TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio 5 bimestre

Por:   •  30/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.973 Palavras (8 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

POLO DE TABOÃO DA SERRA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA ONLINE

DESAFIO PROFISSIONAL DO 5º BIMESTRE

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA, ANÁLISE DE CRÉDITO EM CONDIÇÕES DE RISCO

TABOÃO DA SERRA / SP

2015

SUMÁRIO

Introdução 03

1. Apresentação 04

Passo 01 05

Tabela 1 – Duplicatas não recebidas 05

Tabela 2 – Valor Líquido a Receber 05

Tabela 3 – Valores de Duplicatas a Pagar 06

Tabela 4 – Valores de Duplicatas a Pagar com antecipação 06

Passo 02 06

2.1 Conceitos de Taxa Média de Retorno (TMR) 06

Tabela 5 - Dados iniciais 07

Tabela 6 – Taxa Média de Retorno 07

Gráfico 1 – Investimento Inicial X Retorno 07

Gráfico 2 – Média de Retorno Anual e Total 08

Passo 03 08

Tabela 7 – Relação entre Risco e Retorno 09

Gráfico 3 - Relação entre Risco e Retorno 09

Passo 04 09

Tabela 8 - Dados Apresentados 09

Tabela 9 – Variância e Desvio Padrão 10

Passo 05 10

Tabela 10 – Dados dos projetos apresentados 10

5.1 Conceito de TIR (Taxa Interna de Retorno) 10

Tabela 11 – Taxa Interna de Retorno 11

Gráfico 04 – Taxa Interna de Retorno 11

5.2 Conceito de Payback 12

Tabela 12 – Payback Projeto Verão 12

Tabela 13 – Payback Projeto Inverno 12

Tabela 14 – Payback Projeto Outono 12

Tabela 15 – Payback Projeto Primavera 12

Gráfico 05 – Payback 13

4. Recomendações Finais 13

Referências Bibliográficas 15

INTRODUÇÃO

Este desafio tem como objetivo a capacitação baseada nas disciplinas norteadoras que auxiliam a criar estratégias de negócios, desenvolvimento de competências e habilidades para realizar uma avaliação de cenário e riscos de um determinado investimento. Buscando estratégias que garantam um bom retorno e menor risco no investimento realizado.

Realizar uma análise gerencial financeira, estudando a estrutura do fluxo de caixa, os recebimentos e pagamentos, as antecipações e postergações, buscando bases e informações para tomada de decisões, que levem ao menor risco possível trazendo índices que tragam segurança nos investimentos da empresa.

Com esta análise financeira será possível verificar com mais clareza as taxas médias de retorno, verificar a relação entre risco e retorno, possibilidades de investir em novos produtos ou projetos, inclusive implantar um novo site no país.

Conhecer o payback de alguns projetos que a Calston pretende aplicar uma verba enviada pela matriz, auxiliando na prevenção de riscos e demostrando os melhores projetos para investimento.

APRESENTAÇÃO

A empresa multinacional Calston é uma empresa do ramo de papéis e tendo a subsidiária no Paraná e sua matriz na Espanha. Possui aproximadamente 2.300 funcionários e sua receita média mensal é R$5.000.000,00. A Calston já permanece no país por 8 anos com sucesso de vendas que leva a garantir sua permanência e desenvolvimento no país.

É possuidora de uma carteira com grandes clientes como indústrias nacionais e multinacionais, necessitando de análise e avaliação constante da situação financeira de seus clientes para evitar os riscos da inadimplência e garantir seus recebimentos.

Neste ano uma grande turbulência financeira assolou o país levando a queda de receitas em grande parte das empresas e também com a Calston trazendo queda de vendas e grande inadimplência.

A gerência financeira foi convocada para criar uma equipe de quatro profissionais para estudar a situação e realizar a partir deste momento uma análise mais qualificada de crédito de seus clientes.

O resultado deste levantamento pela equipe de gestores financeiros foi de R$ 800.000,00 em valores não quitados e foi colocado como meta a redução de 45% destes valores não quitados e também analisar alguns investimentos propostos à Calston para obter ganho financeiro.

Análise financeira será essencial para conquistar essa meta, reduzindo o déficit da empresa, auxiliando também no estudo de novos projetos que possam trazer lucros à Calston.

Passo 1

A causa de grandes volumes de contas a receber é sempre determinada pelos padrões de concessão de crédito seguido pela empresa.

Após análise do montante não quitado, decidiu-se pela realização de uma proposta de desconto aos clientes de 2% para a quitação da dívida e a garantia de liberação de crédito após o pagamento. Buscar esta meta, cobrando o mais rapidamente possível, porém sem a utilização de técnicas agressivas de modo que venha a perder seus clientes e sim facilitar o recebimento e novo crédito aos inadimplentes.

CLIENTE

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)   pdf (115.4 Kb)   docx (24 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com