TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional - Humanização e atendimento hospitalar

Por:   •  14/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.451 Palavras (6 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 6

DESAFIO PROFISSIONAL 2º Semestre – 1º BIMESTRE

SÃO PAULO / SP 2015

SUMÁRIO

Introdução………………………………………………………………….…………...4

Melhorias na qualidade do atendimento…………………………..……………….5

Instituição de Grupo de Trabalho de Humanização…...…………………….……5

Aperfeiçoamento Profissional...………………………………….……………….....7

Melhoria nas condições de trabalho dos profissionais……………….…...……...8

Considerações finais………………………………………………………….……….9

Referências…………………………………………………………………..……....9

INTRODUÇÃO

Atualmente, a população vem se deparando com situações adversas a respeito de atendimento hospitalar, e muitas tem sido as reclamações, por parte da população, pelo descaso, pela indiferença dos problemas, grosserias e maus tratos por parte dos profissionais da área da saúde.

Tais situações vem ocorrendo no Hospital Alpha, desencadeando insatisfação por parte dos pacientes e de seus familiares (clientes externos).

Após análise detalhada, foram identificados problemas nas relações humanas entre os profissionais, e os pacientes, e seus respectivos familiares, onde os mesmos focam suas atenções nos diagnósticos e nos respectivos procedimentos terapêuticos, desconsiderando o relacionamento com o meio físico e a interação com o ser humano,

É necessário para a qualidade da assistência, que seja implantada a Humanização, a fim de buscar a interação entre a equipe e melhorar o relacionamento com os pacientes.

O Programa Nacional de Humanização do Atendimento Hospitalar (PNHAH), criado em 2003, visa melhorar a qualidade do atendimento hospitalar, através de ações que dão ênfase à melhora da assistência, focando principalmente as relações entre usuários e profissionais da área da saúde.

A PNH entende humanização como a valorização dos diferentes sujeitos - usuários, trabalhadores e gestores - implicados no processo de produção de saúde. Valorizar os sujeitos é oportunizar uma maior autonomia, a ampliação da sua capacidade de transformar a realidade em que vivem, através da responsabilidade compartilhada, da criação de vínculos solidários, da participação coletiva nos processos de gestão e de produção de saúde.

“(- Fonte: //www.redehumanizasus.net/4-a-rede-humaniza-sus)”

Humanizar responde pela convivialidade, pela solidariedade, irmandade, pelo amor e pelo respeito. Logo, segundo Waldow (2010), humanizar corresponde a cuidado.

O cuidado com o cliente, (paciente) também envolve o ambiente que o cerca, auxiliando no processo de recuperação, proporcionando um ambiente seguro, confortável, agradável, enquanto se executam as ações inerentes ao seu cuidado; envolvendo acolhimento, alimentação, com a finalidade de aliviar o sofrimento humano, mantendo sua dignidade e facilitando os processos técnicos de cuidado (procedimentos).

MELHORIAS NA QUALIDADE DO ATENDIMENTO

Visando melhorar a qualidade do atendimento prestado ao cliente, gerando uma melhoria na recuperação e satisfação do paciente, aumentando a eficácia das ações de saúde, promovendo uma melhoria como um todo, torna-se de suma importância a implantação de um Projeto de Humanização do Atendimento Hospitalar - PNHAH.

Tendo como base a humanização ligada ao respeito, à competência profissional, a cordialidade, tratando o paciente como “ser humano”, e não apenas um corpo a ser cuidado.

• Instituição de Grupo de Trabalho de Humanização

1. Serão constituídas por profissionais com reconhecida experiência em análise e supervisão socioinstitucional (relativo a instituições que trabalham para a melhoria das condições de vida em sociedade), detentores de notório saber em sua área de atuação, a serem indicados e coordenados pelo Comitê Técnico de Humanização. Têm como objetivo, conduzir um papel permanente na mudança da cultura de atendimento à saúde, promovendo o respeito à dignidade humana, dando as pessoas um atendimento digno, de forma humanizada.

2. Formar uma equipe multidisciplinar (psicólogo, assistente social equipe

médica e enfermagem) para acolher, cuidar e orientar os familiares de uma forma humanizada;

O Acolhimento é uma das diretrizes do PNH, visa melhorar a qualidade do atendimento prestado, aumentar a eficácia das nossas ações de saúde e propiciar relações interpessoais mais respeitosas. É um valor a ser construído e exercitado diariamente por todos os profissionais, tanto da assistência quanto da gestão. “- Fonte: HumanizaSUS (2008)”.

3) Implantação de Serviços ao Cidadão, como o “Conte Comigo” e “Ouvidoria”, priorizando um atendimento humano direto aos clientes, como:

• Informações ao público: minimizar as dificuldades do cidadão em se localizar dentro do complexo hospitalar;

• Atendimento ao cidadão atender ao cidadão quando em dificuldades dentro do hospital, buscando solucionar seu problema no tocante aos serviços que demanda, agindo como facilitador, como, portadores de necessidades especiais, cadeirantes, idosos ;

• Ouvir e orientar o cidadão: ouvi e orientar, quando em situação de dificuldades com respeito à sua própria saúde ou de um familiar, buscando apoiá-lo;

• Ouvidoria: A Ouvidoria representa a última instância do atendimento ao cidadão. Onde são tratadas situações que representam problemas potenciais e ou reais, com maior nível de complexidade e que podem chegar a configurar, se não resolvidos, conflitos com o cidadão e, por isso mesmo, prejudicar a imagem do Hospital.

• Capacitação dos facilitadores, monitores e equipe de mobilização

“Fonte

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (56.9 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com