TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional

Por:   •  18/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  3.060 Palavras (13 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL – UNIDERP

3ª Semestre

TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

RELATÓRIO FINAL

Gestão de Pessoas

Relações Sindicais e Negociações Trabalhistas

Saúde e Segurança do Trabalho

Técnicas de Administração de Pessoal

Técnicas de Recrutamento e Seleção

SÃO PAULO/SP

2015.1

Nomes dos alunos e RAs.:

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

RELATÓRIO PARCIAL

PROINTER – Projeto Interdisciplinar apresentado ao Curso Superior Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP, como requisito para a avaliação das disciplinas: “Gestão de Pessoas, Relações Sindicais e Negociações Trabalhistas, Saúde e Segurança do Trabalho, Técnicas de Administração de Pessoal e Técnicas de Recrutamento e Seleção”, para a obtenção e atribuição de nota da atividade avaliativa.

Tutora presencial: (nome da professora)

ARAÇATUBA/SP

2015.1

SUMÁRIO

RESUMO        4

INTRODUÇÃO        5

NECESSIDADES PRIMÁRIAS A SEREM TRABALHADAS        6

CRONOGRAMA        11

POLÍTICA DE ADMISSÃO         12

POLÍTICA DE DEMISSÃO        12

POLÍTICA DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO        13

PLANO DE RECOMPENSAS E BENEFÍCIOS        13

POLÍTICAS DE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO        14

REFERÊNCIAS        16

ANEXOS        17

        

RESUMO

As empresas estão buscando cada vez mais novas estratégias a competitividade e se manter no mercado. Isso tem exigido adoção de ações muito importantes para o desenvolvimento da empresa de modo a preservar as garantias dos trabalhadores, proporcionando-lhes melhor qualidade de vida laboral.

O principal ponto é a implantação do Departamento de Recursos Humanos que é fundamental para o crescimento da empresa. Esse setor vai desenvolver diversas atividades importantes, como por exemplo: conceitos, objetivos, valores e condutas, políticas de RH, estruturar o plano de cargos (descrevendo cargos, funções, perfil, qualificações e competências), definir as políticas de recompensa: plano de carreira, benefícios, reconhecimento e recompensa, visando aumentar a motivação e busca por resultados e entre outras ações, definir as necessidades de treinamentos e planos de desenvolvimentos dos funcionários

A administração de recursos humanos consiste no planejamento, na organização, no desenvolvimento, na coordenação e no controle de técnicas capazes de promover o desempenho eficiente do pessoal, ao mesmo tempo em que a organização representa o meio que permite as pessoas que com ela colaboram alcançar os objetivos individuais relacionados direta ou indiretamente com o trabalho.

Verifica-se a forma como as habilidades e as competências podem ser desenvolvidas, de modo que a organização venha obter resultados capazes de conduzi-la a seus objetivos estratégicos. O intuito é o de gerar mudanças, riquezas e agregar valores.). O objetivo geral é desenvolver e implantar um programa de treinamento e desenvolvimento de pessoas com base na reestruturação do RH para os funcionários do STAR visando o aprimoramento e a qualificação das pessoas, bem como o alcance de melhores resultados em relação à produtividade e atendimento ao cliente e melhora na qualidade de vida de seus colaboradores.

Nas concepções modernas, o setor de Recursos Humanos deixa de ter um simples papel para se tornar o principal elemento da empresa, onde o líder preocupa-se mais com o bem-estar e satisfação de seus comandados, como metas para obtenção de bons resultados financeiros na organização, mesmo que a longo prazo.

INTRODUÇÃO

A STAR CALÇADOS LTDA. é uma indústria do setor calçadista que iniciou suas atividades em setembro de 2000, na cidade de Birigui, interior paulista. Fundada pela senhora Maria Aparecida da Silva, a fábrica produzia 20 pares de sapatos por dia e contava com área de 70 m2. Atualmente, a Star Calçados tem a capacidade de produzir 3.000 pares de calçados por dia, numa área de 5.000 m2.

Nos últimos anos a empresa foi se desenvolvendo, consequentemente aumentou a demanda de produção e a Star Calçados passou a atingir um alto grau de criatividade, qualidade e acabamento em seus produtos, precisando, cada vez mais, contratar profissionais especializados para a sua produção.

Diante do sucessivo aumento de produção, a Star Calçados teve de ampliar o seu quadro de funcionários, o que, nos últimos cincos anos passou a ser uma necessidade constante nesta empresa.

Na atualidade, a empresa conta com o Departamento Pessoal, que é responsável pela parte burocrática na relação da empresa com o funcionário. Mas, nos últimos anos, de acordo com o aumento das contratações, sendo que muitas delas tiveram que ser especializadas, a empresa identificou que surgiram novas demandas, principalmente sobre comportamento organizacional, o que evidenciou a necessidade da implantação de um departamento de Recursos Humanos.

A implantação do setor de Recursos Humanos irá possibilitar a empresa cuidar melhor de seus funcionários, pois tem como funções essenciais a de pesquisar e melhorar o clima organizacional, pois este setor auxilia na identificação das principais necessidades internas (diagnóstico), implantas as ações conforme o que foi diagnosticado, atua de modo estratégico apoiando o desenvolvimento humano e a estruturação organizacional na empresa, prestando serviço personalizado diante das demandas que forem surgindo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.7 Kb)   pdf (330.3 Kb)   docx (226 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com