TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Proffisional

Casos: Desafio Proffisional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2014  •  1.468 Palavras (6 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 6

1. MAPEAMENTO DO PERFIL DOS OPONENTES

Meu nome é Jorge Andrade. Sou gerente de negociações da gravadora Tok há 3 anos e no momento estou a procura de um prédio maior que atenda minha necessidade de ampliar as salas de gravação, que tenha acesso fácil para rodovia e que acima de tudo, seja um local com baixo índice de assaltos. Com base nessas características encontrei o bairro que julgo ser o ideal para a mudança, pois agrega o espaço físico que preciso com a tranquilidade de moradia para meus funcionários que deverão se mudar para cá. Esse bairro se chama Esperança.

Estive no local e pude conhecer o Sr Carlos Henrique, presidente da associação de moradores do bairro, um senhor muito sério, desconfiado, que logo perguntou o que eu pretendia com a compra daquele prédio.

Ao transmitir a ele minha ideia de alojar ali a minha empresa, logo ele perguntou do que se tratava, e ao dizer que era uma gravadora, ele se opôs no mesmo instante, alegando que tal empreendimento iria tirar a paz e o sossego dos moradores, na sua grande maioria, pessoas da terceira idade.

Eu argumentei com ele sobre os benefícios que essa obra poderia trazer para o bairro, afinal de contas outras pessoas virão comigo, aumentando assim vários setores da economia e de infraestrutura.Porém mesmo diante de toda explicação sobre as melhorias vindouras, o Sr. Carlos Henrique demonstrou total resistência.

Sua preocupação maior era a movimentação de carros que certamente aumentaria, tirando o sossego do trânsito sereno, colocando em riso a tranquilidade dos moradores em relação ao índice de bandidagem e vandalismo.

Mesmo assim, não desisti, pois sei que o progresso é inevitável, e que com a gravadora, muitas melhorias virão.

2. MAPEAMENTO DAS HABILIDADES ESSENCIAIS DOS NEGOCIADORES SEGUNDO JUNG

GRAVADORA

ESTILO CARACTERÍSTICAS TÁTICAS USADAS NA NEGOCIAÇÃO

Confrontador Cooperativo e questionador.

Busca a equidade e o acordo

global de acordo com as

circunstâncias dadas Tática dos limites reais: define limites para ambas as partes e obstrui itens desnecessários à negociação.

ASSOCIAÇÃO DE MORADORES

ESTILO CARACTERÍSTICAS TÁTICAS USADAS NA NEGOCIAÇÃO

Restritivo Este estilo mostra como os indivíduos combinam o controle com a desconsideração com o outro. Os negociadores que adotam esse estilo agem apenas conforme seus interesses. Representante: usa um representante para ganhar tempo enquanto analisa o oponente sem revelar sua posição.

- Rebaixar o oponente: em posição inferior descreve negativamente o outro para obter igualdade.

- Tática do choque: o negociador age sem informar seu oponente para desviar seu pensamento da questão.

3. ANÁLISE E PLANEJAMENTO

Tudo estava pronto. O projeto aprovado na prefeitura, a obra estava nos detalhes finais, quando fui procurado pelo departamento responsável da prefeitura pedindo para que comparecesse no local. Ao chegar lá, fui informado que a associação de moradores representada pelo Sr. Carlos Henrique havia entrado com um pedido de embargação da obra, alegando que a empresa iria perturbar o sossego devido o barulho, o trânsito e prejudicar a tranquilidade do local.

A prefeitura por sua vez, diante do cenário, agendou uma reunião entre as partes para que o problema fosse resolvido, onde ambos deveriam apresentar suas propostas. Eu tinha 20 dias para a primeira reunião e o prazo para a decisão final era de 45 dias. Elaborei minha proposta e enviei:

“Caros moradores,

Diante de várias situações analisadas, vimos que o bairro Esperança é o ideal para que minha empresa tenha sua sede instalada. Porém alguns ruídos estão fazendo com que o projeto não chegue à finalização, portanto gostaria de esclarecer alguns pontos e propor algo que traga benefícios também ao bairro.

A gravadora é uma empresa que emprega atualmente 50 funcionários, pessoas casadas e com filhos em sua grande maioria. Com a instalação da empresa no bairro, essas pessoas viriam morar no bairro e vizinhança, onde seria beneficiado não só o mercado imobiliário como também a economia de forma geral. A arrecadação de imposto irá aumentar e algumas obras necessárias no bairro poderiam dar continuidade pela prefeitura. Com o progresso alguns vereadores se propuseram a ajudar na infraestrutura, tais como a iluminação das ruas próximas à rodovia e melhor sinalização de acesso ao bairro, pois é do interesse de todos que o bairro traga bom retorno financeiro.

Ao contrario do que parece, a gravadora não é e não será uma empresa que irá fazer barulho demasiado, pois suas paredes são construídas com todo material necessário de revestimento para isolamento do som, impedindo assim que a vizinhança se sinta desconfortável. Quero aqui deixar meu convite para que o Sr. Carlos Henrique junto com mais alguns moradores visite as instalações da gravadora atual, localizada na Capital da cidade, onde poderão constatar que estão equivocados em relação à perturbação do sossego dos demais moradores.

Proponho que venham conhecer o projeto de perto, tendo certeza que ao final, tudo estará esclarecido, gerando benefícios a todos.

4. CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL

A gravadora é uma excelente empresa para trabalhar. Voltada para o crescimento e desenvolvimento dos funcionários, ela apresenta satisfação de todos. Com a mudança de local e reestruturação, muitos terão seus cargos elevados e a empresa por sua vez irá contratar mais pessoas para que haja essa substituição.

Diante desse cenário, os trabalhadores estão ansiosos pela nova etapa, pois muitos irão ter salários melhores, status dentro de empresa diferenciado, sem contar os demais benefícios. Vários já foram no bairro para visitar e para planejar a mudança, não apenas de residência, mas também da escola de seus filhos.

Quando souberam que os moradores estavam impedindo que a obra terminasse, esse clima mudou. A incerteza tomou conta de todos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com