TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional

Por:   •  13/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.477 Palavras (6 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade Anhanguera – Unibero

Campos Marte (MR)

DESAFIO PROFISSIONAL

São Paulo

2016

Universidade Anhanguera – Unibero

Campos Marte (MR) – SP

Centro de Educação à distância

Desafio Profissional aplicado aos cursos superiores de Tecnologia de Gestão Financeira

São Paulo

2016

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        4

2.        PASSO 01        

3.        PASSO 02        

4.        PASSO 03        

5.        PASSO 04        

6.        REFERÊNCIAS        

  1. Introdução

A maioria das empresas de pequeno porte fecha as suas portas por falta de planejamento, conhecimento, atitude entre outros. Devido a esses fatores pode ser elaborado um plano de negócios ou um simples diagnóstico dos pontos fortes, fraquezas, ameaças e oportunidades que levam o empreendimento ao fracasso ou ao sucesso.

Com uma análise da empresa de Confecção de roupas, foi visto que um processo de reestruturação não seria fácil, com o mapeamento da consultoria e identificando os motivos que fazem o empreendimento estar perdendo espaço e clientes para as novidades que estão surgindo no mercado.

Com isso viu se necessários grandes mudanças, e com isso também surgi alguns problemas, com os funcionários e equipamentos, que teriam que ser treinados e substituídos respectivamente.

A seguir, serão propostas algumas soluções das fraquezas e ameaças para auxiliar o desenvolvimento estrutural e organizacional desta empresa que diante da crise financeira que vivemos pode ter um grande potencial em médio longo prazo.

  1. PASSO 01

O crescimento da competitividade no mundo dos negócios exige das empresas estratégias de negócios como o empreendedorismo, estratégia esta que pode levá-las a se destacar no mercado. O empreendedorismo busca a visualização de oportunidades de negócios, onde existe uma busca incessante por inovações, assumindo riscos calculados com a intenção de obter renda, reconhecimento e crescimento no mercado. De acordo com Dornelas (2003), empreendedorismo significa fazer algo novo, diferente, mudar a situação atual e buscar, de forma incessante, novas oportunidades de negócio, tendo como foco a inovação e a criação de valor.

Segundo, pesquisas realizadas, os principais motivos do insucesso de pequenas e médias empresas estão na falta de conhecimentos sobre o produto ou ramo de atividade, na má administração e inexperiência do empreendedor, que na maioria das vezes não efetuou um plano de negócios completo e compatível ao empreendimento e não teve nenhum tipo de assessoria. O capital de giro muitas vezes é insuficiente para rendimentos futuros, acumulando assim, dívidas excessivas e sem planejamento, e acaba optando por empréstimos bancários pagando juros exorbitantes.

Existem enormes espaços a serem conquistados no mercado interno, um dos maiores do mundo com 160 milhões de consumidores.
Nesta virada do milênio, o setor têxtil – pioneiro da industrialização no Brasil – vive momentos de renovação e de franco crescimento graças a adoção de um agressivo programa que já acumula mais de US$ 6 bilhões de investimentos em projetos de modernização, treinamento e capacitação de recursos humanos e de aumento de produtividade – fatores fundamentais para a sobrevivência industrial num mercado aberto cada vez mais globalizado e competitivo.

Segue quadro:

Diretrizes que orientam o trabalho do empreendedor

Obstáculos encontrados para a realização de mudanças

Sugestões para o aperfeiçoamento do trabalho do empreendedor

Comunicação

Ruídos/Barreiras

Ser sempre claro, para que a pessoa que decodifique entenda a mensagem.

Planejamento

Um empreendimento mal planejado pode se acabar muito rápido.

Sempre estudar, pesquisar e planejar muito bem a mudança a ser feita.

Liderança

Se e empreendedor não tiver um espirito de liderança, não será um bom líder.

Sempre estar junto com colaboradores para conhecê-los melhor.

Equipe

Se e empreendedor não tiver uma boa equipe será difícil de a empresa atingir seus objetivos.

Sempre estar perto da equipe para auxiliar em caso de duvidas.

Estrutura

Caso não tenha estrutura ficara sempre para trás, nesse mercado de hoje estrutura é muito importante.

Procurar sempre investir numa boa estrutura para acompanhar o mercado.

  1. PASSO 02

Após analise e pesquisa dos problemas reportados na seção de corte foi visto que uma estratégia junto às equipes deveria ser montada, para que seja feito os devidos ajustes e se necessário desligamento de alguns colaboradores que não queira participar da nova estrutura da empresa, esta, que ira exigir treinamento e trabalho em equipe desses grupos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (137.7 Kb)   docx (17.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com