TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional

Por:   •  26/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  3.945 Palavras (16 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 16

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

TECNOLOGIA EM LOGÍSTCA

DESAFIO PROFISSIONAL

DISCIPLINAS:

Administração de Materiais
Operação de Terminais e Armazém

Tutor(a):

BRASÍLIA - DF

2015


SUMÁRIO

  1. Introdução ----------------------------------------------------------------------------------------------
  2. Desenvolvimento --------------------------------------------------------------------------------------

2.1 Estrutura Organizacional ------------------------------------------------------------------------

  1. Plano de capacitação e desenvolvimento para “Diretores e Gerentes”---------------------
  2. Programa de capacitação/desenvolvimento e motivação para o pessoal operacional----
  1. Considerações Finais---------------------------------------------------------------------------------
  2. Referências Bibliográficas---------------------------------------------------------------------------

1.        Introdução

Tinteiros do Brasil S/A, maior fabricante e distribuidor de tintas do mundo, e está passando por um momento de transição de alguns de seus principais líderes e apresenta problemas nos processos de armazenagem, endereçamentos, picking e separação dos produtos e transportes, que foram evidenciados em outros contratos, motivos estes que levou a empresa a contratar um consultor logístico para analisar estes problemas.

  • Armazenagem: os produtos estão armazenados sem nenhum tipo de regra, ou seja, todos os produtos encontram-se misturados, dificultando assim a localização dos produtos.
  • Endereçamento: as regras de endereçamento não estão claras e nem todos os colaboradores conseguem em um tempo adequado localizar os produtos e finalizar o picking.
  • Picking e Separação dos Produtos:  os produtos por estarem armazenados de forma incorreta dificulta o picking e desta forma comprometem a adequada separação dos pedidos causando assim muitas avarias e descartes de produtos.  Estes descartes e avarias comprometem a qualidade dos produtos e geram custos extras e re-trabalhos.

Diante do exposto acima a Fronteira S/A, empresa de Logística no ramo de transportes Internacionais e Operações de Armazenagem em Protos Náuticos e Secos foi contratada pela empresa Tinteiros do Brasil S/A, para cuidar desses problemas operacionais, e caso a Tinteiros S/A fosse prejudicada por esse problemas com seus consumidores no qual ela preza tanto, rescindiria o contrato imediatamente caso isso ocorresse. A Fronteira S/A se comprometeu a apresentar relatórios semanais a fim de que a empresa contratante acompanhasse todos os resultados dos processos realizados.

O objetivo desse trabalho é elaborar uma proposta de melhoria de desempenho dos processos log´sticos da empresa Tinteiros do Brasil S/A para atender as necessidades dos tomadores de serviço.


2.        Desenvolvimento

A Hoterdam é uma empresa cheia de vícios e manias que é herdado a cada funcionário que se é contratado ou que recebe uma promoção, e o grande objetivo é transformar este estabelecimento em um ambiente profissional, em que todos sejam verdadeiros profissionais capazes de lidar com situações corriqueiras, de forma que isto aumente os lucros, iremos trabalhar de forma que a estrutura atual seja adequada para o ramo que se atua. Investna especialização dos funcionários para que haja mais comprometimento com as funções gerenciais como: planejamento, organização, e controle.

A nossa grande função para resolução deste tipo de problema é ter uma atuação de Administradores (as) de Empresas, cuidando do planejamento, da organização (estruturação), da direção e do controle de todas as atividades diferenciadas pela divisão de trabalho que ocorram dentro de uma organização. Sem a administração, as organizações não teriam condições de existir e prosperar.

Segundo Chiavenato (2007 p.3) "A Administração é o veículo pelo qual as organizações são alinhadas e conduzidas para alcançar excelência em suas ações e operações para chegar ao êxito no alcance de resultados." A Administração significa então um processo para a tomada de decisões que devem resultar em ações que promovam a melhoria nas empresas. Ainda segundo Chiavenato (2009), a tarefa da Administração é planejamento, organização, direção e controle dos esforços realizados em todas as áreas e níveis da organização, a fim de alcançar tais objetivos e garantir a competitividade em um mundo de negócios altamente complexo, competitivo e imprevisível.

2.1        Estrutura Organizacional

Partindo do conceito de Administração apresentado por Chiavenato, temos então um ponto de partida para nortear a nova estrutura organizacional da empresa que deve seguir o fluxo do processo administrativo que é:

Planejamento: Processo em que são determinados e traçados os objetivos da empresa.

Organização: É como os recursos são dispostos de forma a possibilitar a execução do planejamento. Está relacionada com a estrutura organizacional, ou seja, de que forma o trabalho será feito, quem fará o que, verificar quais recursos serão necessários.

Direção: Refere-se ao processo de Gestão de Pessoas, de conduzir com liderança, boa comunicação e incentivo, reconhecendo e recompensando os colaboradores com o objetivo de envolve-los nos objetivos da empresa.

Controle: Processo que avalia os resultados obtidos através da realização dos objetivos, a partir da definição de um padrão de desempenho, monitoramento e ação. Analisando as necessidades e pontos a serem melhorados dentro das organizações.  

Existem três tipos de planejamento: Planejamento Estratégico, Planejamento Tático e Planejamento Operacional. O Planejamento Estratégico é a médio e longo prazo, afetam a empresa por longos períodos. O Planejamento Tático visa dar condições para que se organize e dirija a empresa e seus departamentos, buscando objetivos a curto prazo. Planejamento Operacional e do que fazer e como fazer a execução das tarefas na pratica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.3 Kb)   pdf (318.2 Kb)   docx (100.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com