TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Departamento de Libras e Estudos Surdos

Por:   •  14/12/2015  •  Resenha  •  940 Palavras (4 Páginas)  •  391 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Universidade Federal do Ceará

Departamento de Libras e Estudos Surdos

HL0077 – Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS

  1. ICES – Instituto Cearense de Educação de Surdos

Aluna: Maria Carolina Araújo Batista                

Matrícula: 0371837

Turma: 20

Professor: Debora de Vasconcelos Souza Conrado

Fortaleza, 03 de junho de 2015

Histórico

A História da Educação de Surdos no Estado do Ceará começou a partir da intenção do Professor Hamilton Cavalcante de Andrade, em fundar uma Instituição que viesse atender pessoas com surdez. A idéia surgiu após ter conhecido o Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES no Rio de Janeiro quando então era estudante nesta cidade.

Ao retornar para Fortaleza, como professor das duas Universidades Públicas do Estado do Ceará (UFC e UECE) na área de linguística, usou de seu prestígio junto ao Secretário da Educação seu grande amigo, Joaquim de Figueiredo Correia, para implantar uma escola para surdos no Ceará. Por determinação do então Governador do Estado, José Parsifal Barroso, coube ao Secretário da Educação acompanhar de perto o trabalho de fundação do Instituto Cearense de Educação de Surdos, que teve seu primeiro prédio alugado à rua Visconde do Rio Branco.

Sob a direção do Professor Hamilton Cavalcante Andrade, foi montado um quadro de profissionais na área da surdez, e providenciado um curso no INES, do Rio de Janeiro, para os que não possuíam habilitação no ensino especial. A escola foi fundada em 25 de março de 1961, utilizando a filosofia oralista, onde se priorizava a fala, e permaneceu dessa forma até 2001.

O Instituto Cearense de Educação de Surdos – ICES é a única instituição pública estadual do Ceará destinada exclusivamente ao atendimento a pessoa surda. Com 44 anos de existência, O ICES atende atualmente 520 alunos distribuídos em três turnos, nas modalidades de educação infantil e ensino fundamental.

[pic 2]

Estrutura de Ensino

Com 44 anos de existência, O ICES atende atualmente 520 alunos distribuídos em três turnos, nas modalidades de educação infantil e ensino fundamental. A partir de três anos de idade, as crianças do Instituto são atendidos na sala de  estimulação precoce e ensino regular.

O Currículo e a carga horária são os mesmos da escola de ensino regular adaptados às condições específicas do Deficiente Auditivo – D.A., ou seja, a partir de 2002 foi incluída a Libras - Língua Brasileira de Sinais como língua primeira da escola atendendo assim às peculiaridades da deficiência; nessa perspectiva, a duração das turmas poderá também sofrer adaptações.

Sua sede possui 24 salas de aula (térreo e primeiro andar), Refeitório, quadra esportiva coberta, pátio de lazer, Secretaria, Sala de Professores, Multimeios, Sala de Vídeo, Sala de Artes, Oficina de Português, Estimulação Precoce e Laboratório de Informática. O ICES conta ainda com serviços complementares como o Soe – Serviço de Orientação Educacional, Serviço de Supervisão Escolar e Intérpretes que auxiliam os professores em sala de aula.

Está agregado à escola desde 2003, o CAS – Centro de Apoio ao Surdo, que veio para contribuir junto à comunidade surda oferecendo treinamentos, capacitações e cursos, tanto para os surdos como para os profissionais que atuam na área de Surdez. São cursos da Libras para professores, alunos,  familiares e comunidade como um todo, oficinas de português e inglês para surdos, cursinhos pré vestibular para surdos, cursos de informática básica para surdos, atendimentos em grupos de psicologia, fonoaudiologia, psicopedagogia, psicomotricidade, professores itinerantes para acompanhamento das inclusões e reforço em língua portuguesa.

[pic 3]

[pic 4]

Objetivos

O ICES tem como meta principal o desenvolvimento da língua de sinais. Propõe-se a ser uma escola bilíngüe onde a LIBRAS deve ser respeitada como a língua natural do surdo. Para tanto, seus profissionais desde o ano de 2002 vêem sendo capacitados em língua de sinais para uma melhor interação e aprendizagem dos alunos. Seus objetivos estratégicos são:

- Elevar o desempenho acadêmico dos alunos;

- Investir na formação continuada da equipe escolar e estabelecer normas de convivência e regulamentos escolares claros;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (183 Kb)   docx (81.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com