TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional Catlog

Por:   •  29/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.360 Palavras (10 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

UNIVERSIDADE UNIDERP

Curso de Tecnologia em Gestão de recursos humanos

POLO: PITÁGORAS - GOIÂNIA

ACADÊMICO: NAHIME BARROS NACAXE - RA: 7788817987

TUTOR A DISTÂNCIA: DIEGO VAZ

DESAFIO PROFISSIONAL

GOIÂNIA/GOIÁS

MAIO/2018


ACADÊMICO: NAHIME BARROS NACAXE – RA: 7788817987

TUTOR A DISTÂNCIA: DIEGO VAZ

DESAFIO PROFISSIONAL

Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em                Gestão de recursos humanos do Centro de Educação a Distância - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito parcial para obtenção de nota nas disciplinas de Gestão de Pessoas, Técnica de Administração de Pessoal, Recrutamento e Seleção, Saúde e Segurança do Trabalho, Relações Sindicais e Negociações Trabalhistas.

GOIÂNIA/GOIÁS

MAIO/2018

RESUMO

Entre os diversos departamentos de operação de uma empresa, temos o departamento de Recursos Humanos, onde neste cenário destacamos a importância deste setor. O presente trabalho tem por objetivo mostrar claramente todos os pontos referentes a um projeto direcionado à reestruturação do setor de recursos humanos em uma empresa privada e assim demonstrando sua aplicabilidade. Trata-se de uma empresa de transportes chamada Catlog Ltda. que atua neste mercado há mais de 13 anos, sempre com um bom desempenho, porém nos últimos anos, ocorreram algumas transformações no mercado que o fizeram repensar a possibilidade de melhorias na empresa com o intuito de reconquistar o espaço que perdeu no mercado. Este projeto tende a detalhar cada procedimento que envolve a reestruturação desse setor, onde foram identificados através da avaliação de informações realizada com o diretor da empresa Sr. Everson e com os colaboradores e nos documentos da empresa, pontos de melhoria para o desempenho da organização, demonstrando; pontos a serem melhorados em aplicação de treinamentos, mudanças com relação a política de cargos e salários da empresa, como a implantação do mesmo adotando procedimentos que estimulam o colaborador, implantação do plano de carreira, remuneração estratégica e a implantação do projeto de educação corporativa.

 PALAVRAS-CHAVE: Recursos humanos. Reestruturação. Melhorias.


  1. SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        4

2        PASSO 1        5

3        PASSO 2        6

4        PASSO 3        8

5        PASSO 4        11

6        CONSIDERAÇÕES FINAIS        11

REFERÊNCIAS        12


  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como meta reconhecer falhas dentro da empresa Catlog Ltda., apresentar soluções e sugerir mudanças. A compreensão das necessidades e objetivos da organização é essencial para criar um mecanismo de melhoramento nas técnicas e procedimentos dentro da própria organização, aperfeiçoar processos, reestruturar departamentos, criar condições adequadas no desenvolver de cada atividade. Foi feita uma investigação detalhada das falhas, necessidades e recursos existentes, para que possa ser inserida as mudanças necessárias. Esta análise não se trata de uma fórmula pronta, trata-se de um constante aperfeiçoamento por parte de todos os envolvidos neste processo.

E por isso, neste trabalho irei ajudar o diretor da Catlog, o Sr. Everson a reestruturar sua empresa que no decorrer de 13 anos não se atualizou ao mercado de trabalho e precisa urgentemente se adequar a uma nova visão empresarial.


  1. PASSO 1

Diagnóstico

Embora Everson possua vasta experiência quando o assunto é transportes e esteja no ramo há mais de 13 anos, sempre com um bom desempenho, nos últimos anos vem enfrentando problemas quanto aos seus funcionários, o que acarreta na queda da qualidade de seu serviço e na perda de clientes. Por esse motivo, o Sr. Everson procurou a empresa de Recursos Humanos para que seja auxiliado nessa questão e sua empresa volte a crescer economicamente e se reafirmar no mercado de negócios. Por tanto é necessário o entendimento, por parte de seus líderes, das pessoas inseridas na organização. Ao analisarmos a Catlog Ltda, pudemos identificar alguns problemas, que são:

  1. Gestão de Pessoas - Pouco comprometimento, baixa qualidade dos serviços prestados, desmotivação, conflitos, a capacitação dos colaboradores tem sido limitada ao cargo ocupado sem maior integração com a equipe de trabalho. Isso pode ter gerado as solicitações de desligamento, absenteísmos e níveis elevados de estresse;
  2. Técnicas de Administração de Pessoal - Irregularidade quanto ao arquivamento de documentos, falta de informações claras quanto a folha de pagamento, falta de estrutura ou a falta do setor de RH e falta de acompanhamento jurídico, podem ter gerado a insatisfação e desmotivação por parte de seus colaboradores;
  3. Recrutamento e Seleção - Alta rotatividade de funcionários, ausência de treinamento para novos e antigos colaboradores, negligência no aspecto da personalidade e formação social do candidato, pode ter ocasionado a contratação e permanência de colaboradores não comprometidos e sem entendimento dos processos e funcionamento da empresa;
  4. Saúde e Segurança do Trabalho - Constatou-se o desconhecimento das normas relativas a Saúde e Segurança por parte dos gestores e da equipe operacional, ausência dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para o manuseio de substâncias químicas, nocivas à saúde do colaborador, ambiente inadequado ao trabalho;
  5. Relações Sindicais e Negociações Trabalhistas - Salário incompatível às atividades desenvolvidas pelo colaborador, ausência de uma relação entre a empresa e o sindicato da categoria e falhas na comunicação para negociações trabalhistas.


  1. PASSO 2

Para que possa ser feito um bom plano de ação e executá-lo, será necessário reorganizar alguns setores da empresa, como o departamento Jurídico e de Recursos Humanos. Remodelar a Administração de Pessoal e a área de Segurança do Trabalho.

O jurídico é um dos departamentos com maior permeabilidade dentro da empresa, já que faz interface com diversas áreas, desde compras e vendas até marketing e finanças. Porém, em muitas empresas, o departamento jurídico fica isolado dos negócios e esse é um grande erro. Ao contrário do que alguns pensam, o departamento não deve ser encarado como uma área reativa, acionada apenas quando ações judiciais e outros processos são movidos, mas sim como uma área proativa que evita esse tipo de ocorrência e auxilia a empresa a manter a organização e conformidade. Por isso, devem cuidar de uma série de questões que podem parecer alheias à área jurídica, mas que, na realidade, possui muita ligação, tais como gestão de contratos com clientes e fornecedores e gestão de certificações na área de atuação (tipo ISO), integrar-se a gestão comercial da empresa na realização de parcerias e convênios, antecipar os resultados evitando imprevistos e contratempos,.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)   pdf (177.1 Kb)   docx (21.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com