TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Departamento de Demografia e Ciências Atuariais

Por:   •  31/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  633 Palavras (3 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 3

Centro de Ciências Exatas e da Terra – CCET

Departamento de Demografia e Ciências Atuariais

Disciplina: Gerenciamento de Banco de Dados

Professora: Luciana Lima

Leitura dos Microdados da PNAD e PNAD Contínua

  1. Introdução

A Pesquisa Nacional por Amostra por Domicílios obtém informações anuais sobre características demográficas e socioeconômicas da população, como sexo, idade, educação, trabalho e rendimento, e características dos domicílios, e, com periodicidade variável, informações sobre migração, fecundidade, nupcialidade, entre outras, tendo como unidade de coleta os domicílios. Temas específicos abrangendo aspectos demográficos, sociais e econômicos também são investigados – IBGE.

Através dos dados da PNAD foi feita uma análise do Rio Grande do Sul em que obteve-se valores da distribuição dos ocupados, rendimento médio do trabalho principal, taxa de atividade total e por grupos etários, taxa de desocupação total e por grupo etário e taxa de atividade por trimestre.

  1. Análise dos Dados

2.1) Ocupados por posição na ocupação Brasil e Rio Grande do Sul

Os ocupados por posição no Brasil e Rio Grande do Sul não possuem diferenças bruscas em cada posição de ocupação. Uma análise interessante o RS possui 4,10% na posição de Empregador e 2,50% na posição de Trabalhador doméstico com carteira de trabalho assinada. Essas duas ocupações possuem valores maiores do que quando analisa-se somente o Brasil. Um possível trabalho futuro seria estudar a correlação de ser Empregador com o Trabalhador doméstico com carteira assinada, pois não necessariamente o empregador de um trabalhador doméstico possua uma empresa.

[pic 2]

2.2) Ocupados por posição na ocupação Rio Grande do Sul por sexo.

        Agora a análise se refere somente ao Rio Grande do Sul, entre homens e mulher nas posições de ocupação.

        Na ocupação de Trabalhos Domésticos as mulheres possuem predominância com 93,97% e 94,32% enquanto os homens possuem uma predominância de 100% na posição de Militar. Outro dado interessante, 60,65% dos funcionários públicos estatutário é composto por mulheres e os homens 39,35%.

[pic 3]

2.3) Rendimento Mensal do Trabalho Principal.

        Como mostra a tabela abaixo, os rendimentos do Rio Grande do Sul são superiores aos valores do Brasil, entretanto a diferença entre homem e mulher no Rio Grande do Sul é maior em relação ao Brasil.

[pic 4]

        2.4) Taxa de Atividade

        A Taxa de Atividade é a percentagem das pessoas economicamente ativas, em relação às pessoas de 10 ou mais anos de idade de acordo com o IBGE.

[pic 5]

        Também foi analisada a Taxa de Atividade específica por grupos etários no Brasil e Rio Grande do Sul.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (667.9 Kb)   docx (435.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com