TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Departamentalização funcional

Abstract: Departamentalização funcional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  Abstract  •  328 Palavras (2 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 2

DEPARTAMENTALIZAÇAO

A empresa quando e pequena ou tem poucos órgãos ou pessoas ,e necessário um arranjo formal para agrupar suas atividades. Quando a empresa começa a aparecer funções especializadas ela precisa de uma coordenação dessas atividades.

Homogeneidade :funções devem ser atribuídas a unidade para alcançar operações mais eficientes e econômicas. A departamentalização é uma característica típica das grandes empresas, onde e relacionada pelo tamanho das empresas, essa departamentalização apresenta vários tipos ,os principais são.

Funcional

Por produtos e serviços

Por base territorial

Por clientela

Por processo

Por projeto

Departamentalização funcional

é a organização feita na base de classificação funcional como finanças produção, etc. Onde a empresa se anima nas especializações das funções dando oportunidades de carreiras para seus especialistas ´para também os supervisiona-los e passam a trabalhar no mesmo ambiente funcional.

Departamentalização por produtos e serviços

Todas as empresas organizadas funcionalmente adotam essa estrutura,como a empresa vai crescendo tudo para o gerente resolver fica muito complicado ,por isso essa divisão onde cada qua a um responsável.

Departamentalização por base territorial

é utilizada mais por empresas que cobrem grandes áreas, onde sua área de trabalho e extensa ,é muito atrativa para empresas de larga escala.

Departamentalização por clientela

Envolve os diferentes e o agrupamento das atividades de acordo om a pessoa ou agencia para onde é feito, esta estratégia é totalmente concentrada no cliente, características como idade,hábitos,compras.

Departamentalização por processo

É denominada por processamento ou equipamento ,é quase sempre restrita a aplicações no nível operacional de empresas industriais e de serviços, onde a abordagem deve vir do ponto de vista do cliente interno ou externo.

Departamentalização por projeto

É um conjunto de atividades onde tem um ponto de partida e de chegada definidos no tempo ,como a construção de um carro, um filme,cada projeto reúne temporariamente membros da equipe onde falam com o gerente do projeto onde ele se reporta para outro membro superior, cada projeto é temporário e dura um tempo até completar seus objetivos.

Essa organização na base de projeto envolve a diferenciação das atividadesde aordo com os resultados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com