TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional

Por:   •  12/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.152 Palavras (9 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 9

Existem atualmente no Brasil cinco Códigos de Ética no Serviço Social, esses códigos passaram por varias mudanças históricas e sociais. A revisão do Código de Ética, feita em 1986, tinha por objetivo reafirmar os seus valores fundantes, a liberdade e a justiça social, articulando-se a partir de exigências democráticas e fazer com que os assistentes sociais se relacionassem de acordo com seus valores com diferentes instituições, preservando os direitos e deveres profissionais, a qualidade dos serviços e a responsabilidade diante do usuário. Em 1993 o código de ética do assistente social passou por uma norma reformulação surgindo o código atual.

Esse posicionamento em favor da equidade e justiça social assegura a universalidade de acesso aos bens e serviços relativos aos programas e políticas sociais, bem como sua gestão democrática. Defende também, a ampliação e consolidação da cidadania, qual é considerada tarefa primordial de toda a sociedade, com vista a garantir dos direitos civis, sociais e políticos das classes trabalhadoras.

Possui como um dos princípios fundamentais, o empenho na eliminação de todas as formas de preconceito, incentivando o respeito à diversidade, a participação de grupos socialmente descriminados e a discursão das diferenças.

O assistente social possui como dever a perseverança, diante de todos os problemas encontrados, não abandonando nenhum trabalho sem um motivo justo. A responsabilidade moral deve ser o alicerce em que se assentará o trabalho do assistente Social.

Tratando de poderes públicos, o assistente social tem o dever de contribuir - dentro dos princípios democráticos - para estimular o indivíduo, família, grupo ou comunidade a buscar por meios corretos seus direitos, mas contribuindo com os deveres como cidadão.

É esse assistente social também, que irá ajudar na elaboração de programas, tanto nacionais como também internacionais para atender as necessidades e melhorar as condições de vida dos indivíduos, respeitando a justiça em todas as suas formas. Lutando como fiel profissional, estabelecendo seus princípios éticos, e a Lei Penal deve está presente sempre em seu estabelecimento de trabalho, para qual no exercício de sua profissão ele possa aperfeiçoar seus conhecimentos e incentivar o progresso do seu ambiente de trabalho, usando também sua ética para com outros profissionais, quer seja de sua área ou de outras profissões, demonstrando assim o valor que cada um de nós temos, tanto como profissional ou como pessoa.

A Carta da Terra foi de essencial importância no que diz o papel do assistente social em relação ao meio ambiente, pois ela parte de princípios éticos, fundamentais, uma sociedade global justa, sustentável e pacífica, voltada para o bem estar de toda família humana, da grande comunidade da vida e das futuras gerações.

A sua importância se dá porque na sua teoria, está presente a preocupação pela vida sustentável e o desenvolvimento humano, que depende da preservação de uma biosfera saudável com todos seus sistemas ecológicos.

Possui como responsabilidade assegurar que as comunidades em todos os níveis garantam os direitos humanos e as liberdades fundamentais, proporcionando a cada pessoa a oportunidade de realizar seu pleno potencial, promover a justiça econômica e social, propiciando a todos a obtenção de uma condição de vida significativa e segura que seja ecologicamente responsável, em outras palavras, construir sociedades democráticas que sejam justas, participativas, sustentáveis e pacíficas.

O Assistente Social considerado de grande importância ao que diz respeito a responsabilidade socioambiental e as possições filosóficas, políticas e religiosa as daqueles a quem se destina sua atividade, prestando-lhe os serviços que lhe são devidos.

Ao Assistente Social é designado o cumprimento das contribuições para o bem comum, esforçando-se para que maior número de criaturas humanas dele se beneficie, e assumir que com o aumento da liberdade, os conhecimentos e do poder, vem da maior responsabilidade de promover o bem comum. `

Erradicar a pobreza como um imperativo ético, social e ambiental, faz parte dos pressupostos da Carta da Terra, visando promover o desenvolvimento humano de forma equitativa e sustentável, promovendo também a cada ser humano o direito a educação de recursos, para assim, assegurar uma condição de vida sustentável, proporcionando seguro social e segurança coletiva a todos sem distinção.

Um dos pré-requisitos para o desenvolvimento sustentável é a afirmação da igualdade e da equidade dos gêneros, assegurando o acesso universal à educação, assistência à saúde e as oportunidades econômicas, defendendo, sem discriminação, os direitos de todas as pessoas a um ambiente natural e social, tendo à capacidade de assegurar à dignidade humana com uma atenção especial direcionada a minoria.

De acordo com a democracia apontada pela Carta da Terra, é primordial proteger os direitos à liberdade de opinião, de expressão, de união pacífica, de associação de oposição, eliminando a discriminação de todas as formas, como as baseadas na raça, gêneros, religião, entre outras, e possui como objetivo também de fortalecer as instituições democráticas em todos os níveis de forma clara e bem acessível.

Para uma sociedade, fora da anomalia instituída, se torne diretamente composta por verdadeiros cidadãos, será preciso estimular e apoiar o entendimento mútuo, à solidariedade e a cooperação entre todas as pessoas, dentre as nações, tratando todos os seres vivos com respeito e consideração.

A Carta da Terra, nos trás um desafio, para que examinemos os nossoa valores e, que possamos escolher um caminho melhor nesse momento em que grandes mudanças estão acontecendo dentro da sociedade no que diz respeito à cultura. Cabe-nos acolhermos uma nova visão ética.

No contexto social do século XXI, a postura do assistente social diante de uma ecologia sustentável tem que reconhecer que todos os seres são independentes e cada forma de vida tem seu valor, independente do potencial intelectual, artístico , ético e espiritual. Usando assim os recursos naturais, prevenindo o meio ambiente e protegendo os direitos das pessoas, promovendo assim o bem comum. Fazendo assim que as gerações presentes sejam ecologicamente responsáveis, mostrando que através dos nossos cuidados com a natureza iremos construir valores, tradições e instituições que irão embelezar a terra em longo prazo para uma geração futura.

Sendo assim, o Assistente Social, deve adotar em todos os níveis, planos e regulamentações de desenvolvimento sustentável para reabilitação ambiental, protegendo reservas naturais, promovendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (53.9 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com