TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional

Por:   •  22/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.706 Palavras (11 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP POLO DE CAMPO VERDE MT[pic 1]

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM RECURSOS HUMANOS

Gestão de Pessoas; Técnicas de Administração de pessoal.

Elisangela Gonçalves Barbosa -  RA 9385320493

Josiane Zatta – RA 9653530745

Laiara Xavier Costa – RA 8520874986

Valdeildo dos Santos – RA 8520917814

DESAFIO PROFISSIONAL

Campo verde/MT

Março/2015[pic 2]

SUMÁRIO

1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS....................................................................................3

2 DIAGNOSTICO E PLANO DE AÇÃO........................................................................4

2.1 PROBLEMA 1 – ABSENTEISMO...........................................................................4

2.2 PROBLEMA 2 – FALTA DE T&D E INCENTIVOS.................................................5

2.3 PROBLEMA 3 – FALTA DE RECONHECIMENTO PROFISSIONAL....................6

2.4 PROBLEMA 4 – FALTA DE MOTIVAÇÃO.............................................................7

3. CONCLUSÃO...........................................................................................................9

4 ANEXOS..................................................................................................................10

5 BIBLIOGRAFIA........................................................................................................16

[pic 3]

  1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS

Em meio a um mundo globalizado e competitivo, as empresas precisam se empenhar para manter e contratar pessoas capazes de agregar valor à organização. Sendo assim, o primeiro passo para que se realize uma gestão eficaz de pessoas é a criação de uma estrutura a qual possibilite que os funcionários sejam contratados para o cargo certo e tenham remuneração justa.

A empresa SUPERSOFT é uma empresa familiar, do segmento de informática, criada há 5 anos, o foco principal da empresa é buscar os melhores atrativos para seus colaboradores a fim de reter seus talentos e conquistar outros mercados de trabalho, os gestores contrataram uma consultoria em Recursos Humanos para detectar e resolver os problemas da organização.

A consultoria se iniciou com a necessidade de rescisão de contrato, descrição da vaga a ser preenchida e seleção do funcionário a ocupar a vaga. Todos os cálculos da rescisão são explicativos para melhor entendimento da funcionaria Rosa que está pedindo demissão.

Antes de fazer a seleção para preencher a vaga listou-se as funções e através delas foi feito a descrição do cargo oferecido e o perfil do funcionário que melhor se adequaria a vaga (anexo 1). Pelo perfil do funcionário podemos saber qual o melhor meio de divulgação da vaga e o questionário da entrevista.

Alguns funcionários estavam com dúvidas sobre o valor recebido, então elaborou-se um holerite com o demonstrativo dos proventos e descontos e com os cálculos para melhor entendimento (anexo 2).

Como grande parte dos funcionários não estava satisfeita com o salário a consultoria junto com os gestores elaborou uma política de recompensa que os deixaria mais motivados e não pesaria tanto para a empresa. A recompensa é o elemento fundamental para a condução das pessoas em termos de retribuição e reconhecimento do seu desempenho na organização.

  1. DIAGNOSTICO E PLANO DE AÇÃO
  1. Problema 1 - Absenteísmo

O absenteísmo pode ser definido como ausência ao trabalho, podendo ser considerado por vários motivos como doenças, acidentes de trabalho, licença maternidade ou por fatores sociais como feriados religiosos.

Encontramos a presença do absenteísmo na SUPERSOFT, podendo ser recorrente das diversas insatisfações citadas no dossiê de Leonora ou mesmo das condições familiares e sociais dos colaboradores, esse fator está prejudicando muito a empresa pois as faltas e atrasos cotidianos prejudicam o ambiente de trabalho, a produtividade e consequentemente o lucro da empresa.

Na empresa o trabalho de um colaborado muitas vezes depende da execução da sequência de outras ações, onde cada pessoa realiza uma parte do trabalho como um todo, então quando um colaborador falta os outros serão sobrecarregados ou não conseguirão realizar suas tarefas.

Portanto, analisamos cuidadosamente os pequenos atrasos, faltas ou saídas durante o expediente de trabalho, pois somadas num todo, conseguimos identificar um longo período de horas com desfalque de funcionário.

Solução

Através da análise das insatisfações dos colaboradores constantes no dossiê foi sugeridas algumas medidas solucionar o absenteísmo na SUPERSOFT.

Uma pesquisa de clima organizacional será aplicada e nos permitirá detectar se os funcionários tem algum problema de convivência e a partir dos resultados serão ministradas palestras e atividades, como dinâmicas, que facilitaram o trabalho em equipe. Essas atividades também visam melhorar a harmonia na empresa, tornando-a um ambiente mais agradável para estar. Com esse método esperamos reduzir os atrasos e as saídas longas durante o expediente.

Também será realizada uma campanha de conscientização sobre a importância do trabalho de cada colaborador dentro da empresa, o profissional tem que entender que as atividades que ele desenvolve são realmente importantes e tem valor para a empresa, isso irá gerar um estimulo para trabalhar novas competências técnicas e comportamentais.

  1. Problema 2 - Falta de T&D e incentivos

Logo no início da consultoria foi questionado com os donos e gestores da empresa se eles sabiam o que era T&D, os dois responderam que sim, mas que nunca foi usada na SUPERSOFT.

No dossiê consta apenas o funcionário Leonardo insatisfeito com a situação da falta de incentivo para crescimento intelectual dos colaboradores, mas todos os outros colaboradores também gostariam de receber algum tipo de treinamento ou subsidio para capacitação nas suas áreas de atuação.

Segundo o que sabemos, as empresas estão em constante mudança pois todos os dias surgem inovações no mercado, e o colaborador tem que seguir esse mesmo ritmo. Com os treinamentos que a SUPERSOFT irá oferecer aos colaboradores ela terá um aumento de produtividade e melhoria na qualidade dos serviços prestados e consequentemente a empresa ficara mais competitiva com o aperfeiçoamento dos seus colaboradores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)   pdf (364 Kb)   docx (165.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com