TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Demato Funcional

Pesquisas Acadêmicas: Demato Funcional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/8/2014  •  1.449 Palavras (6 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 6

Sistema Endócrino

Hormônios Tireoidianos

Na tireoide humana normal, a distribuição média de compostos iodados é de 23% de monoidotirosina, 33% de diiodotirosina, 35% de tretaiodotrionina (T4) e 7% de triiodotrionina (T3).

São secretados cerca de 80 microgramas de T4 e cerca de 40 microgramas de T3 por dia.

Esses hormônios penetram nas células e ligam-se aos receptores nos núcleos, exercendo possivelmente sua ação sobre o ácido desoxirribonucléico (DNA) que aumenta a síntese do ácido ribonucleico-mensageiro (RNAm) e do ácido ribonucleico-ribossômico (RNAr).

Sua meia-vida biológica é longa, cerca de 6 a 7 dias e 99,98% do T4 plasmático encontra-se unido ás proteínas.

Já o T3 tem menor ligação às proteínas quando comparado ao T4, relacionando o fato que o T3 tem a meia-vida mais curta e suas ações nos tecidos são muito mais rápidas. Sua ação depende do nível de secreção de catecolaminas e, também, da taxa metabólica antes da dose exógena. A secreção de TSH é inibida pela elevação dos hormônios tireoidianos livres e estimulada pela queda dos mesmos.

Hormônios Gonadotrópicos

A glândula hipófise anterior secreta dois hormônios que são essenciais ao funcionamento adequado dos ovários:

• O hormônio folículo-estimulante (FSH) – Estimulação do Crescimento Folicular, produzem estrogênio para desenvolvimento do folículo, e

• O hormônio luteinizante (LH) – Estimulação da Ovulação e Formação do Corpo Lúteo, produzem progesterona, para manutenção do corpo lúteo.

O FSH e o LH exercem um feedback negativo sobre o hipotálamo, inibindo a secreção do fator liberador de FSH (FSH-RH) e do fator liberador de LH (LH-RH).

São responsáveis pelo início da vida sexual na joem em crescimento; regulação do ciclo feminino mensal e variações da secreções de estrogênio e progesterona.

Hormônios Ovarianos

Os hormônios ovarianos são produzidos a partir da adolescência. E são responsáveis, principalmente, pela proliferação e o crescimento de células específicas do organismo e pelo desenvolvimento da maioria das características sexuais secundarias femininas.

O estrogênio é na verdade um conjunto de hormônios, são eles: estradiol, estriol e estrona, sendo o mais importante deles o estradiol.

Ele faz com que células, em várias partes do corpo, proliferem – isto é, aumentem em número. Faz com que as células lisas do útero proliferem, havendo um aumento de duas a três vezes maior do que o da criança após a puberdade. Também causa o aumento da vagina, desenvolvimento dos grandes e pequenos lábios, crescimento de pelos pubianos, alargamento pélvico, crescimento das mamas, deposição de tecidos adiposos em áreas femininas características, como as coxas e os quadris.

Em resumo, é responsável por todas as características que diferem o sexo feminino do sexo masculino. Ele exerce efeitos muito importante sobre o revestimento interno do útero (o endométrio).

A progesterona é o hormônio da gravidez sendo que sua função mais importante é promover alterações secretoras no endométrio, assim preparando o útero para a implantação do óvulo fertilizado e com o preparo da mama para a secreção do leite. Fazendo com que as células glandulares, tanto do endométrio uterino como das mamas, aumentem de tamanho e se tornem intensamente secretoras. Ela inibe as contrações do útero e impede esse útero de expulsar um ovulo fertilizado que está tentando se implantar ou um feto em desenvolvimento.

Puberdade e Menopausa

A puberdade é o início da vida reprodutiva, ocorre na maioria das jovens entre 11 e 16 anos. Em geral tem início com a primeira menstruação (menarca) que coincide com o surgimento de uma série de transformações no corpo que já vinham se manifestando na fase conhecida como pré-puberal.

Durante os dois anos seguintes à primeira menstruação os ciclos podem ser ainda irregulares, mais longos ou mais breves.

Suas transformações são resultados da atividade dos ovários, sobre a qual atua a hipófise.

A puberdade não proporciona apenas mudanças físicas mas, sobretudo, psicologicamente. As alterações hormonais despertam a sensibilidade sexual e, consequentemente, é neste período que muitos adolescentes começa esporadicamente a ter relações sexuais.

O termino da vida reprodutiva feminina, isto é, a idade quando a mulher cessa de ter ciclos menstruais, acontece na mulher média, em torno dos 45 anos. Este evento é mais conhecido como menopausa/climatério, nome que se dá à ultima menstruação.

No entanto, em muitas mulheres, a menopausa se anuncia por irregularidades menstruais, menstruações mais escassas, hemorragias, menstruações mais ou menos frequentes. Outros sinais e sintomas característicos como ondas de calor (fogachos), alterações do sono, da libido e do humor, bem como atrofia dos órgãos genitais, aparecem em seguida.

Todos os óvulos que a mulher produzirá ao longo da vida têm sua origem em células germinativas (ou folículos) dos ovários já presentes no instante do nascimento. Essa RESERVA é usada desde a primeira menstruação (menarca) até a última (menopausa). Mulher nenhuma é capaz de formar novos folículos para repor os que se foram. Quando morrem os últimos deles, os ovários entram em falência e as concentrações dos hormônios femininos, estrogênio e progesterona, caem irreversivelmente.

Os sintomas mais comuns são:

• Ondas de calor ou fogachos: episódios súbitos de sensação de calor na face, pescoço e parte superior do tronco, geralmente acompanhados de rubor facial, sudorese, palpitações cardíacas, vertigens, fadiga MUSCULAR. Quando mais intensos, podem impor limitações nas tarefas do dia a dia;

• Irregularidades na duração dos ciclos menstruais e na quantidade do fluxo sanguíneo;

• Manifestações urogenitais, tais como dificuldade para esvaziar a bexiga, dor e premência para urinar, incontinência urinária, infecções urinárias e ginecológicas, ressecamento vaginal, dor à penetração e diminuição da libido;

• Sintomas psíquicos: a redução dos níveis de estrógeno e progesterona interfere com a liberação de neurotransmissores essenciais para o funcionamento harmonioso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com