TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio 3º semestre

Por:   •  16/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.057 Palavras (9 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

Universidade Anhanguera - Uniderp

Centro de Educação a Distância

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

POLO DE BARRA DO GARÇAS

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGISTICA

CIRLEY BATISTA DA SILVA – RA 9629494048

KELLY RUAS AGUIAR – RA 9784455651  

LIDIANI SANTANA DOS SANTOS – RA 9629493744

WESLEY BORGES CARVALHO – RA 9119278449

Marcia Almeida de Morais- RA 8527966775

DESAFIO PROFISSIONAL

Barra do Garças

2015


CIRLEY BATISTA DA SILVA – RA 9629494048

KELLY RUAS AGUIAR – RA 9784455651  

LIDIANI SANTANA DOS SANTOS – RA 9629493744

WESLEY BORGES CARVALHO – RA 9119278449

DESAFIO PROFISSIONAL

Desafio profissional apresentado a Universidade Anhanguera – Uniderp para as disciplinas de Gestão de Custos Logísticos; Gestão em Marketing; Intermodais

Prof.s José Vieira Carvalho

Barra do Garças

2015


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO............................................................................................................04

02 DIAGNÓSTICO.........................................................................................................06

03 CONSIDERAÇÕES FINAIS ................................................................................... 10

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS .......................................................................... 11


1 INTRODUÇÃO

O transporte é, em geral, responsável pela maior parcela dos custos logísticos (FLEURY; WANKE; FIGUEIREDO, 2000), porém é essencial, pois nenhuma indústria moderna pode operar sem providenciar a movimentação de suas matérias-primas ou de seus produtos acabados de alguma forma (BALLOU, 1993).

A administração da atividade de transporte geralmente envolve a decisão quanto ao método a ser empregado, aos roteiros e à utilização da capacidade dos veículos (BALLOU, 1993). A operação do transporte deve apresentar qualidade, atingindo objetivos como entregar a carga intacta, com as embalagens sem deformações no local de destino, além de entregar as mercadorias dentro do prazo contratado (PINTO, 2004).

Dessa forma o objetivo deste trabalho apontar através da criação de uma organização fictícia de laticínios a importância dos processos de distribuição e logística para a estratégia organizacional, bem como para o sucesso da empresa.


2 DESENVOLVIMENTO

A Laticínios Santa Felicidade é uma organização do segmento comercial, que atua no ramo de distribuição e fabricação de produtos derivados do leite como Queijo Fresco, Requeijão e Leite Integral, está situada na região centro oeste de Mato Grosso mais especificamente no município de Barra do Garças. Tem como publico alvo os supermercados, mercearias e padarias do comercio local, entregando também nas cidades circunvizinhas como Araguaiana, General Carneiro, Nova Xavantina e Bom Jardim de Goiás.

Apresenta como principais concorrentes o Laticínio Cajes o Laticínio Galera do Leite.

O Laticínio Santa Felicidade está atuando no mercado já a seis anos e com isso já possui uma cartela de clientes bem firme e diversificada, nos últimos anos inseriu-se em licitações estaduais e passou a entregar leite nas escolas estaduais e municipais da cidade de Barra do Garcas, sendo a prefeitura e o governo do Estado um dos seus principais clientes.

O marketing é um ponto pouco desenvolvido dentro da organização mas, nem por isso ela deixa de divulgar a sua marca no mercado, seu marketing é feito através de propagandas comerciais na emissoras locais, out dors e algumas vezes em campanhas de rua onde os carros são adesivados com a marca da empresa.

A empresa também busca divulgar seus produtos participando de feiras e estando sempre engajada em ações de cunho social para os moradores mais necessitados da região em que atua.

A empresa utiliza o modal rodoviário, três caminhões refrigerados da empresa são utilizados para distribuição das linhas de leite, requeijão e queijos. A empresa em si não possui um centro de distribuição separado, os produtos são produzidos na própria empresa e de lá distribuídos e encaminhados para seu destino final.

Laticínios Santa Felicidade possui uma boa cartela de fornecedores, sendo todos produtores rurais da região de Barra do Garças, Vale do Sonhos e Araguaiana. A empresa recebe diariamente sua matéria prima, onde cada produtor rural realiza o transporte sempre observando as normas de higiene e dentro das especificidades e exigências da vigilância sanitária.

Os pedidos são feitos via internet e também através de representantes que visitam os clientes diariamente. A empresa solicita um prazo de 03 (três) dias para a entrega conforme a quantidade solicitada.

Todos os produtos do Laticínio Santa Felicidade possuem o carimbo do SIF, um atestado ao padrão de qualidade e respeito ao consumidor. Possui ainda possui a certificação ISO 14000, que garante que os Queijos Santa Felicidade são produzidos de forma sustentável e amiga do meio ambiente, além também de ter tem certificação do COPAM para preparação do leite e fabricação de produtos de laticínios.

Como a empresa esta em fase de expansão e pretende alcançar uma parcela maior do mercado e agregar mais clientes para sua cartela torna-se necessário que a mesma faça uma readequação de seus processos e busque corrigir e sanar problemas apresentados e que podem dificultar a expansão da mesma.

MAPEAMENTO DAS DIFICULDADES ENCONTRADAS

APRESENTADA

DESEJADA

Localização – distancia

A empresa esta localizada no município de Barra do Garças tendo uma boa localização para ter um bom fluxo de distribuição de seus produtos

Modal

Rodoviário

O melhor e mais apropriado modal a ser utilizado é o rodoviário, a frota da empresa é uma frota nova com aproximadamente 8 (oito) anos no entanto para a expansão torna-se necessário a aquisição de mais dois caminhões

Custos e despesas

12% a 40%

35%

Sistema de armazenamento utilizado

Armazenado em câmaras frias

Devem ser acondicionados na carroceria do veículo, conforme a ordem de saída, ou seja, os últimos a serem distribuídos são os primeiros a serem colocados. A mercadoria encontra-se disposta em caixas plásticas conforme utilizadas na estocagem e então empilhadas de forma a não sofrerem danos na embalagem durante o transporte.

Prazos de entregas

07 dias

03 dias

Tecnologia de Gerenciamento e Logística

PEPS ou PVPS no entanto apresenta erros na distribuição e entrega gerando estress por parte dos colaboradores

Utilização da conferencia por radio frequência, que possibilita uma conferencia exata das mercadorias por meio de seus códigos de barras, os chamadosEAN's (European Article Numbering) e DUN's (Distribution Unit Number)eliminando as chances de erros e até mesmo o stress dos colaboradores.

Acondicionamento e Transporte de Alimentos

São feitos de forma adequada no entanto necessita melhoras para evitar erros.

Uso de etiquetas nas mercadorias, o que pode propiciar uma menor margem de erro por parte dos entregadores. Este é um procedimento que irá dar aos colaboradores uma informação exata das mercadorias a serem entregues os seus respectivos clientes. Com isso a empresa eliminará possíveis transtornos como a insatisfação dos clientes com o serviço de entrega da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (186.1 Kb)   docx (45.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com