TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Demonstração do processo

Tese: Demonstração do processo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  Tese  •  594 Palavras (3 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 3

Demonstração do processo

A definição de osmose pode ser dada como deslocamento de solvente entre dois meios de solução com concentrações diferentes, separados por uma membrana semipermeável. Na osmose, o solvente se desloca do meio hipotônico no sentido do meio hipertônico e chega ao final do processo quando os dois meios encontram-se em equilíbrio de concentração. Este processo acontece em diversos meios naturais, inclusive nas células do corpo humano.

Fig. 2 Processo de osmose em andamento

Fonte: http://www.geafiltration.com/portuguese/tecnologia/osmose_reversa.htm

A osmose reversa, como o próprio nome diz, acontece em sentido contrário ao da osmose. Nela, o solvente se desloca no sentido da solução mais concentrada para a menos concentrada, isolando-se assim, o soluto.

Fig. 3 Pressão hidráulica causando osmose reversa

http://www.geafiltration.com/portuguese/tecnologia/osmose_reversa.htm

Utilização na Indústria

As principais aplicações da osmose reversa são as seguintes:

• Na dessalinização de águas salobras. Tem sido usado no nordeste do Brasil como solução para a problemática da seca nessa região;

• Na indústria, é utilizada na fabricação de alguns tipos de bebidas, como certas águas minerais;

• Na área da saúde, recebe destaque, principalmente, nos processos de hemodiálise;

• Na agropecuária utiliza-se a osmose reversa na dessedentação de animais, na irrigação e hidroponia. Embora neste setor, ainda haja pouca difusão da técnica.

• Atua ainda em outras áreas distintas como geração de energia e biotecnologia.

Processo escolhido: utilização no processo de fabricação de algumas bebidas como a água mineral.

Qual a finalidade desse processo?

Formada por um conjunto de filtros semipermeáveis, a membrana para osmose reversa garante alta produtividade no tratamento de água doce ("tap water"), água salobra e água do mar, sendo utilizada para remover impurezas dissolvidas na água. A capacidade de filtração depende do modelo, porém, fica entre 50 a 99%.

O processo de osmose reversa tem sido usado com o intuito de “potabilizar” a água por meio da dessalinização. A osmose reversa se dá por influência da pressão osmótica que se aplica sobre a superfície na qual se encontra a solução hipertônica, o que impede do solvente, no caso a água, ser transportado para o meio mais concentrado. Isso permite que a água chamada doce, vá sendo isolada do sal. Tal processo passou a ser usado pelos cientistas por volta da década de 60.

Atualmente, a osmose reversa é considerada uma saída para o problema previsto da escassez vindoura de água. E no presente momento, a ausência de água potável em diversas regiões do globo estimula a utilização desta técnica.

Vantagens

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com