TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Departamentalização Em Empresa

Monografias: Departamentalização Em Empresa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2014  •  1.993 Palavras (8 Páginas)  •  965 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução

Departamentalização

Uma das principais características de trabalho em uma organização é a divisão do trabalho, conforme a empresa cresce surge a necessidade das divisões: divisão de tarefas, divisão de setores e divisão de responsabilidade. Surge então A DEPARTAMENTALIZAÇÃO como um meio de organizar a empresa, ela propõem a estrutura organizacional, ou seja, agrupa as unidades organizacionais (departamentos) de acordo com suas atividades, homogeneizando as tarefas, as responsabilidades e os critérios.

A Idéia de Departamentalização surgiu na Teoria Clássica, iniciada por Henri Fayol, ele enfatizava que a estrutura organizacional é capaz de aumentar a eficiência e aprimorar as relações de cada departamento, entretanto a divisão do trabalho foi pregada por Adam Smith

Com a departamentalização é possível aproveitar melhor os recursos disponíveis de forma mais eficiente, permitindo controlar e coordenar as responsabilidades e os conflitos existentes.

A Departamentalização propõe a organização em dois sentidos, sendo o vertical e horizontal. No vertical ocorre quando existe a necessidade de aumentar a qualidade da supervisão ou chefia, isso é possível com o aumento dos níveis hierárquicos na estrutura. Já no sentido horizontal ocorre aumento quando percebe-se a necessidade de acompanhar para que aumente a qualidade do trabalho.

O organograma é a representação gráfica dos aspectos das divisões de departamentalização.

Existem algumas formas de departamentalização e pode ser implementado de várias maneiras:

 Departamentalização funcional;

 Departamentalização territorial ou por localização geográfica;

 Departamentalização por produtos ou serviços;

 Departamentalização por clientes;

 Departamentalização por processos;

 Departamentalização por projetos;

 Departamentalização matricial;

 Departamentalização novos empreendimentos.

Departamentalização funcional

É determinada pelas atividades da empresa e assim agrupada de acordo com as funções da empresa, cria departamentos formados por pessoas especialistas em uma determinada função em comum dentro do processo de trabalho.

Acredita-se se esse o critério de departamentalização mais usado pelas empresas, tendo como base as diferentes funções a serem exercidas.

Os departamentos são estruturados conforme a principal função especializada, como por exemplo: produção, vendas e finanças, podendo essas serem acompanhadas de outras áreas como exemplo: recursos humanos, essa diferenciação técnica pode facilitar o desenvolvimento dos trabalhos

A departamentalização funcional é mais indicada em casos de estabilidade e de poucas mudanças, que requeiram desempenho continuado em que as atividades das áreas sejam bastante repetitivas e especializadas onde permaneçam inalterados por longo tempo.

A departamentalização funcional pode também ser denominada de departamentalização pelo uso de recursos organizacionais ou estrutura funcional, isso acaba levando o colaborador a uma maior satisfação

A empresa que se encontra em um padrão de desempenho adequado, esse tipo de departamentalização é o tipo mais racional e interessante, porem, pode surgir atritos, tais como: problemas com comunicação, de entendimento, e excesso de burocracia, ainda assim podem ser realizados considerando suas funções administrativas como:

 gerência de planejamento;

 gerência de organização; e

 gerência de controle

A empresa pode ser departamentalizada por área de conhecimento:

 gerência de hidráulica;

 gerência de elétrica; e

 gerência de mecânica

Esse tipo de departamentalização pode ser utilizado em empresas ou áreas das empresas cujas atividades sejam:

• Bastante repetitivas

• Altamente especializadas

Vantagens:

 Melhora a coordenação intradepartamental, que é a facilidade de contatos e comunicações dentro de um mesmo departamento, pois existe um compartilhamento de um mesmo conhecimento técnico.

 Incentiva à especialização técnica, pois estabelece carreiras para os especialistas dentro de sua área de especialização, supervisionando-os por meio de pessoas de sua própria especialidade.

 Orienta as pessoas para uma específica atividade, concentrando sua capacidade de maneira eficaz, garantindo o máximo de utilização das habilidades técnicas, simplificando o treinamento do pessoal.

 Ocorre uma redução de custos, devido ao trabalho em um mesmo tipo de tarefa em conjunto.

DESVANTAGENS

 A cooperação e comunicação interdepartamental, que é o contado e comunicação entre diferentes departamentos, é reduzida, em decorrência do isolamento em relação aos outros departamentos, pois cada departamento funcional possui seus próprios objetivos e prioridades. Com isso, sob pressão, criam-se diversas barreiras e conflitos entre os outros departamentos. Também geram limitações de autoridade e tomadas de decisões dos administradores.

 Dificulta a adaptação e flexibilidade a mudanças externas, pois a abordagem é interna e não visualiza o que acontece no ambiente externo da organização ou de outro departamento. É inadequada quando a tecnologia e as circunstâncias externas são mutáveis ou imprevisíveis.

 Devido à focalização interna de cada departamento e não sobre os objetivos globais da organização, existe uma carência de estruturas próprias de coordenação do andamento do trabalho, levando os problemas de coordenação para os níveis mais elevados da organização.

 A estrutura funcional tende a ser muito burocratizada, o que requer uma estrutura administrativa mais elaborada, com um número maior de níveis hierárquicos.

Departamentalização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com