TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional

Por:   •  16/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  819 Palavras (4 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE SANTO ANDRÉ

Tecnologia em Gestão Financeira

Técnicas de Negociação e Comportamento Organizacional

 

Janete Aparecida Daniel Prieto - RA 2857128115

PROINTER_l

Professora Tutora EAD: Camila Menezes Costa

Santo André – 2015


1. Introdução

Compreende-se que fatores como globalização, necessidade de sobrevivência, desemprego crescente e outros fatores, levam as pessoas a se arriscarem em ter seus próprios negócios se tornando desta forma, empreendedores.

Porém não é só ter boas idéias, é preciso planejamento para colocar as idéias em prática. Uma importante ferramenta no planejamento é o Plano de Negócios, podendo com ele chegar a um acordo sobre medidas a serem tomadas e se comprometer a coloca las em prática.

2. Considerações Iniciais

O empreendedor é aquele que faz as coisas acontecerem, se antecipa aos fatos e tem uma visão futura da organização(José Dornelas, 2001).

2.1. Relatório sobre entrevistado:

                  A minha entrevistada é a Senhora Estela Satie Toledo, dona e sócia  da Empresa Lesell Comercial Importadora e Exportadora e Representações Ltda, uma empresa no ramo Odontológico, ela é formada em Administração de Empresas e vem de uma família de empreendedores, uma vez que seu pai era dono de uma empresa.

                 Senhora Estela acredita que o empreendedor deve ser uma pessoa pró ativa, otimista, sem medo de se arriscar, criativa, decidida e que queiram ver as pessoas ao seu redor crescerem. A ética também na concepção da entrevistada é de extrema importância, tanto que ela considera somente na prática e não na teoria.

                 Ela começou com recursos próprios, teve dificuldades mas sanou e continua em buscas de novas oportunidades . Acredita que contou com a sorte, pois admite que não teve um Plano de Negócios e nem um planejamento.

                Tem consciência de suas forças e fraqueza e procura administrar da melhor forma possível.    

2.2 Análise sobre a entrevista:

                Por muitas vezes notamos que algumas pessoas querem se tornar empreendedores para realização de um sonho, por independência financeira ou porque querem uma oportunidade de fazer as coisas do seu jeito, tendo muitas vezes a idéia errônea de que terá um retorno financeiro imediato em relação ao seu investimento.  

              Com embasamento na entrevista com a Senhora Estela, podemos dizer que o empreendimento é sempre uma incógnita, pois como ela mesma citou, não fez nenhum planejamento e nem um plano de negócio e, no entanto a sua empresa é bem sucedida. Uma raridade em um mundo tão competitivo no qual vivemos.

3. Empreendimento: (SWOT)

Strengths – Força

Weaknesses – Fraquezas

Opportunities – Oportunidades

Threats – Ameaças

             Análise SWOT se trata de uma ferramenta estrutural de administração que possui como principal finalidade avaliar os ambientes internos e externos, proporcionando desta forma estratégias de negócios.

              Ambiente interno: Se refere à própria organização e conta com as forças e fraquezas da empresa.

             Ambiente Externo: Refere-se a questões externas, ou seja, questões que estão fora do controle da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (82.5 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com