TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional

Por:   •  20/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  6.720 Palavras (27 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 27

[pic 1]

ANHANGUERA EDUCACIONAL

Unidade de Apoio Presencial – Pólo Belo Horizonte/MG

Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

DEISY DANIELE FERREIRA DA SILVA - RA: 3448160109

EVELYN CAROLINE DA TRINDADE - RA: 2661164055

GISELLE PATRICIA DA SILVA - RA: 6069134048

PRISCILA KAI DE ARAÚJO - RA: 1299152998

STELLA MARIS MARTINS DE OLIVEIRA - RA: 6062291458

DESAFIO PROFISSIONAL

Disciplinas Norteadoras: Gestão de Pessoas, Técnicas de Administração de Pessoal, Técnicas de Recrutamento E Seleção, Saúde e Segurança no Trabalho, Relações Sindicais e Negociações Trabalhistas.

Belo Horizonte

2018

DEISY DANIELE FERREIRA DA SILVA - RA: 3448160109

EVELYN CAROLINE DA TRINDADE - RA: 2661164055

GISELLE PATRICIA DA SILVA - RA: 6069134048

PRISCILA KAI DE ARAÚJO - RA: 1299152998

STELLA MARIS MARTINS DE OLIVEIRA - RA: 6062291458

DESAFIO PROFISSIONAL

Disciplinas Norteadoras: Gestão de Pessoas, Técnicas de Administração de Pessoal, Técnicas de Recrutamento E Seleção, Saúde e Segurança no Trabalho, Relações Sindicais e Negociações Trabalhistas.

Desafio Profissional apresentado ao curso de Tecnologia de Gestão de Recursos Humanos da Universidade Anhanguera Educacional como requisito à obtenção de nota para aprovação das disciplinas de Gestão de Pessoas, Técnicas de Administração de Pessoal, Técnicas de Recrutamento E Seleção, Saúde e Segurança no Trabalho, Relações Sindicais e Negociações Trabalhistas aplicado aos cursos de Tecnologia I.

Tutora à Distância: Eliane Grigonis

Tutor (a) Presencial: Macson Alysson

Belo Horizonte

2018


SUMÁRIO

1 INTRODUCÃO        2

2 DESENVOLVIMENTO        3

2.1 Passo 1 – Levantamento de problemas encontrados na empresa        5

2.2 Passo 2 – Reestruturação dos departamentos        7

2.3 Passo 3 – Procedimentos que serão adotados pela empresa        19

2.4 Passo 4 – Relatório final estruturado em um documento único        23

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS        25

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        26

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho foi baseado no case que nos foi apresentado para nortear o desenvolvimento deste estudo, que traz como relato a seguinte situação:

Sr. Everson, proprietário da empresa de transporte CATLOG LTDA, está enfrentando dificuldades na área de Recursos Humanos, com a saída de seus antigos colaboradores, sendo necessária a contratação de novos profissionais que não deram certo, por diversos motivos: pouco comprometimento, baixa qualidade dos serviços prestados, desmotivação, conflitos, dentre outros. A consequência destes fatores foi aumento do turnover e do passivo da empresa devido a falta do cumprimento das obrigações trabalhistas.

Mediante o diagnóstico da CATLOG LTDA, Everson percebeu que sua experiência de 13 anos no segmento, necessitava de alinhamento, devido as transformações que o mercado se encontrava no patamar atual.

Esta situação o fez repensar em uma forma de melhorias na empresa reconquistando o espaço perdido no mercado.

Problemas referentes  a gestão de pessoas como falta de motivação dos colaboradores, retenção de talentos, conflitos internos, planos de carreira, necessidade da criação do departamento de RH, recrutamento, seleção, admissão, cultura organizacional da empresa, departamentalização,  planos de benefícios, saúde e segurança no trabalho, criação da CIPA, foram identificados na empresa CATLOG LTDA, motivando Sr. Everson a buscar soluções e melhorias no ambiente empresarial.

A partir do resultado do cenário apresentado na empresa CATLOG LTDA, faz-se necessário a contratação de uma empresa especializada em Gestão de pessoas, com o objetivo de colaborar, através da criação de estratégias, planejamento estratégico e plano de metas, que irá mitigar os problemas e tornar a empresa novamente competitiva no mercado, através dessas ações corretivas.

As disciplinas norteadoras para o embasamento deste case são: Gestão de Pessoas, Técnicas de Administração de Pessoal, Recrutamento e Seleção, Saúde e Segurança do Trabalho, Relações e Negociações Sindicais Trabalhistas, estudadas neste semestre.

Esperamos identificar possíveis caminhos para superação das barreiras nesta organização e trazer novas soluções para as falhas encontradas

2 DESENVOLVIMENTO

Apresentaremos ao Sr. Everson sócio-proprietário da empresa CATLOG LTDA, uma grande empresa no ramo de transportes, soluções para a gestão dos recursos humanos de sua empresa, realizando um diagnóstico inicial dos problemas encontrados na empresa, realizar a restruturação dos departamentos jurídicos e de recursos humanos.

Também serão adotados procedimentos para melhorias contínuas e definição de prioridades.

Para atingirmos os objetivos propostos no desenvolvimento deste trabalho, utilizaremos as disciplinas norteadoras estudadas no semestre, embasamentos teóricos pertinentes a cada disciplina, referências bibliográficas sugeridas no desafio profissional, e todo material disponível no Portal do Aluno da Faculdade Anhanguera.

O estudo de caso nos apresenta quatro passos essenciais para o desenvolvimento deste case, onde aplicaremos os conhecimentos teóricos, através da criação de um relatório diagnóstico, identificando os possíveis problemas apresentados na empresa CATLOG LTDA.

O primeiro passo será um levantamento minucioso dos problemas encontrados na empresa CATLOG LTDA, que estejam impedindo seu crescimento no mercado.

No segundo passo será feita a reestruturação do departamento jurídico e de Recursos Humanos da empresa, incluindo as atividades de Administração de Pessoal e Segurança do Trabalho. Apresentação de todas as responsabilidades de cada um desses setores e relacionar os déficits encontrados no diagnóstico realizado no passo 1. Pesquisar junto ao Sindicato representativo dos empregados da empresa a última convenção ou acordo coletivo de trabalho e demonstrar os valores atribuídos aos cargos existentes na empresa, tais como: motorista, secretária, analista de RH, ajudante de serviços gerais, etc. Nesse acordo coletivo ou convenção, deverão estar expressas as negociações referentes á segurança do trabalho, tais como obrigatoriedade de uso de EPI, CIPA, capacitações e PPRA E PCMS.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.4 Kb)   pdf (274.8 Kb)   docx (107.4 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com