítimos por uma determinada sociedade, um povo, uma religião, uma certa tradição cultural etc. Há morais específicos, também, em grupos sociais mais restritos, uma instituição, um partido...Há, portando, muitas e diversas morais. Isto significa dizer que uma moral é um fenômeno social particular, que não tem compromisso com a universalidade, isto é, como o que é valido e de direito para todos os homens. Exceto quando ataca. Justifica-se dizendo universal, supostamente valida para todos. Mas, então, todas e quaisquer normas morais são legitimas? Não deveria existir alguma forma de julgamento da validade das morais? Existe e essa forma é o que chamamos de ética. A ética é uma reflexão critica sobre a moralidade. Mas ela não é puramente teoria. A ética é um conjunto de princípios e disposições voltados para a ação, historicamente produzidos, cujo objetivo é balizar as ações humanas. A ética existe como uma referencia para os seres humanos em sociedade, d modo tal que a sociedade possa se tornar cada vez mais humana. A ética pode e deve ser incorporada pelos indivíduos, sob a forma de uma atitude diante da vida cotidiana, capaz de julgar criticamente os apelos críticos da moral vigente. Mas a ética, tanto quanto a moral, não é um conjunto de verdades fixas, imutáveis. A ética se move, historicamente, se amplia e se adensa. Para entendermos com isso acontece na historia da humanidade, basta lembrarmos que, um dia, a escravidão foi considerada "normal" (natural). Entre a moral e a ética há uma tensão permanente: a ação moral busca uma compreensão e uma justificação critica universal, e a ética, por sua vez, exerce uma permanente vigilância critica sobre a moral, para reforça-la ou transforma-la.

Porque a ética é necessária e importante?

A ética tem sido o principal regulador do desenvolvimento histórico-cultural da humanidade. Sem ética, ou seja, sem a referencia a princípios humanitários fundamentais comuns a todos os povos, nações religiões, etc, a humanidade já teria se despedaçado ate a auto-destruição. Também é verdade que a ética não garante o processo moral da humanidade. O fato de que os seres humanos são capazes de concordar minimamente entre si sobre princípios como justiça, igualdade de direitos, dignidade da pessoa humana <cidadania plena, solidariedade, etc...>, cria chances para que esses princípios possam vier a ser postos em pratica, mas não garante o seu cumprimento. As nações do mundo já entraram em acordo em torno de muitos desses princípios. A "Declaração Universal dos Direitos Humanos", pela ONU (1948), é uma demonstração de o quanto a ética é necessária e importante. Mas a ética não basta como teoria, nem como princípios gerais acordados pelas nações, povos, religiões, etc. nem basta que as Constituições dos países reproduzam esses princípios (como a Constituição Brasileira o fez, em 1988). E preciso que cada cidadão e cidadã incorpore esses princípios como uma atitude pratica diante da vida cotidiana, de modo a pautar por eles seu comportamento. Isso traz uma seqüência inevitável: freqüentemente o exercício pleno da cidadania (ética) entra em colisão frontal com a moral vigente. Ate porque amoral vigente, sob pressão dos interesses econômicos e de mercado, está sujeita a freqüentes e graves degenerações.

Visitando um antigo cemitério, impressionou-me a inscrição, na lapide de uma mulher, de um epitáfio colocado por sua família. Dizia: "Ela fez o que pode". Acho que não existe melhor resumo para uma vida vem vivida, uma vida eticamente vivida. Ela fez o que pode. Mas não fez, porque mais não podia fazer. Mas, e principalmente isso, não fez menos do que podia fazer. Com o que ganhou o respeito, a admiração e afeto de sua família e, certamente, de muitas outras pessoas. Somos éticos quando fazemos, pelos outros, tudo o que podemos fazer, tudo o que está ao nosso alcance de fazer. Ética é isso, é a pratica do bem ate o limite de nossas forcas. Quando atingimos esse limite, temos a satisfação do dever cumprido. E a primeira condição para encontrarmos a felicidade.

Moacyr Scliar

Por que e a quem a falta de ética prejudica?

A falta de ética mais prejudica a quem tem menos poder (menos poder econômico, cultural e político). A transgressão aos princípios éticos acontece sempre que há desigualdade e injustiças na forma de exercer o poder. Isso acentua ainda mais a desigualdade e a injustiça. A falta ou a quebra da ética significa a vitória da injustiça, da desigualdade, da indignidade, da discriminação. Os mais prejudicados são os mais pobres, os excluídos.

A falta de ética prejudica o doente que compra remédios caros e falsos, prejudica a mulher, o idoso, o negro, o índio, recusados no mercado de trabalho ou nas oportunidades culturais, prejudica o trabalhador que tenta a vida política, prejudica os analfabetos no acesso aos bens econômicos e culturais, prejudica as pessoas com necessidades especiais (físicas ou mentais) a usufruir da vida social, prejudica com a discriminação e a humilhação os que não fazem a opção sexual esperada e induzida pela moral dominante, etc.

A atitude ética, ao contrario, é includente, tolerante e solidária: não apenas aceita, mas também valoriza e reforma a pluralidade e a diversidade, porque plural e diversa e a condição humana. A falta de ética instaura um estado de guerra e de desagregação, pela exclusão. A falta de ética ameaça a humanidade.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com